Entretenimento e Cultura

O que é "dorama"? Entenda o sucesso do gênero e veja dicas do que assistir

Algumas pessoas acreditam que todo drama asiático é um "dorama", mas há diferenças. Listamos algumas delas e separamos dicas para você começar a assistir

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Netflix

Você sabe o que são "doramas"? Muito provavelmente você já ouviu falar de obras asiáticas muito famosas como "Round 6", "Alice in Borderland" e "Uma Advogada Extraordinária", mas não tem certeza de como classificá-las.

Uma delas, o filme "Parasita" (2019), concorreu e ganhou o Oscar de Melhor Filme. Não se engane, as produções da Ásia não se limitam a um único país e estão presentes principalmente na Coreia do Sul, Japão, China e Tailândia.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Foto: Divulgação/ Netflix

Do romance ao terror, o sucesso das obras já ultrapassou o continente asiático. De maneira geral, os dramas asiáticos costumam ter mais episódios do que as séries padrões dos streamings ocidentais e com maior duração.

Um mesmo drama pode ter gêneros diferentes, ou seja, inicialmente ele é um lindo romance, mas logo mergulha em um suspense cheio de mistério.

LEIA TAMBÉM: Após Dahmer, veja 10 séries baseadas em crimes reais na Netflix

Atualmente, a maioria das pessoas usa a palavra "dorama" para falar sobre os dramas em geral. Porém, cada país tem seu próprio estilo e forma de produção.

Para você que nunca entendeu a diferença entre dorama, k-drama, c-drama e tw-drama, confira os conceitos e as especificidades de cada um:

O que é dorama?

Foto: Divulgação / Netflix

O termo dorama faz referência à pronúncia da palavra "drama" em japonês. Por isso, "j-drama" ou "doramas", como são conhecidos, são títulos produzidos apenas no Japão.

As obras costumam ter entre 10 e 20 episódios, com duração de mais de 40 minutos. Ao serem exibidos na televisão japonesa, os doramas duram em torno de três meses nas telinhas.

O que assistir?

Good Morning Call
Alice in Borderland
 Itazura na Kiss
Erased
 In Time With You

O que é K-drama?

Foto: Divulgação / Netflix

Produzido na Coreia, o k-drama tem duração de 12 a 25 episódios. Não se engane, dificilmente uma obra coreana tem mais de uma temporada. Isso porque, a produção tem início, meio e fim já definidos.

Uma exceção a regra é o título "Love Alarm", que mistura vários gêneros em uma única obra e tem duas temporadas disponíveis na Netflix. Além disso, os episódios de um k-drama são lançados semanalmente.

O que assistir?

 Goblin
 Pousando no Amor
Descendentes do Sol
Vincenzo
Boys Over Flowers
 Cinderela e os Quatro Cavaleiros

O que é C-drama?

Foto: Divulgação / Netflix

Os dramas chineses, também conhecidos como c-drama, chamam bastante atenção por causa do número de episódios, que gira em torno em média de 50 capítulo com cerca de 40 minutos, se igualando ao ocidente.

O que assistir?

Jardim de Meteoros
 Well-Intended Love
 A Love So Beautiful
Hot Girl
Entre a Razão e a Emoção

O que é TW-drama?

Foto: Divulgação

Taiwan não fica para trás quando o assunto é drama. Cada obra tem uma quantidade de episódios, ou seja, não há um padrão. Existem produções mais curtas com 10 capítulos e outras mais longas com cerca de 40.

Desta vez, os episódios duram em torno de uma hora. Uma curiosidade é que os atores costumam falar mandarim e utilizam o hokkien, idioma taiwanês, apenas em contextos específicos.

O que assistir?

 Someday or One Day
 Meet Me @ 1006
Lost Romance
 Because of You
• Hello Again!

*Texto da estagiária Ana Paula Brito Vieira, com supervisão de Gabriel Barros.

Pontos moeda