Esportes

Após quedas, seleção masculina fica em 7º no Mundial de ginástica

Após quedas, seleção masculina fica em 7º no Mundial de ginástica Após quedas, seleção masculina fica em 7º no Mundial de ginástica Após quedas, seleção masculina fica em 7º no Mundial de ginástica Após quedas, seleção masculina fica em 7º no Mundial de ginástica

Com dificuldades no cavalo com alças, a seleção brasileira masculina de ginástica artística não conseguiu ir ao pódio nesta quarta-feira e precisou se contentar com o sétimo lugar na disputa por equipes, em Liverpool, na Inglaterra. O time nacional foi formado por Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Lucas Bitencourt e Yuri Guimarães.

O Brasil acabou terminando na mesma posição da fase classificatória, apesar de ter se aproximado do pódio ao longo da disputa. A equipe brasileira registrou 241,362 pontos no total, contra 257,858 da China, que conquistou a medalha de ouro. A prata foi para o Japão, com 253,395. E a Grã-Bretanha completou o pódio, com 247,229.

Os três primeiros colocados garantiram, por antecipação, a vaga na Olimpíada de Paris-2024. O Brasil agora vai tentar buscar a vaga olímpica no Mundial do próximo ano, na Antuérpia. Em solo belga, estarão em jogo nove vagas para os Jogos de Paris.

A disputa da final desta quarta começou pela prova de salto, na qual o Brasil foi representado pelo experiente e medalhista olímpico Arthur Nory, Caio Souza e Yuri Guimarães, um dos dois estreantes do time em finais por equipes em Mundial – o outro foi Diogo Soares. A equipe somou 42,799 pontos.

Na sequência, o time brasileiro contou com Diogo, Caio e Lucas Bitencourt nas barras paralelas. Com pontuação de 42,233, o Brasil chegou a figurar na liderança da disputa. A situação mudou, contudo, na prova da barra fixa. Nory, Diogo e Caio anotaram 40,566 no total e viram a China assumir a ponta, deixando o Brasil na segunda colocação geral.

No solo, os erros aumentaram e Yuri, Caio e Nory registraram 41,932. Mas foi no cavalo com alças que a situação complicou de vez. Na prova que é considerado o ponto mais fraco da equipe, Diogo, Caio e Lucas sofreram uma queda cada. E a pontuação não passou de 33,900, derrubando a equipe para a sétima posição.

A disputa final foi a das argolas. O time nacional, com Diogo, Lucas e Caio, foi melhor do que na prova anterior, com 39,932, mas não o suficiente para subir posições na classificação final.

Com a participação na final desta quarta, o Brasil encerrou sua presença nas disputas por equipes. No feminino, na terça, as brasileiras ficaram em quarto lugar. A partir de quinta, o time nacional vai se concentrar nas disputas individuais.

Medalhista olímpica, Rebeca Andrade é quem tem mais chances de subir ao pódio. Ela estará em quatro finais: individual geral, barras assimétricas, trave e solo. Flávia Saraiva, que sentiu dores na disputa da final por equipes, vai competir no solo. No masculino, Caio estará nas finais do individual geral e do salto. Diogo competirá no individual geral enquanto Nory tentará a medalha na barra fixa.