VITRINE LITERÁRIA

Entretenimento e Cultura

Tiana, uma história de superação de Deane Monteiro

Versão infantojuvenil resgata a vida da alfabetizadora Zilma Coelho Pinto, que revolucionou a Educação em Cachoeiro de Itapemirim nos anos 50

Foto: Reprodução

Há um provérbio popular que diz “Mais vale um grama de exemplos do que uma tonelada de conselhos”. A obra “Tiana e a incrível história da professora Zilma Coelho Pinto”, de Deane Monteiro Vieira Costa e ilustrada por Claudia Gomes da Cunha, é uma bonita tradução dessa máxima para pessoas de todas as idades.

Na escola, Tiana e sua turma aprendem sobre a professora Zilma Coelho Pinto, uma brava professora do Espírito Santo que dedicou a sua vida a levar educação para quem não tinha acesso a escola. A professora Zilma Coelho Pinto realmente existiu.

Ela, na década de 50 do século passado, em Cachoeiro de Itapemirim, foi ativista pela alfabetização na cidade. Conseguiu, em um terreno doado, criar salas não somente para alfabetização de jovens e adultos, mas também para cursos profissionalizantes, como os de artesanato e corte e costura.

Zilma dá nome a uma escola no bairro Ferroviários, onde implantou salas para a campanha de alfabetização. O bairro, inclusive, é conhecido popularmente como Bairro da Campanha. A professora também dá nome à biblioteca do campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Vila Velha. 

A obra, além de chamar a atenção para a necessidade de políticas públicas para a área da educação e a valorização de professoras e professores, desperta a nossa memória afetiva acerca dos tempos escolares.

Ah, quem não se lembra da sua professora preferida ou do seu professor preferido? Quem nunca, ao brincar de escolinha – com as bonecas, os bonecos, as amigas ou os amigos – imitou essas personagens tão importantes em nosso processo de formação humana? Quem jamais ficou curiosa ou curioso para saber um pouco mais da vida da professora ou do professor?

"Por isso, sou capaz de afirmar: este livro é um duplo convite. Com a leitura dele você tem a oportunidade de conhecer a história da professora Zilma Coelho Pinto e também um pouco mais daquela pequena Tiana que, se vendo refletida em suas professoras e seus professores, curiosa pelas histórias delas e deles, mergulhada em suas inquietações e comprometida com a educação e os seus desafios, se tornou a professora-pesquisadora Deane, tecedora de histórias. Que tal se deixar enredar por essa trama?", convida a autora.

​Serviço:
"Tiana e a incrível história da professora Zilma Coelho Pinto"
Autora: Deane Monteiro
Onde adquirir: @narratiana

Sobre a autora

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Deane Monteiro Vieira Costa é natural de Ceará e mudou-se para o Espírito Santo nos anos 80, aos três anos, junto de seus pais e seus três irmãos.

Segundo a autora, a família de classe popular veio para o estado em busca de uma vida melhor.

Os pais de Deane investiram não em dinheiro, mas em tempo de educação na vida dos filhos, e contribuíram, desta forma, para que ela se formasse em História na Ufes e fizesse mestrado e doutorado no campo da Educação. 

Pontos moeda