Esportes

Ameaçado de rebaixamento, Cruzeiro anuncia demissão de Luxemburgo

Ameaçado de rebaixamento, Cruzeiro anuncia demissão de Luxemburgo Ameaçado de rebaixamento, Cruzeiro anuncia demissão de Luxemburgo Ameaçado de rebaixamento, Cruzeiro anuncia demissão de Luxemburgo Ameaçado de rebaixamento, Cruzeiro anuncia demissão de Luxemburgo

Belo Horizonte – A sequência de seis jogos sem vitórias do Cruzeiro, que provocou a eliminação da equipe da Copa do Brasil e a aproximação do time da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, custou caro a Vanderlei Luxemburgo. Nesta segunda-feira, a diretoria do clube mineiro anunciou a demissão do treinador, no dia seguinte à derrota por 1 a 0 para o Santos, em casa, pelo Brasileirão.

A pressão sobre Luxemburgo se intensificou nas últimas semanas pelos resultados ruins e pelo fraco futebol apresentado, ainda mais que o Cruzeiro é o atual bicampeão brasileiro. Nos dois últimos jogos no Mineirão – derrotas para Palmeiras e Santos -, a torcida, inclusive, entoou cânticos como “Adeus, Luxa”, pedindo a saída do treinador, que agora se concretizou.

À frente do Cruzeiro por 19 partidas em sua segunda passagem, Vanderlei Luxemburgo acumulou dez derrotas, três empates, seis vitórias, 16 gols marcados e 21 sofridos, ficando longe de repetir o sucesso da passagem anterior, quando conquistou os títulos da Copa do Brasil, do Brasileirão e do Campeonato Mineiro em 2003. No total, ele já dirigiu o clube em 126 partidas e obteve 74 triunfos, 25 empates e 27 derrotas.

A queda do Cruzeiro representa a segunda demissão de Luxemburgo nesta edição do Brasileirão – o treinador caiu logo na terceira rodada do comando do Flamengo, após o time somar apenas um ponto no início da competição.

Além de Luxemburgo, a diretoria do Cruzeiro anunciou a saída do diretor de futebol Isaías Tinoco. Ele permaneceu no cargo por pouco mais de um mês e recentemente provocou a fúria da torcida ao declarar que ela não é a maior de Minas Gerais.

O último triunfo do Cruzeiro foi em 9 de agosto, pela 17ª rodada do Brasileirão, quando derrotou o Palmeiras por 2 a 1, no Mineirão. Desde então, foram cinco derrotas e um empate. Com a última derrota, o Cruzeiro se encontra na 16ª colocação no torneio nacional, a primeira posição fora da zona de rebaixamento, à frente de Goiás e Coritiba apenas pelos critérios de desempate.

O nome do substituto de Luxemburgo ainda não foi definido. O Cruzeiro volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, quando vai encarar a Ponte Preta, fora de casa, pela 22ª rodada. Neste duelo, o time será comandado interinamente pelo auxiliar técnico e ex-jogador Deivid.