Esportes

Após 'atrapalhar' Mercedes, Ricciardo diz que poderia ter vencido na Hungria

Após ‘atrapalhar’ Mercedes, Ricciardo diz que poderia ter vencido na Hungria Após ‘atrapalhar’ Mercedes, Ricciardo diz que poderia ter vencido na Hungria Após ‘atrapalhar’ Mercedes, Ricciardo diz que poderia ter vencido na Hungria Após ‘atrapalhar’ Mercedes, Ricciardo diz que poderia ter vencido na Hungria

Budapeste – O australiano Daniel Ricciardo teve grande responsabilidade em acabar com a sequência de pódios da Mercedes que vinha desde 2013. O piloto da Red Bull fez uma boa corrida neste domingo no GP da Hungria, em Budapeste, e se envolveu em dois acidentes fundamentais para tirar a equipe alemã dos três primeiros lugares.

Primeiro, na relargada, na 49ª volta, Ricciardo tentou ultrapassar Lewis Hamilton, então quarto colocado, mas levou um chega pra lá. O inglês teve parte de sua asa dianteira quebrada, precisou ir aos boxes e ainda foi considerado culpado pelo toque e caiu para 14º, enquanto o australiano manteve-se entre os primeiros colocados.

Na parte final da corrida, o alemão Sebastian Vettel liderava com folga, e seu compatriota Nico Rosberg, da Mercedes, tinha dificuldades para diminuir a distância. Ricciardo, que vinha em um bom ritmo, passou a ameaçá-lo. Na volta 64, o australiano enfim deu o bote no fim da reta. Rosberg tentou responder e fazer o “X”, mas houve o toque. O alemão levou a pior, teve o pneu furado e a asa quebrada. O piloto da Red Bull deu sorte e confirmou a terceira posição. A direção de prova entendeu que o toque não teve culpados.

Após a corrida, Ricciardo admitiu que a tentativa de ultrapassagem foi ousada, mas ele também sentia-se determinado a aproveitar a oportunidade. “Vim de trás e achei que o caminho estava limpo, mas Nico voltou e tocou na minha asa e no meu pneu. Nós dois arruinamos nossa chance de vencer”, comentou.

O australiano acreditava que no ritmo que vinha poderia ter chegado em Vettel e vencido a prova, não fosse o incidente. “Sabíamos que tínhamos velocidade nas retas, mas eu sabia que era rápido o suficiente para vencer”, comentou Ricciardo. “Vi Vettel não abrindo tanta vantagem na liderança, então se não tivesse tocado em Nico, teria pegado o Seb (Vettel)”, prosseguiu.

No fim das contas, Ricciardo se mostrou satisfeito com o primeiro pódio na temporada em uma corrida que teve diversos incidentes e terminou com a vitória de Vettel. O resultado, ele dedicou ao piloto francês Jules Bianchi, que morreu em 17 de julho.

“Foi uma corrida maluca. Teve um acidente na curva 1 e pensei que minha corrida havia acabado. Depois teve um contato na relargada com o Lewis (Hamilton), e pensei que minha corrida havia acabado novamente. E ainda teve o contato com o Nico também,” comentou. “Hoje coloquei meu coração em tudo. Era a maneira que Jules gostaria de fazer. Sinto que ganhei um pouco de força hoje e dedico essa conquista a ele”, finalizou.

O GP da Hungria registrou o melhor resultado da temporada para a Red Bull. Além de Ricciardo na terceira colocação, o companheiro de equipe, o russo Daniil Kvyat, de 21 anos, surpreendeu e garantiu o segundo lugar, em seu primeiro pódio da carreira.