Esportes

Adversário protesta contra decisão que devolveu os pontos ao Porto Vitória

Porto Vitória foi punido por escalação irregular de jogador na Copa Espírito Santo, mas recuperou os pontos e se classificou antecipadamente para a final

Adversário protesta contra decisão que devolveu os pontos ao Porto Vitória Adversário protesta contra decisão que devolveu os pontos ao Porto Vitória Adversário protesta contra decisão que devolveu os pontos ao Porto Vitória Adversário protesta contra decisão que devolveu os pontos ao Porto Vitória
Foto: Real Noroeste

A classificação antecipada para a final da Copa Espírito Santo foi motivo de festa para o Porto Vitória, líder isolado do Grupo A da segunda fase e que apenas cumpre tabela neste sábado contra o Linhares, às 15 horas, no Kleber Andrade, pela última rodada da segunda fase da competição.

Mas o fato gerou revolta no Real Noroeste, pelo fato de a vaga na final ter sido garantida após o Porto Vitória recuperar, no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-ES), os pontos perdidos no próprio TJD-ES por escalação irregular de um jogador na segunda rodada da segunda fase.

VEJA TAMBÉM:

> Rio Branco se despede da Copa ES com empate sem gols

> Saiba como fazer retirada dos kits da Meia Maratona dos Reis Magos

> Empresária vai correr 120km como incentivo à saúde das mulheres

O QUE ACONTECEU

O Porto Vitória foi julgado pela 2ª Comissão Disciplinar do TJD-ES no dia 7 de agosto e perdeu seis pontos pela escalação irregular de um jogador na vitória por 3 a 0 sobre o Capixaba, pela segunda rodada da Copa Espírito Santo. Na ocasião, o clube relacionou um jogador do time sub-13. A falha se deu por uma confusão com o nome do zagueiro Caio Baccarin, do time profissional.

Na noite de quinta-feira (15), porém, em julgamento do recurso do clube pelo Pleno do TJD-ES, o tribunal decidiu devolver os pontos ao Porto Vitória.

Com os pontos recuperados, o Porto Vitória é líder isolado do Grupo A, com 19 pontos, e não pode mais ser alcançado pelo Real Noroeste, vice-líder com 11. Por isso, já está classificado para a final da Copa Espírito Santo e aguarda somente pela definição do seu adversário, que será o primeiro colocado do Grupo B.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

REAL NOROESTE PROTESTA

Na tarde desta sexta-feira, o Real Noroeste publicou nota oficial nas suas redes sociais protestando contra a decisão do Pleno do TJD-ES.

O clube sente-se prejudicado. Afinal, caso a punição ao Porto Vitória fosse mantida, o Real ainda teria chances de se classificar para a final na última rodada, quando visita o Vitória, sábado, no Salvador Costa.

“Com todo o respeito que nutrimos pelos auditores que compõem o Tribunal Pleno, a legislação desportiva é clara ao dizer que, se há inclusão de atleta cuja irregularidade restou comprovada em súmula a condenação na pena do artigo 214 do CBJD é medida que se impõe”, reclamou o clube.

Com a devolução dos pontos, a partida deste sábado serve apenas para o Real Noroeste “cumprir tabela”, ainda que o Vitória, líder do Grupo B, precise do resultado para confirmar a sua classificação na outra chave.

VEJA COMO ESTÁ A TABELA DA COPA ES

CONFIRA A NOTA OFICIAL DO REAL NOROESTE:

“O REAL NOROESTE vem a público externar sua indignação com a decisão do Tribunal Pleno do TJD ES que reformou a decisão da Comissão Disciplinar que havia punido o clube Porto Vitória por escalação irregular.

Com todo o respeito que nutrimos pelos auditores que compõem o Tribunal Pleno, a legislação desportiva é clara ao dizer que se há inclusão de atleta cuja irregularidade restou comprovada em súmula a condenação na pena do artigo 214 do CBJD é medida que se impõe.

Tal qual ocorreu com o Real Noroeste no ano de 2023, que perdeu pontos pelo fato do árbitro responsável não ter conferido a documentação e verificado que um atleta não foi para jogo, não viajou com a equipe, não esteve no estádio (ou seja o clube não se beneficiou da inserção do nome do atleta em súmula de jogo); ou o rigor da Lei é para uns e não para todos?

Infelizmente, o futebol está se perdendo, em todos os sentidos, seja pela inaplicabilidade da lei, pelos absurdos ocasionados por erro de arbitragem (que inclusive desencadeou todos os ocorridos no jogo contra a Desportiva no último sábado), e aqui ressaltamos o pênalti inexistente marcado pelo árbitro do jogo contra a Desportiva, no dia 10/08, que desencadeou uma reação inesperada no treinador da nossa equipe, considerando que não era a primeira vez que o mesmo árbitro atuou de forma, a nosso ver, tendenciosa.

O clube Real Noroeste pesa todas as suas ações, como clube sabemos que jamais agradaremos a todos, mas tentamos dentro de todas as possibilidades apresentar um futebol justo, técnico, qualificado. Perder, ganhar faz parte do dinamismo do futebol, é isso que faz o futebol ser interessante é a incerteza do resultado, mas o que temos visto é uma intervenção (comprovado por vídeos) que influenciam diretamente no resultado, e aqui não ousaremos dizer que para beneficiar uns, mas com claro intuito de prejudicar a equipe do Real, talvez por sempre apontarmos os erros cometidos, embora não sejamos respondidos ou ouvidos, continuaremos apontado os erros que ocorrem nos jogos, afinal é assim que se aperfeiçoa.

O Real busca há 14 anos fazer história no futebol. Não foi, não está e não vai ser fácil, mas desistir não é opção”.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024