Atacante Edinho no treino do Vitória
Edinho destacou importância de ter foco em decisão no próximo domingo. (Foto: Clara Fafá/VitóriaFC)

O atacante Edinho, de 42 anos, chamou a responsabilidade no Vitória na reta final do Capixabão. Primeiro, deu uma forte declaração, em tom de desabafo, após a derrota do time alvianil para o Jaguaré por 1 a 0, fora de casa, na penúltima rodada da fase de classificação.

Agora, ele cobra atenção total e foco para que o Vitória escape do rebaixamento na última rodada, domingo, às 16 horas, contra o Nova Venécia no estádio Salvador Costa;

A equipe da capital é a oitava colocada, com seis pontos. Se vencer, estará classificada para as quartas de final. Empate ou derrota em casa, porém, pode causar o rebaixamento, caso Porto Vitória (nono colocado) ou Jaguaré (10º) vençam seus jogos.

Veja a tabela do Capixabão

“Acima de tudo, temos que ter atitude. A gente sabe da importância do jogo e tenho certeza que vamos estar muito focados e concentrados”, avisou Edinho. sobre a partida decisiva da última rodada.

LEIA TAMBÉM:

Faz o Pix! Rio Branco de Venda Nova faz história na Copa do Brasil

Jobson, ex-Botafogo, sofreu acidente? Veja o que aconteceu com o atacante

Qual é a melhor campanha de um time capixaba na Copa do Brasil

Veja o vídeo do atacante Edinho:

Desabafo após derrota: “Time frouxo”

Após a derrota para o Jaguaré por 1 a 0 na penúltima rodada da fase de classificação, Edinho deu uma declaração pra lá de polêmica, ainda no gramado do estádio Conilon, em Jaguaré, na última terça-feira (18).

Em tom de desabafo, ele criticou a postura dos colegas de time e se incluiu na lista de quem está devendo futebol dentro das quatro.

“Time sem vergonha na cara, time frouxo. Esse time do Vitória que entrou em campo hoje (terça) não sabe o que quer no campeonato. Não sabe o que quer para o futuro deles profissional”, disparou o atacante, na entrevista pós-jogo.

Ídolo do alvianil, o jogador rasgou o verbo ao falar sobre o comportamento e o ambiente do elenco.

“Eu estou me incluindo nisso aí. Eu preciso ter vergonha na cara. Preciso ser mais homem dentro de campo, ter personalidade para dar as caras para jogar e não se esconder do jogo. Quem está em campo aí hoje é um monte de medroso”, disparou o camisa 20.

Briga contra o rebaixamento

O Vitória tem seis pontos e venceu apenas um jogo neste Capixabão, após oito rodadas. Tem a mesma pontuação do Porto Vitória e do próprio Jaguaré, os dois clubes que estão na zona de rebaixamento pelo saldo de gols.

Na disputa pelo saldo de gols, o Vitória está zerado, enquanto Porto e Jaguaré tem saldo negativo de -4 e -7, respectivamente. Por isso, o time alvianil está fora da zona e depende apenas de si para se salvar.

Rodada decisiva

A última rodada terá todos os jogos disputados simultaneamente no próximo domingo (23), às 16h. O Vitória recebe o Nova Venécia no estádio Salvador Costa, bastando vencer para se salvar.

Já o Porto Vitória viaja para Venda Nova do Imigrante, onde vai enfrentar o Rio Branco de Venda Nova no estádio Olímpio Perim. Por sua vez, Jaguaré, vai jogar contra o Rio Branco, no Kleber Andrade.

Confira todos os jogos da última rodada:

Domingo (23)
  • Real Noroeste x Desportiva | 16 horas | José Olímpio da Rocha
  • Vitória x Nova Venécia | 16h00 | Salvador Costa
  • Rio Branco x Jaguaré | 16h00 | Kleber Andrade
  • Rio Branco VNI x Porto Vitória | 16h00 | Olímpio Perim
  • Vilavelhense x Capixaba | 16h00 | Engenheiro Araripe

*Texto sob supervisão do editor Flávio Dias.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.