Entretenimento e Cultura

Réveillon 2023: Vitória terá Olodum e 20 minutos de queima de fogos

Prefeitura detalhou a festa da virada, que vai contar com palcos para shows em Camburi, Ilha das Caieiras e Santo Antônio

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Gabriel Monteiro/SECOM

A Prefeitura de Vitória anunciou as atrações do Réveillon 2023 com show nacional do grupo Olodum na contagem regressiva na Praia de Camburi e show de fogos de artifício com duração de 20 minutos. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além do palco armado na principal praia da capital, haverá ainda palcos com shows de artistas locais e queima de fogos em Santo Antônio e na Ilha das Caieiras.

A programação vai começar na antevéspera, dia 30, com um show especial na orla de Camburi. 

"Serão dois dias de festa com atrações nacionais e locais, com a arte e cultura capixabas contempladas nas programações. Vitória espera os capixabas e turistas na sexta e no sábado, só escolher entre a Praia de Camburi, a orla de Santo Antônio ou a Ilha das Caieiras. Venham se divertir com a família e amigos com muita paz e tranquilidade. Esse é o Réveillon do reencontro e uma grande festa para todos. A queima de fogos vai ser algo que vai emocionar a todos que estiverem presentes. Venha conosco se divertir, tenho certeza que vai ser uma festa magnífica", reforçou o  prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que garantiu que esta será a maior festa de ano novo que a cidade já teve.

Os fogos serão da linha de baixo ruído, segundo informou Marcus Gregório, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV). 

"Foi um dos pré-requisitos que utilizamos para contratação da empresa. Queremos garantir um lazer para a população, mas causando o mínimo de impacto de poluição sonora que certamente é prejudicial principalmente para pessoas acamadas, idosos, pessoas com autismo e animais de estimação", explicou.

Outra novidade é que haverá, na avenida Dante Micheline, uma área reservada para uma praça de alimentação com food trucks. Ficara entre os quiosques K6 e K7.

Veja toda a programação de Ano Novo em Vitória

A Secretaria Municipal de Cultura definiu uma programação especial para o Réveillon 2023. 

Ao todo, serão montados três palcos na cidade: um na Prainha de Santo Antônio, outro na Praça Dom João Batista, no bairro São Pedro, e um terceiro na orla de Camburi, na altura da Avenida Adalberto Simão Nader. 

Em Camburi, serão dois dias de programação: na sexta-feira (30) e no sábado (31). 

Confira as atrações:

As atrações culturais incluem nomes de bandas regionais e também do cenário musical nacional. Confira:

Sexta-feira (30)

20h - Cristian Sullivan

22h - Filipe Fantin

00h - Carla Visi e Márcia Short

Foto: Divulgação
Olodum vai fazer a contagem regressiva na Praia de Camburi para saudar 2023

Sábado (31)

19h - Neno Bahia

21h - Léo Lima

23h - Olodum

01h - Escola de Samba Novo Império

Em Santo Antônio e em São Pedro a festa acontece no dia da virada, sábado (31), e a programação ficou assim:

Santo Antônio

20h - Feijão Balanço

22h - Reder Matos

00h - Leonardo Valentim

Ilha das Caieiras

20h - Banda Prakatum

22h - Cheiro da Cor

00h - LeqSamba

Balsas

Praia de Camburi: serão duas balsas grandes e três balsas menores.

Localização: estarão atracadas na direção da Adalberto Simão Nader.

Show pirotécnico com duração de 20 minutos.

Jardim Camburi: serão uma balsa grande e duas balsas menores.

Localização: estarão atracadas na direção do Parque da Vale.

Show pirotécnico com duração de 20 minutos.

Santo Antônio: será uma balsa média.

Localização: estará atracada na direção da Rodovia Serafim Derenzi.

Show pirotécnico com duração de 08 minutos.

Ilha das Caieiras: será uma balsa média.

Localização: estará atracada na direção da Praça Dom João Batista.

Show pirotécnico com duração de 08 minutos.

Limpeza

Equipes da Central de Serviços começarão a atuar a partir das 05h, nos dias 31 de dezembro  e 1 de janeiro de 2023 para garantir a limpeza dos pontos.

Banheiros químicos

A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) e a Central de Serviços vão disponibilizar 450 banheiros químicos, que estarão em pontos estratégicos nos dias 30 e 31. Serão 400 em Camburi, 25 em São Pedro e 25 em Ilhas das Caieiras

Alimentação

Para quem quiser degustar comidas e bebidas, na Praia de Camburi, haverá uma praça de alimentação, além de Food Truck´s, que estarão localizados no bolsão entre os quiosques K6 e K7.

Segurança

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) terá todo o efetivo envolvido na Operação Réveillon. Nos locais onde haverá shows e queima de fogos, os agentes estarão posicionados, seja nas interdições, seja em pontos estratégicos, atendendo segurança pública e viária.

LEIA TAMBÉM: Shows e queima de fogos: veja o que as cidades do ES terão no Réveillon 2023

Vão participar da operação, agentes dos grupamentos de Trânsito, de Proteção Comunitária, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do Grupamento Tático Operacional (GTO).

As equipes serão abastecidas com informações da Central Integrada Operacional de Monitoramento (Ciom), que controla as câmeras espalhadas pelo município, além do reconhecimento facial.

As regiões dos eventos terão também patrulhamento preventivo e ostensivo, com uso de viaturas.

Também haverá equipes do Salvamar (salvamento marítimo) em três pontos de Camburi.

Ambulâncias

A preocupação com a saúde e o bem-estar da população também faz parte dos festejos. Serão disponibilizadas seis ambulâncias (três de suporte básico e três de suporte avançado), sendo quatro ambulâncias nos pontos da Praia de Camburi, uma em Santo Antônio e uma na Ilha das Caieiras.

As três ambulâncias de suporte avançado serão compostas por equipe com motorista, socorrista , médico e enfermeiro.

Saúde

As unidades de saúde dos bairros Praia do Suá, Nova Palestina/Conquista, Maruípe, Santo Antônio, Jardim Camburi e Maria Ortiz funcionarão das 7 às 19 horas.

Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento (PA) de São Pedro, situado na rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro III; e o Pronto Atendimento da Praia do Suá, que funciona na rua Almirante Tamandaré, no bairro Praia do Suá, manterão o plantão 24 horas.

As equipes serão reforçadas para garantir agilidade no atendimento aos munícipes.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e outras Drogas, localizado na Ilha de Santa Maria, e o Caps de São Pedro também manterão o plantão 24 horas.

Trânsito

A avenida Dante Michelini, entre as avenidas Anísio Fernandes Coelho e Adalberto Simão Nader, estará totalmente interditada no sentido Jardim Camburi, das 20h30 de sábado (31) até as 3 horas de domingo (1º de janeiro de 2022). No sentido Centro, a interdição será das 21h30 do dia 31 às 3 horas do dia 1º.

O trânsito no sentido Jardim Camburi será desviado pelas seguintes vias: Anísio Fernandes Coelho, Hugo Viola, Des. Dermeval Lyrio, Rosendo Serapião de Souza Filho e Adalberto Simão Nader, seguindo itinerário normal. Já no sentido Praia do Canto, será desviado pelas seguintes vias: Dra. Zilda Arns, Adalberto Simão Nader, Rosendo Serapião de Souza Filho, Des. Dermeval Lyrio, Hugo Viola e Anísio Fernandes Coelho, seguindo itinerário normal.

Em Jardim Camburi, também a avenida Dante Michelini, entre as ruas Carlos Martins e José Celso Cláudio, no sentido Atlântica Parque, estará totalmente interditada das 21h30 de sábado (31) até as 3 horas de domingo (1º). O trânsito será desviado pelas ruas Gelú Vervloet dos Santos, Carlos Martins e demais vias adjacentes.

Tendas

Para quem deseja reservar espaços para montagem de tendas na praia de Camburi, as inscrições on-line já estão abertas. 

Para se inscrever, basta acessar a página de reservas da PMV, clicando aqui. As inscrições vão desta quarta-feira (21), a partir da 00h01, até o dia 28 dezembro, às 18 horas.

Ao todo, serão disponibilizadas 513 áreas de 25 metros quadrados cada. Moradores e turistas podem reservar as áreas, de forma on-line e gratuita, sem a necessidade de ir até a Prefeitura.

Regulamento

A montagem das tendas deverá ocorrer a partir das 18 horas do dia 30/12/2022 (sexta-feira) até as 16 horas do dia 31/12/2022 (sábado). A desmontagem deverá ser feita obrigatoriamente até as 18 horas do dia 01/01/2023 (domingo).

Vale ressaltar que o aluguel, montagem e desmontagem das tendas serão de responsabilidade do requerente e que é indispensável que cada tenda tenha um recipiente para armazenamento do lixo produzido. 

Além disso, não serão permitidas a reserva e a demarcação do espaço com utilização de cordas, fitas, cercas ou qualquer outro tipo de material. Somente será permitida uma tenda por requerente e o agrupamento de, no máximo, duas áreas.

Também não será permitida a utilização das tendas para fins mercantis, sob pena de sanções legais. 

A fiscalização municipal poderá exigir a apresentação da devida autorização, que deverá ser apresentada em meio digital ou impresso pelo responsável, no local da instalação da tenda.

Pontos moeda