PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

"Cuida bem do meu palácio, viu?": aos 94, Hilda Cabas passa chefia do Cerimonial do governo do ES; vídeo

Após 25 anos no cargo, mais tradicional cerimonialista do Espírito Santou passou o bastão à sucessora, Stella Miranda, em solenidade emocionante para convidados no Palácio Anchieta. Sala de despacho da ex-servidora, agora, se chama Sala Hilda Cabas

Pedro Permuy

Foto: Hélio Filho/Secom/Pedro Permuy

Como a Coluna Pedro Permuy, que não dorme no ponto, publicou em primeira mão nesta terça-feira (29), Stella Miranda é a nova chefe do Cerimonial do governo do Espírito Santo depois de dona Hilda Cabas pedir exoneração do cargo aos 94 anos de idade - tendo sido 25 deles dedicados ao posto no Executivo capixaba. 

Se recuperando de infecção pela Covid-19 (passando bem), a mais tradicional e icônica cerimonialista do Estado participou de solenidade e foi homenageada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e a primeira-dama, dona Virgínia Casagrande, na noite desta quarta (30) no Palácio Anchieta. 

Foto: Pedro Permuy
Solenidade deixou os salões do segundo andar do Palácio Anchieta serpetinados por família e convidados de dona Hilda, do governador e de Stella Miranda, no Centro da Capital

Em happening para convidados, do qual este colunista participou, dona Hilda passou oficialmente o bastão para a nova ocupante de sua sala de despacho, que também fica na edificação histórica que abriga o governo, no Centro de Vitória. "Cuida bem do meu palácio, viu? Cuida direitinho", brincou a cerimonialista ao se dirigir a Stella, que segurava um presente que Casagrande encomendou especialmente para a ex-servidora. 

"Ela vai ter que ir até os 94 também, né, dona Hilda?", ainda brincou o governador, durante a chamada de vídeo com a cerimonialista, se referindo a Stella. 

LEIA TAMBÉM: Festão no ES terá supercâmera da Copa, ex-Barão Vermelho e apresentadora da Record

Dona Hilda ganhou uma réplica do Palácio Anchieta com sua própria assinatura - Hilda Cabas Vieira - em obra feita por Ana Paula Castro. Além disso, a sala de onde a cerimonialista despachava e que a servia dentro do prédio do governo, agora, se chamará Sala Hilda Cabas. 

LEIA TAMBÉM: Americo Buaiz Neto é novo vice-presidente da Rede Vitória; quem é quem na empresa

"A minha gratidão pelo seu carinho, pela sua atenção de sempre, governador. Eu amo esse palácio e o governador está ligado diretamente a ele. Estou muito feliz, muito emocionada", agradeceu dona Hilda, após exibição de vídeo narrado pelo próprio Casagrande. 

LEIA TAMBÉM: Trabalhou até no Itamaraty! Stella Miranda assume Cerimonial do governo do ES após Hilda Cabas

Foto: Pedro Permuy
Dona Hilda participou do evento por chamada de vídeo com o governador, a primeira-dama (à dir.) e Stella Miranda (de preto, à esq.)

E continuou: "Eu quero tudo de bom para o senhor, para dona Virgínia, seus filhos e sua administração. Que continue sendo esse homem reto, sem vaidades, como tem sido. Um exemplo para os que começam. Que Deus abençoe o senhor, sua família e o nosso Estado". 

LEIA TAMBÉM: Marcus Buaiz é solteiro mais cobiçado do Brasil, diz pesquisa

Foto: Pedro Permuy
Maria Virgínia Casagrande, Renato Casagrande, Ana Paula Castro e o neto de dona Hilda Cabas, Rodolpho Cabas: noite de homenagem nos salões do Palácio Anchieta

O CERIMONIAL FORTE DE HILDA CABAS

De 1983 para cá, com intervalos de tempo entre um mandato e outro, Hilda dedicou 25 anos de sua carreira à chefia do Cerimonial do governo do Espírito Santo. 

No último período, assumiu em 2 de janeiro de 2019 o cargo comissionado, selando seu retorno ao palácio depois de cinco anos fora (antes, saiu em 2014). Pelo Portal da Transparência, não há quaisquer ausências (faltas) tampouco licenças (afastamento) sequer registradas. A dedicação, enquanto nomeada à cadeira, foi total. 

LEIA TAMBÉM: Vídeo: Vera Fischer rasga elogios a Richarlison por atitude: "Lindo"

"Em toda foto ela aparecia atrás, vendo, observando, tomando conta. O palácio é dela, mesmo. E é por isso que a sala onde ela despachava, agora, é Sala Hilda Cabas, que a eternizará dentro da história do Palácio Anchieta", celebrou Casagrande, reiterando a homenagem, ainda nesta noite (30). 

LEIA TAMBÉM: Maria Rita fará show de Natal de graça com Nany People em Vitória

Foto: Hélio Filho/Secom
Renato Casagrande e dona Hilda Cabas: foto recente marca fim do mandato da cerimonialista no Palácio Anchieta
Foto: Hélio Filho/Secom
Dona Hilda Cabas foi chefe do Cerimonial do Executivo estadual capixaba por mais de duas décadas
Pedro Permuy
Pedro Permuy
Pedro Permuy
Pedro Permuy
Pedro Permuy




Pontos moeda