Esportes

Alô, Paris! Mikaela aumenta a lista de capixabas na Olimpíada

Atleta da seleção brasileira de taekwondo, Mikaela Oliveira é mais uma capixaba convocada para estar nos Jogos Olímpicos de Paris/2024

Alô, Paris! Mikaela aumenta a lista de capixabas na Olimpíada Alô, Paris! Mikaela aumenta a lista de capixabas na Olimpíada Alô, Paris! Mikaela aumenta a lista de capixabas na Olimpíada Alô, Paris! Mikaela aumenta a lista de capixabas na Olimpíada
Foto: Acervo pessoal
Medalhista de ouro no Grand Slam de 2024, a capixaba Mikaela Oliveira vai estar nos Jogos de Paris

A lista de capixabas na Olimpíada de Paris/2024 acaba de aumentar. A responsável por isso é a lutadora Mikaela Oliveira, 21 anos, que foi convocada nesta semana para fazer parte da equipe mista brasileira de taekwondo que fará uma exibição da categoria nos Jogos Olímpicos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

Mikaela se junta a outro capixaba na mesma equipe, Pedro Alves, que teve a sua convocação anunciada em fevereiro deste ano.

Em Paris, eles vão representar o Brasil na equipe mista, competição na qual cada equipe tem dois lutadores homens e duas mulheres. A categoria será disputada como exibição.

QUEM É ELA

MIKAELA OLIVEIRA

Idade: 21 anos
Naturalidade: Serra
Equipe: Two Brothers, de São Caetano do Sul (SP)
Tempo de seleção brasileira: 4 meses
Principais conquistas: bronze no Rio Open 2022, bronze no Grand Slam 2023, ouro no Super Brasileiro, ouro na Copa do Brasil, ouro no Grand Slam 2024

CHORO DE ALEGRIA

Foto: Acervo pessoal
A lutadora Mikaela Oliveira com a família

Mikaela recebeu a notícia da convocação na quarta-feira (19), diretamente dos seus treinadores na equipe Two Brothers, de São Caetano do Sul (SP), onde mora.

“Fiquei sabendo pelos meus treinadores e foi a melhor notícia do meu dia. A sensação é de gratidão. Na hora, eu só sabia chorar, né, porque eu não tava acreditando naquilo que tava acontecendo”, conta Mikaela, que treina na mesma equipe de Pedro Alves.

A emoção continuou forte no momento de contar a novidade para os pais, Marcela Oliveira e Jackson Silva, e para a irmã, Millena.

“Pra mim, a melhor parte foi contar pra minha família, para os meus pais, pra minha irmã. Eles fazem parte deste sonho comigo, então, a melhor parte foi contar e vê-los felizes por mim. Eles também ficaram sem acreditar também, ficaram em choque, mas a ficha tá caindo e foi muito gratificante”. 

Mikaela é uma das contempladas pelo programa Voe Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).

INÍCIO POR ACASO

O taekwondo entrou na vida da Mikaela meio que por acaso, no CT Fábio Marques, em Jardim Limoeiro, em Serra. Ela começou na modalidade para ajudar a irmã, Millena. Depois, a irmã parou e ela ficou.

Foto: @CBTKD
Mikaela convocada para a seleção brasileira

“O taekwondo entrou na minha vida de fora inesperada. Eu entrei pra ajudar minha irmã, eu acabei ficando e ela acabou saindo. Antes do taekwondo, eu fiz balé, fiz natação, só que foram esportes que eu gostava muito, mas não me enchiam os olhos. O taekwondo, com o tempo, acabou virando mais do que um esporte pra mim. Eu acabei gostando e decidi que era aquilo que eu queria pra mim”, lembra.

Deu tão certo que Mikaela acumula conquistas expressivas na carreira, como o ouro no Grand Slam deste ano. E com apenas quatro meses de seleção brasileira, foi convocada para, em Paris, substituir Sandy Macedo, que se lesionou e que é uma das inspirações da lutadora capixaba, ao lado da ex-jogadora de futebol Formiga, recordista de participações em Copas do Mundo e duas vezes vice-campeã olímpica com a seleção brasileira. “Essas duas atletas, pra mim, são atletas sensacionais e com história de vida muito bonita”.

ENCONTRO NA VILA OLÍMPICA

Com apenas 21 anos, Mikaela vai viver sua primeira experiência olímpica. E em meio aos melhores atletas do mundo, de várias modalidades, ela já sabe quem ela gostaria de encontrar em Paris para trocar uma ideia e, é claro, tirar fotos.

“Eu gostaria de encontrar a Rebeca Andrade. Acho ela uma atleta sensacional e gostaria muito de conhecê-la”.

LISTA PODE AUMENTAR

Com a convocação de Mikaela Oliveira para a exibição das equipes mistas de taekwondo, o Espírito Santo tem agora seis representantes genuinamente confirmados na Olimpíada de Paris/2024.

Além dela, já carimbaram o passaporte o também lutador Pedro Alves, na mesma modalidade que Mikaela; a jogadora de beach handebol Patricia Scheppa, que também fará exibição em Paris; e as ginastas Déborah Medrado e Sofia Madeira, da seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica; e André Stein, que forma com o paraibano George a melhor dupla brasileira no ranking mundial de vôlei de praia.

Também vão representar o Estado nos Jogos Olímpicos o carioca Evandro e o paranaense Arthur Lanci, que foram dupla no vôlei de praia. A dupla treina em Vila Velha desde janeiro deste ano e ficou com a segunda vaga do País na modalidade.

A lista pode aumentar, já que o velocista Paulo André Camilo tem boas chances de confirmar sua vaga no revezamento 4x100m. O ex-BBB também busca vaga individual na prova dos 100m rasos e terá a chance de obter a classificação no Troféu Brasil de Atletismo, de 27 a 30 de junho, em São Paulo (SP). Para isso, precisa correr a distância abaixo do índice olímpico, que é de 10s00, o que seria a melhor marca da sua carreira.

LEIA TAMBÉM: Atleta chora e diz que ex-marido usa Olimpíadas para tirar guarda da filha

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024