Uma novidade da gastronomia tem chamado atenção e despertado curiosidade entre os capixabas. Agora, além dos frutos do mar já conhecidos, um outro bem inusitado também começou a ser usado para dar um gostinho mais especial aos pratos.
Cheios de espinhos, eles causam até medo nas pessoas nas praias. No entanto, o que poucos sabem, é que eles também estão no cardápio de restaurantes famosos no país e se tornaram ingredientes em pratos feitos pelo chef capixaba André Ciciliotti.
Formado em gastronomia há dois anos, André, que também é diretor gastronômico da Associação Iriri Vivo, em Anchieta, aprendeu a preparar os ouriços em um restaurante do Rio de Janeiro. Logo que conheceu, ele não pensou duas vezes e trouxe a novidade para o Espírito Santo.
“Eu ouvia muitas histórias de que pescadores comiam e achavam um pouco estranho. Então fui trabalhar em um restaurante no Rio de Janeiro e experimentei pela primeira vez alguns pratos com ouriço. Lá, nós fazíamos sushi e sashimi de ouriço, além de macarrão com molho especial”, contou.
Segundo ele, o sabor do ouriço é bem peculiar e, apesar de ainda causar certo receio para algumas pessoas, agradou bastante os capixabas quando foi servido em um festival no ano passado. “O sabor é bem singular, tem um gosto de maresia e puxa para o adocicado. É um tipo de alimento que tem que ser comido fresco. Nós fizemos o macarrão em um festival de Iriri no ano passado e os visitantes gostaram bastante”, afirma.