Entretenimento e Cultura

Nutricionista explica como preparar uma ceia sem sair da dieta. Veja as dicas!

Mas para não sair da dieta e nem estragar o projeto verão de muitos capixabas, a nutricionista Bianca Passos explica que é possível preparar ceias mais leve

Outra tradição na mesa dos brasileiros é o peru de Natal Foto: Divulgação

Final de ano é a época oficial de sair da dieta e enfiar o pé na jaca com as inúmeras delícias gastronômicas. Peru, farofa, panetone e rabanada são algumas das receitas típicas que muitos brasileiros não abrem mão.

Mas para não sair da dieta e nem estragar o projeto verão de muitos capixabas, a nutricionista Bianca Passos explica que é possível preparar ceias mais leves, com menos gorduras e açúcares.

A dica é apostar em hortaliças, frutas, cereais integrais e condimentos naturais, capazes de proporcionar pratos saudáveis e com mais cores e sabores.

Além disso, as oleaginosas como avelã, nozes e pistache estão em alta neste período. Mas a especialista alerta que é preciso consumir com muita cautela.

“Mix de oleaginosas, ricas em gorduras insaturadas, como amendoim (sem casca), amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju, castanha do Brasil e pistache, com frutas secas, como uvas-passa e damascos, também são opções muito saborosas, que agradarão a família e seus convidados. Porém, vale lembrar que são ricas em calorias! Mas costumo dizer que são o lado bom das comidinhas de Natal”, explica.

Outra tradição na mesa dos brasileiros é o peru de Natal. Segundo a nutricionista, a carne é uma ótima pedida porque tem pouca gordura, assim como frango e tender magro. 

“O chester, frango e tender magro são boas opções, pois são carnes magras e leves. Quem quiser variar pode apostar em peixes como o bacalhau ou o robalo. Se dessalgado da maneira correta, com dois dias de antecedência, o bacalhau não é problema nem mesmo para quem tem hipertensão. Já a carne de porco, no entanto, deve ser evitada devido ao alto teor de gordura. Entre todas as opções de carnes existentes para as comemorações de fim de ano, é melhor dar preferência às assadas e grelhadas. Se possível, retirar a pele, rica em gordura e calorias”, pontua.

Outra questão que pode estragar a dieta são as bebidas. De acordo com Bianca, a dica é apostar em água com gás aromatizada e sucos integrais, como de uva e frutas vermelhas.

“A bebida pode ser super saudável. Prepare um ponche de frutas sem álcool para acompanhar os petiscos ou água com gás aromatizada com raminhos de alecrim, hortelã e morangos frescos. Além de um visual lindo na mesa, dão um sabor especial à água. Substitua os refrigerantes por sucos de uva integral ou de frutas vermelhas, que estão relacionados à redução do colesterol, à proteção contra o câncer e à prevenção do envelhecimento precoce”.

Para não fugir da dieta, confira as dicas da especialista:

 Substitua o arroz tradicional pela versão integral ou sete grãos. Essas variações têm grande valor nutritivo e pouco calórico.

 Para deixar a farofa leve, prefira azeite na hora do preparo no lugar da manteiga ou margarina. Misture legumes picados como pimentão, azeitonas, cenoura, cebola e salsinha no lugar de linguiça e bacon. 

 E se você não abre mão de panetone ou rabanada, tente preparar as duas em casa ou comprar de alguém que faça artesanalmente, garantindo menos açúcar, gordura e conservantes. Decore com frutas secas e frescas.

 Para evitar a famosa sensação de “comi demais” no estômago pós-ceia, coma uma fruta cítrica ou aposte em chá verde, de capim limão ou erva cidreira, que têm propriedades digestivas. 

Pontos moeda