Copa do Brasil: Rio Branco de Venda Nova x Amazonas. Kleber Andrade. 20/02/2025
Rio Branco de Venda Nova conquistou classificação histórica na Copa do Brasil 2025. Foto: Henrique Montovanelli/FES

O Rio Branco de Venda Nova do Imigrante já fez história em 2025. O Polenteiro avançou de fase na Copa do Brasil contra o Amazonas em sua segunda participação na competição. Desde 2019, quando o Serra encerrou um jejum de 24 anos para o futebol capixaba, foi a sexta equipe do Espírito Santo a se classificar para a segunda fase da competição.

O time da região Serrana do Estado acabou eliminado na fase seguinte, na goleada sofrida por 6 a 0 contra o Vila Nova-GO. Ainda assim, a classificação inédita na Copa do Brasil foi muito celebrada pelo clube e pela torcida.

Neste ano, o Brancão Polenteiro completa 10 anos desde que retomou as atividades no futebol profissional, após ficar 17 anos parado, e coleciona grandes momentos desde então.

Além da classificação histórica no ano passado, a equipe de Venda Nova do Imigrante já havia realizado outros grandes feitos. Foi campeã do Capixabão 2020 em casa, no estádio Olímpio Perim, contra o Rio Branco SAF. Em 2024, terminou o estadual como vice, tendo perdido a final nos pênaltis para o capa-preta.

Final do Capixabão 2024: Rio Branco x Rio Branco de Venda Nova
Rio Branco de Venda Nova foi vice-campeão estadual em 2024 e conquistou vaga na Copa do Brasil 2025. Foto: Henrique Montovanelli/FES

Após uma sequência de boas temporadas e resultados históricos, o Rio Branco de Venda Nova quer se reafirmar em 2026 e reivindicar seu posto entre os grandes clubes do estado.

Elenco reformulado e aposta em jovem técnico

Para 2026, o Rio Branco VNI reformulou o seu elenco quase por completo. No final do Capixabão 2025 e após a participação na Copa do Brasil, o elenco já havia sido totalmente trocado para a disputa da Copa ES.

Agora, o time chega mais uma vez cheio de novidades. A aposta do Brancão Polenteiro foi montar um elenco com jogadores de fora do estado e experientes. Muitos deles vão jogar o campeonato capixaba pela primeira vez.

Mantivemos as características que acreditamos ser interessantes para o clube. Montamos um elenco muito competitivo e acho que não vai ser diferente dos últimos anos, em que sempre estivemos brigando nas posições mais altas do campeonato capixaba”

Breno Caliman, presidente do Rio Branco de Venda Nova

Para comandar os jogadores, o clube anunciou um técnico também novo: Paulinho Guará, de 46 anos. Ex-jogador, ele iniciou a carreira à beira do campo no Democrata de Sete Lagoas-MG em 2018, onde permaneceu até 2023. Depois, rodou por outros times mineiros até chegar a Venda Nova do Imigrante.

Guará já tem dois títulos do Campeonato Mineiro Módulo II, a segunda divisão estadual. O segundo deles foi em 2025.

A preparação está sendo muito positiva. Tudo o que tivemos de planejamento na pré-temporada, conseguimos colocar em prática. A competição vem com grandes equipes e investimentos, clubes com ambição. Nossa primeira etapa é conseguir a classificação”

Paulinho Guará, técnico do Rio Branco de Venda Nova

Caldeirão reformado e com nova iluminação

O estádio Olímpio Perim, casa do Rio Branco de Venda Nova, passou por reformas em sua estrutura para a temporada de 2025, visando a participação na Copa do Brasil. Porém, com as alterações no regulamento, o time precisou jogar a competição no Kleber Andrade.

Para 2026, novas melhorias foram feitas, inclusive a instalação de uma nova iluminação para o gramado, em uma parceria da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) com a CBF. O clube ainda renovou a fachada do estádio e inaugurou a sua primeira loja oficial.

Nova fachada do estádio Olímpio Perim, onde fica loja oficial do clube. Foto: Pablo Silva/Rio Branco de Venda Nova

Capixabão 2026 vai ter transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record. A novidade vai levar os principais jogos da competição para dentro da casa dos torcedores, numa parceria com a TVE, sempre aos sábados, às 16 horas.

Tabela do Rio Branco de Venda Nova na 1ª fase do Capixabão 2026

  • 1ª Rodada – Desportiva x Rio Branco de Venda Nova
    14/01 (quarta) às 21h30
    Estádio Engenheiro Araripe, Cariacica
  • 2ª Rodada – Rio Branco de Venda Nova x Real Noroeste
    18/01 (domingo) às 15h
    Estádio Olímpio Perim, Venda Nova do Imigrante
  • 3ª Rodada – Capixaba x Rio Branco de Venda Nova
    22/01 (quinta) às 21h
    Estádio a definir
  • 4ª Rodada – Rio Branco de Venda Nova x Forte
    25/01 (domingo) às 15h
    Estádio Olímpio Perim, Venda Nova do Imigrante
  • 5ª Rodada – Porto Vitória x Rio Branco de Venda Nova
    28/01 (quarta) às 21h
    Estádio Kleber Andrade, Cariacica
  • 6ª Rodada – Serra x Rio Branco de Venda Nova
    31/02 (sábado) às 19h
    Estádio Robertão, Serra
  • 7ª Rodada – Rio Branco de Venda Nova x Vilavelhense
    03/02 (terça) às 18h30
    Estádio Olímpio Perim, Venda Nova do Imigrante
  • 8ª Rodada – Vitória x Rio Branco de Venda Nova
    07/02 (sábado) às 19h
    Estádio Salvador Costa, Vitória
  • 9ª Rodada – Rio Branco de Venda Nova x Rio Branco
    12/02 (quinta) às 20h
    Estádio Olímpio Perim, Venda Nova do Imigrante

Elenco do Rio Branco de Venda Nova para o Capixabão 2026

  • Goleiros: Harrison; Bruno Gabriel; Rodolfo Battestin; Emanuel
  • Zagueiros: Diego Augusto; Douglas Zielke; Igor Caldeira; Wendell
  • Laterais: Jair Pereira; Maicon Firmino; Pablo Freitas; Weverton
  • Meio-campistas: Leozidio; José Lucas; João Vitor; Jackson; Vitinho; Juninho
  • Atacantes: Emerson Adolfo; Bruno Sammario; Guilherme Teixeira; Julio Cesar; Alef Leite; Léo Ferraz; Cadu
  • Técnico: Paulinho Guará
Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.