O italiano Carlo Ancelotti desembarca de vez no Brasil no final da próxima semana. Após passar alguns dias no País entre o final de maio e o início de junho, período em que fez sua primeira convocação da Seleção Brasileira e comandou dois jogos pelas Eliminatórias, o treinador entrou de férias, com uma breve interrupção para acompanhar parte do Mundial de Clubes nos Estados Unidos.
O técnico irá direto para um apartamento alugado na Barra, no Rio, perto da sede da CBF e o roteiro de agosto será acompanhar jogos presencialmente.
A agenda não foi divulgada, mas é certo que uma visita ao Santos, time de Neymar, estará na lista. O atacante ficou fora da convocação de estreia de Ancelotti porque não vinha atuando com regularidade. Agora, a situação é diferente.
Neymar em melhor forma física
Neymar participou dos 90 minutos das três últimas partidas pelo Brasileirão, o que não acontecia havia dois anos. A estratégia do craque de usar a pausa para o Mundial como período de fortalecimento parece ter dado resultado.
Na manhã de 26 de maio, quando anunciou sua primeira lista de convocados, Ancelotti ligou para o atacante para explicar por que não o chamaria. Mesmo afastado da Seleção há quase dois anos, o camisa 10 ainda é considerado um dos líderes do grupo, ao lado do lateral Danilo, do zagueiro Marquinhos e do volante Casemiro.
A dúvida é se Neymar estará saudável dentro de 10 meses, quando for divulgada a lista final para a Copa do Mundo de 2026.
Preocupação com Neymar fora de campo
Fora de campo, o comportamento preocupa. Neymar tem demonstrado irritação com a má fase do Santos, que está na zona de rebaixamento do Brasileirão. O craque discutiu com torcedores, tanto rivais quanto do próprio clube. Na quarta-feira, após a derrota para o Inter, ele foi até a arquibancada confrontar um torcedor.
Ancelotti já avisou que conta com o atacante, desde que ele esteja em boa forma. E ao optar por não convocar para junho, o treinador mostrou que a influência do jogador dentro do elenco não será suficiente para garantir sua presença se não estiver 100% fisicamente e interessado.
Após os confrontos contra Chile e Bolívia, em setembro, a Seleção aproveitará as Datas Fifa de outubro e novembro para disputar amistosos, provavelmente na Europa e na Ásia.
Durante esse período, Ancelotti deve permanecer algum tempo no continente europeu, onde acompanhará partidas na Inglaterra, Espanha e Itália. Com a vaga na Copa já garantida, a prioridade agora é formar uma equipe competitiva, com ou sem Neymar.