Porto Vitória x Vilavelhense, no Kleber Andrade
Vilavelhense escapou do rebaixamento na última rodada em 2025. Foto: Wendrel Vieira/Vilavelhense

O Vilavelhense será o único time representante de Vila Velha neste Capixabão. A equipe vai disputar a Série A do campeonato capixaba pela quinta vez nos últimos seis anos, tendo ficado de fora apenas em 2024, e quer se manter na elite do futebol capixaba novamente.

Em 2026, o Vila celebra os 20 anos do título da Copa ES, quando viveu seu auge no futebol profissional. A conquista ainda levou o time para a Copa do Brasil de 2007. Para honrar a campanha de 2006, o Leão quer se manter na elite do futebol capixaba este ano e fazer uma campanha melhor que a do último estadual.

No ano passado, o Leão escapou por pouco do rebaixamento. Terminou na 8ª posição com o mesmo número de pontos do rebaixado Nova Venécia, mas com dois gols a mais de saldo. O risco de cair durou até a última rodada de classificação. Depois, acabou eliminado para a Desportiva nas quartas-de-final.

Estamos trabalhando muito para fazer um campeonato melhor. Temos uma base boa do ano de 2025 que nosso treinador gostou e está trabalhando.

Miguel Trés, presidente do Vila Velhense

As melhores campanhas do clube no campeonato capixaba foram em 2007 e em 2009, quando terminou no 4º lugar.

Apesar de representar Vila Velha, o Vilavelhense ainda não anunciou em qual estádio irá mandar seus jogos. Seu primeiro jogo como mandante será na segunda rodada, contra o Rio Branco, no Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim. Os demais jogos ainda estão sem local definido. No ano passado, mandou suas partidas no Engenheiro Araripe, em Cariacica, pelo Capixabão e no Gil Bernardes, em Vila Velha, pela Copa ES.

Copa ES: Vilavelhense x Serra. Gil Bernardes. 16/06/2025
Vilavelhense jogou no Gil Bernardes, em Vila Velha, na Copa ES. Foto: Wendrel Vieira

Base do elenco mantida e aposta em jovens promessas

O plano para esta temporada é manter parte do time que disputou a Copa ES em 2025. Dez jogadores renovaram o contrato. O principal nome do time é João Firmino, revelado pelo Vilavelhense e que vai para sua oitava temporada no clube.

O restante do plantel será composto por reforços pontuais e jovens de até 20 anos. Do elenco anunciado até o momento, três jogadores têm 20 anos ou menos e outros seis têm até 23 anos.

Para comandar a equipe, o Vilavelhense aposta em Jonilson Veloso, experiente no futebol baiano e que já conquistou um acesso para a Série C pelo Jacuipense em 2021. Este será seu primeiro trabalho no Espírito Santo.

Começamos um trabalho com uma base do clube e a diretoria buscou aquilo que precisávamos para ajustar a equipe. Será uma competição dura, equipes muito bem estruturadas e bons elencos. O Vilavelhense tem uma base e vamos apostar em alguns atletas de 16, 17, 20 anos com potencial de clubes grandes.

Jonilson Veloso, técnico do Vilavelhense

Túlio Maravilha já jogou no Vilavelhense

Uma das histórias mais curiosas do Vilavelhense é a passagem do atacante Túlio Maravilha pelo time em 2013. Campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995, ele tinha 44 anos quando jogou em terras capixabas, marcando dois gols.

Túlio Maravilha marcou 999º gol na carreira pelo Vila, que apelidou de “gol moqueca capixaba”. Foto: Divulgação/Vilavelhense

Pelo Leão, Túlio Maravilha marcou seu 999º na carreira, pelas contas do jogador, na vitória por 2 a 1 sobre o Linhares, no estádio Virgílio Grassi, em Rio Bananal, aproveitando rebote do goleiro. O atacante marcaria seu milésimo gol no ano seguinte, na segunda divisão do campeonato mineiro pelo Araçás.

Capixabão 2026 vai ter transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record. A novidade vai levar os principais jogos da competição para dentro da casa dos torcedores, numa parceria com a TVE, sempre aos sábados, às 16 horas.

Tabela do Vilavelhense na 1ª fase do Capixabão 2026

  • 1ª Rodada – Vitória x Vilavelhense
    14/01 (quarta) às 19h
    Estádio Salvador Costa, Vitória
  • 2ª Rodada – Vilavelhense x Rio Branco
    17/01 (sábado) às 19h
    Estádio Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim
  • 3ª Rodada – Desportiva x Vilavelhense
    20/01 (terça) às 20h
    Estádio Engenheiro Araripe, Cariacica
  • 4ª Rodada – Vilavelhense x Real Noroeste
    26/01 (segunda) às 19h
    Estádio a definir
  • 5ª Rodada – Capixaba x Vilavelhense
    29/01 (quinta) às 18h
    Estádio a definir
  • 6ª Rodada – Vilavelhense x Forte
    01/02 (domingo) às 10h
    Estádio a definir
  • 7ª Rodada – Rio Branco de Venda Nova x Vilavelhense
    03/02 (terça) às 18h30
    Estádio Olímpio Perim, Venda Nova do Imigrante
  • 8ª Rodada – Vilavelhense x Serra
    09/02 (segunda) às 19h
    Estádio a definir
  • 9ª Rodada – Porto Vitória x Vilavelhense
    12/02 (quinta) às 20h
    Estádio Kleber Andrade, Cariacica

Elenco do Vilavelhense para o Capixabão 2026

  • Goleiros: Matheus Cabral; Lucão; João Victor
  • Zagueiros: Jomar Herculano; Jeferson Palácios; Gabriel da Silva; Davi Freitas; Fellipi Marques
  • Laterais: Alexis Sánchez; Kainandro;
  • Meio-campistas: João Firmino; Kelvin Couto; Marcos Júnior; Alberto Alves; Borjão; Edmundo; Gabriel Amorim
  • Atacantes: Lucas Bonete; Guilherme Augusto; Emanuel Lopes; Fernando Lucas
  • Técnico: Jonilson Veloso
Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.