PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Galpões do IBC, em Vitória, têm eventos confirmados a partir deste mês

Cidade da Inovação, como agora é chamado complexo de mais de 20 mil metros quadrados, é fruto de parceria do Ifes com Secult-ES e funcionará como aceleradora da economia criativa

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Conab

Os antigos Galpões do IBC, em Jardim da Penha, em Vitória, vão passar a sediar eventos da inovação e economia criativa a partir do próximo dia 17 de dezembro. 

O local - agora chamado de Cidade da Inovação - começa a operar como um ambiente de aceleração de atividades culturais e tecnológicas por fruto de parceria do Ifes, atual detentor do uso do imóvel, e Secretaria de Estado da Cultura (Secult). 

O primeiro evento já confirmado é o Encontro das Pretas nos dias 17, 18 e 19 de dezembro deste ano. "O encontro terá dois palcos, uma feira toda organizada... Um projeto bem grande", adianta o titular da Secult, Fabrício Noronha, com exclusividade à Coluna Pedro Permuy

LEIA TAMBÉM: Mais buscada no Google, Karol Conká tem show confirmado em Vitória

Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2022 o espaço que fica em uma área de 23 mil metros quadrados vai abrigar a Festa da Criatividade, um tipo de seminário de economia criativa. 

LEIA TAMBÉM: Perdida em Jardim da Penha! Atriz faz vídeo de "drama" e viraliza

"Os antigos galpões não foram reformados, mas como eram minimamente usados, acabaram recebendo manutenção e estão aptos para sediarem esses eventos. O que a gente pensa para lá, que está sendo discutido de forma coletiva, é fomentar a economia criativa com gastronomia, música, novas tecnologias, como podcast, e tudo mais que puder se desenvolver por esse viés", confidencia o secretário. 

CESSÃO DO IMÓVEL

No segundo semestre de 2020, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) do Espírito Santo anunciou a venda de diversos imóveis no Estado, dentre os quais estavam os Galpões do IBC, que chegaram a ser anunciados por R$ 35 milhões. 

O Ifes conseguiu ter o direito do uso de 23 mil metros quadrados (dos cerca de 33 mil metros quadrados de área total) após negociações intermediadas pela senadora Rose de Freitas (MDB). 

LEIA TAMBÉM: Orquestra Sinfônica do ES prevê mudança e gestão passa para organização social

Além da Cidade da Inovação, o imóvel em Jardim da Penha também abriga áreas operacionais e administrativas do instituto federal, que já funcionam no local. 

Pontos moeda