O árbitro capixaba Francisco Cássio, que teve amputada a perna esquerda após um acidente de moto em Vila Velha em dezembro do ano passado, está realizando mais uma rifa para ajudar na sua recuperação. O prêmio da vez é uma bicicleta.
Cássio segue em recuperação após nove meses do acidente. O árbitro faz sessões de fisioterapia e ainda aguarda a conclusão do processo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para cobrir os custos do tratamento. A previsão para receber uma resposta do órgão é apenas em janeiro de 2026.
Até lá, ele segue dependendo de doações por meio da vaquinha online e da venda de rifas. A arrecadação será destinada para a compra de uma prótese para que o ex-árbitro possa voltar a correr e caminhar com autonomia. O valor da prótese é de R$ 100 mil.
Com ela, espero recuperar parte da minha independência, melhorar minha qualidade de vida e participar ativamente de momentos simples do dia a dia, como passear em família, subir escadas ou até mesmo fazer uma caminhada no parque. Cada contribuição fará uma grande diferença na minha jornada de reabilitação
destaca Cássio.
O prêmio da rifa foi doado por um amigo, que é jogador amador da Associação de Amigos de Vila Velha. Ele doou a bicicleta para Cássio para a realização da rifa, que teve as vendas iniciadas há duas semanas.
Além da arrecadação, o árbitro faz reabilitação todos os dias na academia. Ele também frequenta o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), onde iniciou o processo de obtenção de prótese. Porém, o prazo estimado é de sete meses de espera.
Relembre o acidente de Cássio
Cássio sofreu um acidente de moto quando estava voltando do treino, no dia 18 de dezembro do ano passado, próximo ao Terminal de Vila Velha. Ele chegou a ficar em coma por dois dias e internado no hospital por cinco dias. Os médicos disseram que treinar com regularidade durante a vida toda ajudou na recuperação.
O árbitro só recobrou a memória após o quinto dia de recuperação, mas não se lembra de como foi o acidente. Segundo ele, a única coisa que se recorda é que um carro o atropelou quando já estava chegando em casa e que foi arremessado por cerca de 10 metros.
Após o ocorrido, Cássio teve a perna amputada. Desde então, ele recebeu doações de amigos, colegas de profissão, de times amadores e da própria Federação de Futebol do Espírito Santo (FES). Ele faz questão de agradecer a todos pelo apoio.
No entanto, ele comenta que as doações diminuíram nos últimos meses, por isso está contando com esta nova rifa.
Cássio ainda espera voltar a trabalhar
Cássio pensa em retornar às atividades, mas ainda tem que esperar pela conclusão dos processos do INSS e do Crefes. Ele conta que só consegue voltar a trabalhar após receber a prótese.
Além de árbitro, Cássio era supervisor administrativo. Como árbitro, ele ainda pode voltar a atuar, porém, como amador e só se tiver a prótese. Além disso, ele recebeu um convite da Federação de Futebol (FES) para trabalhar como observador de jogo.
*Texto sob a supervisão do editor Flávio Dias