Exclusivo: R$ 4 milhões serão investidos pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) via edital

Imagem mostra sala de cinema (Foto: Freepik)
Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

Em 2024 o Espírito Santo terá ao menos nove novas salas de cinema. 

Isso porque a Coluna Pedro Permuy, que não é boba nem nada, apurou que nove construções serão exclusivamente financiadas por R$ 4 milhões que vão chegar aos cofres da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) via Lei Paulo Gustavo, de fomento às produções e criações audiovisuais. 

LEIA TAMBÉM: Comeu muito na ceia? Veja receita de chá das famosas para emagrecer pós-Natal

O valor contempla a criação da sala de cinema (seja em espaço público ou privado, desde que seguidas as regras) e manutenção por 12 meses. Depois do período, é claro, o interesse é que esses locais se mantenham abertos, podendo concorrer, por exemplo, em novos editais de manutenção de equipamentos.

LEIA TAMBÉM: Horóscopo semanal: veja previsão de Márcia Fernandes para todos os signos até o réveillon

“(O edital para as salas de cinema) vamos lançar agora. Em janeiro acredito que já entra um tanto. É uma linha para espaços privados ou públicos, espaços culturais que queiram se transformar ou criar salas de cinema”, começa o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, em entrevista exclusiva a este colunista. 

“Olhando para essa demanda, desse monte de produção que vai ter aqui no Espírito Santo e no Brasil (do cinema), criou-se essa iniciativa para difusão e incentivo cultural audiovisual”, complementa. 

Na prática, vai funcionar assim: sendo da iniciativa privada, o espaço cultural pode se transformar em sala de cinema ou construir uma sala de cinema do zero e ser contemplado por esse edital específico da Paulo Gustavo; no caso da iniciativa pública, podem ser feitas parcerias entre prefeituras e governo do Estado para que um prédio ou espaço de prédio que esteja ocioso, por exemplo, seja destinado para esse fim. 

LEIA TAMBÉM: Capixaba famosa que mora na Islândia relata drama com erupção de vulcão: “Muito terremoto”

Não necessariamente por isso as sessões dos filmes têm que ser de graça. Pode ser cobrada bilheteria desde que o local forneça outras atividades gratuitas, como oficinas e atividades itinerantes. 

LEIA TAMBÉM: Show de Ivete Sangalo: dançarino do ES faz sucesso e cantora ganha até beijo; veja vídeo

“Esse é um excelente dinheiro para equipar e fazer (a sala de cinema), montar a bilheteria, da pipoca a comprar o projetor e afins. E o sistema já está linkado a um desses sistemas de distribuição (de filmes) que existe hoje, que você serve como se fosse uma assinatura. Você fica linkado com os filmes que estão sendo lançados, podem ser lançados ali e com a gente, agora. Aprovou também em Brasília, a cota de tela com filme brasileiro com várias premissas de fortalecimento do filme capixaba, com ações de formação, ações gratuitas…”, adianta o chefe da pasta. 

“Esse modelo de sala de cinema é uma forte modalidade que vai ser em parceria com as prefeituras, para transformar os espaços culturais públicos em salas de cinema. Nosso interesse é que isso seja permanente, até porque o equipamento estará todo pronto”, reitera Fabrício, concluindo. 

LEIA TAMBÉM: Noivo, Marcus Buaiz abre álbum de fotos com Isis Valverde: “Família”

Os editais estão abertos desde o último dia 22 até o próximo dia 29 de fevereiro pelo site da Secult.

Um comentário em “ES vai ganhar 9 novas salas de cinema em 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *