Esportes

"A melhor meia do Brasil é capixaba", elogia Tamires, da seleção brasileira

Vice-campeã olímpica em Paris-2024, Tamires elogia a meia Gabi Zanotti, cita o atual campeão do Capixabão e fala também sobre uma jovem promessa capixaba

“A melhor meia do Brasil é capixaba”, elogia Tamires, da seleção brasileira “A melhor meia do Brasil é capixaba”, elogia Tamires, da seleção brasileira “A melhor meia do Brasil é capixaba”, elogia Tamires, da seleção brasileira “A melhor meia do Brasil é capixaba”, elogia Tamires, da seleção brasileira
Foto: Bruno Lopes/CBF
Fora da seleção brasileira por causa de lesão, Tamires veio ao Estado acompanhar a convocação

O futebol feminino capixaba foi um dos destaques da entrevista coletiva do técnico da seleção brasileira, Arthur Elias, e da lateral Tamires logo após a convocação para os amistosos contra a Colômbia, nos dias 26 de 29 de outubro, no Kleber Andrade, em Cariacica.

Vice-campeã olímpica em Paris-2024, Tamires surpreendeu ao citar nominalmente duas jogadoras capixabas e mostrar conhecimento também sobre quem é o atual campeão do Capixabão Feminino.

VEJA TAMBÉM:

> Seleção brasileira feminina é convocada para amistosos no ES

> ES vai receber seleções femininas na Copa do Mundo de 2027

> Lula assina acordo para a construção do estádio do Flamengo

“A MELHOR MEIA DO BRASIL É CAPIXABA”

Em recuperação de uma lesão no tornozelo direito sofrida nas Olimpíadas, Tamires não foi convocada para os amistosos contra a Colômbia. No entanto, esteve presente no evento da convocação, realizado em um hotel na Enseada do Suá, em Vitória, no final da manhã desta sexta-feira (4).

Com a medalha pendurada no pescoço, ela elogiou a escolha do Espírito Santo como ponto de partida para o novo ciclo da seleção brasileira. E fez elogios, em especial, a uma craque capixaba.

“Poder trazer a seleção para o Espírito Santo é algo maravilhoso porque nunca a seleção jogou aqui. Isso é um ponto muito positivo. A gente espera fazer com que cada vez mais meninas queiram jogar futebol. Aqui no Estado a gente sabe de importantes projetos para a base, mas é importante também ressaltar que a melhor meia do Brasil é capixaba! A Gabi Zanotti! Ela buscou a sua trajetória no futebol e hoje representa o seu estado muito bem. Ela é uma grande inspiração para as meninas daqui”, elogiou Tamires.

ARTHUR ELIAS TAMBÉM ENCHE A BOLA 

Tamires é colega de equipe de Gabi Zanotti no Corinthians. Pelo Timão, a capixaba conquistou seis títulos brasileiros (2018, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024) e três Libertadores (2019, 2021, 2023), entre outras conquistas.

Foto: Staff Images/CBF
Gabi Zanotti com o troféu do Brasileirão Feminino conquistado pelo Corinthians este ano

Boa parte das conquistas teve como treinador, justamente, Arthur Elias, atual técnico da seleção brasileira. Ele também fez elogios à capixaba, que apesar do currículo vitorioso, não teve uma carreira firme na seleção brasileira.

“A Gabi Zanotti trabalhou muitos anos comigo e sempre foi uma atleta exemplar, uma jogadora muito decisiva, de um talento incrível! As atletas reconhecem isso e eu, como treinador dela por muitos anos, entendo que ela está no mais alto nível em termos de jogadoras com as quais eu trabalhei. E ela foi evoluindo, mesmo com passar do tempo, da idade. Sempre esteve em alto nível e sempre fui um admirador”, contou Arthur, que só lamenta as poucas oportunidades que a capixaba teve com a seleção:

“gora, neste momento, ela tá retornando de uma lesão, tá em recuperação física e vamos ver o que ela faz daqui pra gente. Mas é claro que é uma atleta que poderia ter sido bem mais utilizada na história da seleção brasileira, por merecimento dela”.

CAMPEÃO DO CAPIXABÃO TAMBÉM É CITADO

Ao falar sobre o futebol feminino no Espírito Santo, a lateral Tamires, do Corinthians e da seleção brasileira, surpreendeu ao mostrar que acompanha também o que acontece fora dos principais eixos.

Ela citou, por exemplo, o Prosperidade, equipe que conquistou pela primeira vez o Capixabão Feminino, em agosto deste ano, vencendo o Vila Nova na decisão.

Foto: Henrique Montovanelli/FES
Prosperidade foi campeão pela primeira vez do Capixabão Feminino e vai jogar a Série A3 do Brasileiro

“Espero que tenha cada mais incentivos ao futebol daqui, que isso possa acontecer. A gente sabe que tem o Prosperidade, que acabou de ser campeão e vai jogar a A3 (Divisão A3 do Brasileiro) do ano que vem e elas possam, com cada vez mais investimentos, estar no alto nível do futebol brasileiro”, torceu Tamires.

O Prosperidade foi campeão ao superar o Vila Nova por 5 a 1 no jogo da ida e segurar o empate em 1 a 1 no jogo da volta. Com o título, garantiu vaga na Série A3 do Brasileiro do ano que vem.

SEMELHANÇAS COM A CAPIXABA LIZ 

Foto: @lizvalverderhem
Liz Valverde é hoje jogadora do Corinthians

Tamires, além de elogiar Gabi Zanotti e o Prosperidade, também contou que está por dentro da história da jovem capixaba Liz Valverde, 13 anos, que está no Corinthians.

Ela se destacou disputando o Capixabão Sub-13, pelo Porto Vitória, entre os meninos.

A jovem zagueira já chegou à seleção brasileira sub-15 e tem buscado seu espaço no Corinthians, maior vencedor do futebol brasileiro nos últimos anos.

“Eu conheço a Liz e me identifico com ela. Assim como ela, eu também saí cedo de casa para buscar a minha trajetória. E torço para que ela alcance tudo que ela busca. Aos pais, espero que eles apoiem, que incentivem seus filhos e suas filhas. Que não falem mais aquelas frases que nós ouvimos lá atrás. E entendam que futebol dá sim futuro”, afirmou Tamires. 

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024