“O Poder dos Livros em tempos de pandemia”

Edu Coutinho Colunista de Entretenimento

A pandemia da covid-19 tem modificado a rotina das pessoas e criado novos hábitos em todo o mundo. Mesmo com as livrarias e bibliotecas fechadas, movimentos em favor da leitura estão crescendo nas redes sociais, mostrando os livros como companheiros ideais durante a quarentena.

Se você ama ler e viver novas histórias, provavelmente deve comprar muuuuuuitos livros, certo?

Para o brasileiro, a leitura é algo “chato” ou “perda de tempo” – nossa média de apenas 5 livros por ano, reflete bem isso. 

Com esse projeto, queremos mostrar que existem histórias incríveis dentro de cada folha, que podem impactar milhares de vidas.

Muito além das teorias e pesquisas, já existe há milhares de anos um modo de voltar ao passado.

 

Os livros estão ganhando adeptos e viram aliados durante o momento. Foto: Internet


Com o início da civilização, o homem passou a evoluir cada vez mais. Desde o surgimento da habilidade de manusear o fogo, a invenção da roda e tantas outras técnicas, o ser humano nunca deixou de querer se transformar. A nossa linha do tempo nunca ficou estagnada. Não eram só os números que aumentavam conforme o passar dos anos; o conhecimento, modo de se organizar e as formas de viver, sempre foram se desenvolvendo.

Biologicamente e socialmente, estamos em constante – e crescente – estágio de desenvolvimento. Um exemplo que podemos citar aqui, referente à questão biológica, é sobre o nosso apêndice. Antigamente, esse órgão tinha a função de auxiliar o nosso estômago na quebra de alimentos mais difíceis de digerir. Hoje em dia, todavia, por consumirmos alimentos mais processados e que não exigem tanto esforço do nosso corpo, o apêndice tornou-se um órgão desnecessário para o bom funcionamento do nosso organismo.

Não só biologicamente, a evolução da nossa espécie é algo que está intrínseco no ser humano. E isso não se dá somente pela naturalidade da evolução, mas também, pelo nosso desejo de querer sempre mais. Apesar de possuir carros velozes, sempre buscamos produzir outros mais rápidos; mesmo com as infinitas facilidades que já temos com a internet, tentamos trazer ainda mais setores da nossa vida para o meio digital; embora a velocidade da comunicação seja extremamente rápida, continuamos na busca sobre algo que coloque em xeque o tempo e o espaço.

 

Viajar é possível e a leitura está sendo um grande prazer. Foto: Getty imagens


Por buscar um crescente progresso nos modos de viver, o ser humano se depara em um estado constante de estudo e pesquisa. Um deles refere-se ao tempo e ao espaço. A relação do nosso espaço ocupado com o tempo, ainda é alvo de muita investigação, bem como de estudos que facilitem a nossa transição de um lugar para o outro sem a grande interferência do tempo. Como resposta para esses estudos, criou-se a ideia da máquina do tempo. Quem nunca viu em algum desenho uma tecnologia dessas? Ou um herói que consegue se transmutar entre décadas e décadas?

 

 

No ensino médio, aprendemos sobre a teoria da relatividade. Essa, formulada pelo famoso teórico Albert Einstein, mostra que o tempo e o espaço são relativos. Com ela, o físico alemão apontou que o tempo é um caminho que deve ser percorrido por todos, entretanto, ele pode passar mais rápido para alguns do que para outros, de modo que para pessoas que estão em uma velocidade maior, as horas são mais vagarosas.

A partir desse estudo, muitos outros foram desenvolvidos sobre a possibilidade do homem conseguir ir para o passado ou avançar no futuro. Sempre em constante desenvolvimento e por querermos sempre mais tecnologias, mais melhorias e mais novidades, o ser humano começou a estudar a hipótese da construção de uma máquina do tempo. Se possível, sem dúvida seria uma tecnologia que revolucionaria o mundo inteiro.

Poder voltar anos na história e descobrir como viviam as civilizações mais antigas ou avançar na linha do tempo e descobrir como serão as próximas gerações da espécie humana, com certeza seria um grande feito para humanidade.

Contudo, apesar de ainda não podermos realizar essa transmutação no tempo através de uma tecnologia que nos coloque fisicamente em outro lugar, hoje em dia podemos usufruir de uma máquina do tempo que não precisou de muita engenharia para ser criada. Temos, diariamente, acesso à máquina do tempo mais famosa do mundo.

Passar séculos na história e poder ver nitidamente como eram os modos de viver dos antigos grupos, por exemplo, é um dos benefícios que temos por meio dos livros. Esses, que são um dos modos mais eficazes de se transmutar no tempo com segurança, fazem da nossa atual sociedade um meio que pode, a qualquer momento, ter a oportunidade de descobrir novas épocas lugares e pessoas.

Através da leitura, podemos nos locomover entre os milhares de séculos e conhecer além da nossa própria vivência. Não só sobre o passado, porém, os livros ainda são capazes de nos ajudar a antever o futuro, já que nos ensina sobre as épocas antigas. A leitura nos permite sair do nosso minúsculo mundo e conhecer outras eras, lugares, histórias , modos de viver e ideias.

Para saber qual a sua próxima parada no tempo, portanto, é preciso escolher a sua mais nova leitura. E, muito mais fácil do que ter que estar a 80 milhas/hora em um carro e precisar apertar alguns botões e ainda correr o risco de bater em algum obstáculo na chegada, assim como no filme “De Volta Para o Futuro”, com o site mural dos livros, você consegue decidir a sua próxima aventura independente da época.

O Mural dos livros é um site que permite você, leitor, escolher o seu mais novo livro por meio de resenhas e avaliações de especialistas. Selecionados por faixa-etária, gêneros e objetivos, o site disponibiliza uma plataforma completa que ajuda você a escolher desde o seu livro do pré-vestibular até uma leitura de cabeceira. Não só isso, com o site você ainda tem descontos exclusivos das mais variadas obras.

 

Home

Tags:,
Glaycon disse:

Livro, tudo de bom. Ótima opção escrever e incentivar a leitura de livros..

Obrigado disse:

Gostaria muito de saber mais .

Deixe sua resenha!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *