PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Médico cria ONG e constrói biblioteca para 200 crianças em Vila Velha

Local serve alimentação e oferece, agora, estrutura de estudos e oficinas de graça a jovens e adolescentes da região de Terra Vermelha

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Instagram @fome.de.leitura

O médico Diego Dalcamini Cabral já fez cerca de seis missões na Faixa de Gaza, no Oriente Médio, e em vários países da África. Se inspirou em um ex-executivo de uma multinacional que montou mais de 3 mil bibliotecas na Ásia e decidiu começar a empreitada de ajudar quem precisa com um espaço colaborativo em Terra Vermelha, em Vila Velha. Recém-inaugurado, o local consegue atender 200 crianças que moram na região.

O espaço conta com distribuição de alimentos, que já acontecia, e agora ganhou ambiente de leitura e estudos. O doutor ainda vai implantar centro de pintura, música e expandir o atendimento a mais jovens e adolescentes.

LEIA TAMBÉM: Saiba quem é o arquiteto influencer que faz sucesso na Casa Cor ES

“Uma moradora da região já ajudou com ideias, um outro morador, que já faz ações lá há 30 anos, me ajudou com o desenvolvimento do centro de estudos com a biblioteca e agora criamos a ONG, mesmo, que é o Instituto Fome de Leitura”, adianta, em entrevista à Coluna Pedro Permuy.

E continua: “Cheguei lá (na atual biblioteca) e tinha um espaço vazio, mas totalmente sem estrutura interna. Chovia dentro, para ter ideia. Aí refizemos o local, construímos uma laje, colocamos telhado e estou finalizando uma parte elétrica. A marcenaria também está totalmente pronta e só esperando para ser instalada. Todos os ambientes, agora, também receberão uma pintura artística e alguns outros móveis fora os embutidos”.

LEIA TAMBÉM: Capixaba de 16 anos é eleito mais bonito do Brasil e vai à Turquia

Ao todo, o médico já investiu cerca de R$ 50 mil com as reformas e melhorias.

“Tenho nota de entrada e saída de tudo para mostrar que estamos com um trabalho sério e importante. E o que buscamos agora é ajuda financeira mesmo. Ou quem quiser também pode ajudar com trabalho, mão de obra, serviço, comida, materiais… Que são coisas que sempre vão precisar também”, avalia.

LEIA TAMBÉM: Filha revela que Roberto Cabrini investigava namorados

A nova biblioteca, que fica em Normília da Cunha, em Terra Vermelha, já atende cerca de 200 crianças, que já contavam com apoio para doação de alimentos e agora têm essa outra estrutura de educação. “As crianças jantam, almoçam, têm toda uma programação”, diz.

E finaliza: “É muito gratificante. Quando fica pronto, a gente vê que gerações vão passar por lá e vão ficar com esse legado”. 

Pontos moeda