
O capixaba Anderson Varejão foi homenageado nesta quarta-feira (6) com o título de primeiro embaixador da seleção brasileira masculina de basquete.
A homenagem aconteceu no Sesc de Guarapari, onde a equipe está treinando desde a segunda-feira (4) e fica até o dia 14 na preparação para a Copa América. A competição será realizada de 22 a 31 de agosto na Nicarágua.
Varejão, 42 anos, recebeu uma placa das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Marcelo Sousa, e agora se torna o primeiro de vários ídolos que serão nomeados embaixadores em futuros projetos.
O ídolo foi aplaudido pelos jogadores da seleção brasileira, por dirigentes da CBB e por dezenas de alunos de projetos sociais de basquete que acontecem no Espírito Santo.
Veja o vídeo da homenagem a Anderson Varejão:
Carreira pela seleção brasileira
Anderson Varejão começou no basquete do Saldanha da Gama. De lá, saiu do Estado para brilhar em quadras do Brasil e do mundo.
O ala-pivô ganhou destaque por Franca/SP e acabou contratado pelo Barcelona-ESP. Ídolo no time europeu, seguiu depois para a NBA, onde virou ídolo no Cleveland Cavaliers. Jogou também pelo Golden State Warriors antes de voltar ao Brasil e ser campeão pelo Flamengo, até encerrar a carreira.
Pela seleção brasileira, Anderson Varejão foi campeão do Pan de Santo Domingo-2003, do Sul-Americano no mesmo ano e da Copa América em 2005 e 2009.
O capixaba ainda foi um dos líderes do elenco que recolocou a seleção brasileira masculina nas Olimpíadas, ficando com o quinto lugar em Londres-2012.