Entretenimento e Cultura

Post-it de sucesso: página no Instagram com frases em cartões acumula 7 milhões de curtidas

Com mais 300 mil seguidores no Instagram, a página publica diariamente frases que misturam diversos sentimentos resumidos em pequenos bilhetes

A página já possui mais de 300 mil seguidores e mais de 7 milhões de curtidas nos cartões publicados Foto: Divulgação

Já pensou em começar o dia com uma frase criativa escrita em um post-it? Essa é a proposta da página 'Um Cartão'. Com mais 300 mil seguidores no Instagram, a página publica diariamente frases que misturam diversos sentimentos resumidos em pequenos bilhetes, que já foram curtidos por mais de 7 milhões de pessoas.

Em entrevista para o jornal online Folha Vitória, o autor da página, Pedro, explicou que a ideia surgiu com a necessidade de abreviar os próprios sentimentos e transmiti-los. Além disso, ele esclareceu como lida com o repentino sucesso, de onde vem a inspiração e como faz para produzir os cartões.

Gostou da ideia? Para ler os cartões, basta acessar e seguir o Instagram 'Um Cartão'.

Confira a matéria na íntegra.

Como e quando surgiu a ideia de criar “Um cartão”?

Os cartões surgiram da minha necessidade em abreviar os sentimentos. Não no sentir, mas no passar para o papel. Sempre tive dificuldade em lidar com os meus textos. Escrever sempre foi um prazer, mas eu nunca achava que os textos estavam realmente prontos. Quis transferir a interpretação, que antes era só minha, para as pessoas. Para que elas interpretassem os cartões por mim, para que elas dessem aos os cartões o contexto que lhes fosse mais conveniente ou com um ponto de vista diferente do meu. Ao escrever, me desprendo das palavras para ganhar outros corações e isso me deixa terrivelmente encantado.

- Com milhares de seguidores, o sucesso das mensagens é inegável. De que forma foi construído esse reconhecimento e como você percebeu o retorno do público?

Eu gosto de dizer que não tenho seguidores. Tenho amigos que ainda não conheci. É uma relação de mão dupla. É uma grande troca. Uma brincadeira que as pessoas resolveram assistir. É um prazer imenso na minha vida. Não pelo ego ou vaidades menores, mas por saber que, mesmo de longe, posso me fazer tão próximo das pessoas. Ou que, por algumas palavras, possa mudar um dia ou arrancar um sorriso. Isso realmente não tem preço e sou muito grato por tudo o que acontece na minha vida em decorrência dos cartões. Conheci pessoas incríveis, vivi momentos realmente especiais por conta deles e acredito ser esse o grande propósito de tudo: espalhar e receber todo o amor que o mundo puder suportar.

- É difícil conciliar a produção do “Um cartão” com a rotina diária? Alguém te ajuda a produzir as mensagens?

Os cartões viraram a minha rotina. Ainda que não diretamente, não paro de pensar neles um minuto. Tudo pode virar um cartão novo, tudo pode ser encaixado neles, tudo pode mudar tudo. Tento sempre manter as portas da mente abertas para isso. Eu vivo os cartões. Eu respiro por e com eles. Eles foram os grandes responsáveis por me mudar em muitos aspectos. Sou ajudado por tudo capaz de me mudar para melhor, seja um filme, um livro, uma música, uma frase de uma conversa. 

- A criatividade é uma das características dos cartões, que trazem sempre mensagens diferentes. De onde vem tanta inspiração?

Os cartões são sentimentos. E nada mais honesto do que me permitir sentir para que eles façam todo o sentido. Eles chegam do sentir, do contato com a vida, com as pessoas, com as coisas que prezo e que carrego comigo. O Um Cartão é um coração em um papel. Não tem mistério. É só sentimento convergido pra uma folha e uma caneta à mão. 

- Para escrever, você precisa de alguma coisa, como ouvir música ou ficar em silêncio?

Escrever é não ter hora. Já acordei de madrugada pra colocar um cartão no papel e já fiquei horas parado em frente da folha em branco. Não tem uma rotina de criação. Os cartões acontecem. Às vezes são o pensamento de dias ou aquele do momento. Não tem uma regra ou um parâmetro. Eles simplesmente chegam.

- Em uma breve análise, qual o sentimento de ver o carinho dos seguidores que compartilham e comentam as publicações?

Eu ainda não sei medir isso direito. Fico muito grato com todo o carinho que recebo. Tento dar toda a atenção possível, responder todas as mensagens, todos os e-mails. Preciso devolver isso. Não seria justo só receber. Gosto de saber a história das pessoas, os sonhos, o que move aquele coração. Eu tento ser um pouco do outro. Tento mesmo retribuir e mostrar que eu me esforço de verdade para que todo mundo seja atendido, para que cada minuto que a pessoa dispôs a mim seja devolvido em forma de amor. Eu tento me dar ao máximo.

- Escrever para você significa o quê?

Escrever é se libertar. Acredito que ninguém escreve em vão. As palavras são utilizadas para demonstrar, para rasgar as eventuais amarras sociais. Ao escrever você não é mais você e passa a ser a interpretação do outro. E é exatamente esse o grande charme da escrita. Você se permite ser muitos sendo apenas um. 

- Sei que é difícil, mas se pudesse escolher uma frase preferida de todos os cartões, qual seria?

Sempre foi e sempre será a próxima. Guardo todos os cartões com todo o amor do mundo, mas não posso me ater a eles. Quero e busco sempre o próximo: o próximo contexto, o próximo cartão, o próximo fundo, a próxima letra, a próxima mensagem. Procuro sempre absorver tudo o que passou para, assim, dar continuidade e construir com essa bagagem tudo o que virá.

- Por fim, quais são os planos para o futuro? Vi que agora você começou a vender cadernos personalizados, vai abraçar e investir na ideia?

O Caderno de Sentimentos e as Notas de Amor foram os meios que encontrei para tentar devolver tudo o que recebo. Tentei trazer as pessoas ainda mais para o meu universo, para o meu dia, para a minha vida. Gostaria que as pessoas experimentassem um pouco de mim, que fizessem como eu faço. O Caderno é uma reprodução do caderno que uso e que carrego sempre comigo e achei que seria realmente importante mostrar o quão importante isso pode ser. Um desenho, uma frase, um pensamento. Tudo cabe alí. As Notas são pedacinhos de amor condensados em uma caderneta que preparei com todo o carinho, pensada nos mínimos detalhes para revelar gradativamente que o amor ainda é e sempre vai ser tudo o que a gente precisa.

Pontos moeda