Entretenimento e Cultura

Carnaval de Vitória conhece suas campeãs em apuração acirrada e marcada pela festa das torcidas

A revelação das notas dos jurados foi acompanhada com muita expectativa pelas torcidas que lotaram o Ginásio Álvares Cabral

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória

Depois do grande espetáculo proporcionado pelas escolas de samba do Carnaval Capixaba, durante as duas noites de folia, na sexta-feira (02) e no sábado (03), foi realizada, nesta quarta-feira (07), no Ginásio Álvares Cabral, em Vitória, a apuração do Grupo Especial, do Grupo de Acesso e do Grupo B.

A revelação das notas dos jurados foi acompanhada com muita expectativa pelas torcidas que lotaram o Ginásio. Entre elas, as mais numerosas foram a da MUG, Boa Vista e Novo Império, escolas do Grupo Especial.

Grupo Especial

Vaias, palmas e muitos gritos após cada nota 10 anunciada pelo locutor oficial também fizeram parte da apuração. E para delírio da torcida da Mocidade Unida da Glória, a escola foi a grande campeã do Grupo Especial com 178,80 pontos. 

A agremiação, que tomou a dianteira desde o inicio da apuração, se destacou nos quesitos Comissão de Frente e Samba de Enredo, onde obteve três notas 10. Em segundo lugar ficou a Boa Vista, que tentava o bicampeonato do Carnaval. A escola acabou perdendo importantes décimos nos quesitos Fantasia e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. E, na terceira colocação, ficou a Unidos da Piedade, que enfrenta um jejum de 32 anos sem título. A última vez que a agremiação se sagrou campeã foi em 1986.

Grupo de Acesso

A disputa pelo título do Grupo de Acesso e o direito de desfilar no Grupo Especial em 2019 foi bem acirrada. Imperatriz do Forte, Chega Mais e Chegou o que Faltava brigaram ponto a ponto até a confirmação da vitória para a Imperatriz, agremiação do Forte São João, em Vitória, que teve a fé como tema do seu carnaval. A escola terminou na primeira colocação com 174,90 pontos. Em segundo lugar a Chega Mais, com 174,20. E na terceira colocação a Chegou o que Faltava, que homenageou a sambista Jovelina Pérola Negra. 

Grupo B

E quem venceu o Grupo B do Carnaval de Vitória e irá desfilar no Grupo de Acesso no próximo ano é a Império de Fátima. A agremiação, que conquistou 255,5 pontos do júri oficial, levou para a avenida o enredo "O tigre encontra o leão no lugar que eu sempre quis! Na avenida meu irmão, vou abraçar. Viver a igualdade e ser feliz!".

Em segundo lugar ficou a União Jovem de Itacibá, com 254,4 pontos. Na terceira colocação a Independente de Eucalipto, com 249, e na última colocação a Mocidade da Praia com 239,5 pontos. 

Pontos moeda