
O Vitória chega com expectativas altas para o ano de 2026. Atual campeão da Copa Espírito Santo, o Alvianil terá a disputa do Brasileirão Série D neste ano e sonha com um acesso inédito para o futebol capixaba.
Para isso, o clube irá inaugurar um sonho antigo do torcedor: a nova arquibancada do Salvador Costa. O estádio, localizado em Bento Ferreira, na capital, teve capacidade aumentada para receber até 5,3 mil pessoas, cerca de 2 mil a mais que a acomodação anterior.
Estamos animados pela inauguração do nosso novo lance de arquibancada. Acreditamos que montamos um elenco que vai nos proporcionar grandes conquistas em 2026. A expectativa é muito positiva e estamos muito confiantes.
Guto Mattos, presidente do Vitória
Em momento de alta, a Águia Azul sonha com voos ainda mais altos nesta temporada. Desde 2019, o time esteve presente em todas as semifinais do Capixabão, mas não vence o título há sete anos. Em 2026, um dos objetivos é voltar a ser campeão estadual.
O ano da equipe ainda começa mais cedo e valendo a taça da Supercopa dos Campeões Capixabas, entre o campeão do Capixabão, Rio Branco, e da Copa ES, o próprio Vitória. O clássico será no Salvador Costa nesta quarta-feira (07), uma semana antes do início do estadual.

Já na Série D, o Vitória irá representar o Espírito Santo junto com Rio Branco e Real Noroeste, buscando alcançar a Série C do brasileiro. O clube não participava da competição desde 2023, quando foi eliminado pelo Ceilândia-DF, na segunda fase. Sua melhor campanha foi em 2019, chegando às oitavas de final.
Desde a criação da quarta divisão nacional, em 2009, nenhum time capixaba conseguiu esse feito.
Nosso desejo é estar competindo para ganhar todas as competições e o nosso acesso para a Série C, que também é um sonho nosso”
Guto Mattos
Neste ano, com as mudanças anunciadas pela CBF, os seis melhores colocados da Série D garantem o acesso. Até 2025, eram quatro vagas. Por outro lado, a concorrência é maior, passando de 64 para 96 clubes.
Vitória aposta em manutenção do elenco campeão em 2025
A base do elenco campeão da Copa ES em 2025, foi mantida para a temporada de 2026: 15 jogadores renovaram o contrato, além da comissão técnica dirigida por Rafael Soriano.

Além do título da Copa ES, boa parte dos jogadores e da comissão técnica do Vitória estiveram emprestados ao Serra durante a Série B do Capixabão 2025, em que foram campeões.
O time ainda conta com reforços importantes: João Paulo, que jogou entre 2019 e 2024 no Alvianil, onde foi capitão e campeão da Copa ES, está de volta. O meia foi o artilheiro do futebol capixaba em 2025 pela Desportiva. Os atacantes Patrick e Vinicius e o volante Canário também são novidades.
Será uma temporada de calendário cheio, com quatro competições. Mantivemos uma base da equipe e reforçamos em posições pontuais. Fizemos uma boa pré-temporada e temos uma confiança de que estamos no caminho certo, com expectativa de fazer frente nas quatro competições”
Rafael Soriano, técnico do Vitória
O Capixabão 2026 vai ter transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record. A novidade vai levar os principais jogos da competição para dentro da casa dos torcedores, numa parceria com a TVE, sempre aos sábados, às 16 horas.
Tabela do Vitória na 1ª fase do Capixabão 2026
- 1ª Rodada – Vitória x Vilavelhense
14/01 (quarta) às 19h
Estádio Salvador Costa, Vitória - 2ª Rodada – Vitória x Porto Vitória
17/01 (sábado) às 16h
Estádio Salvador Costa, Vitória - 3ª Rodada – Rio Branco x Vitória
21/01 (quarta) às 21h
Estádio Salvador Costa, Vitória - 4ª Rodada – Vitória x Desportiva
24/01 (sábado) às 19h
Estádio Salvador Costa, Vitória - 5ª Rodada – Real Noroeste x Vitória
29/01 (quinta) às 21h
Estádio Rochão, Águia Branca - 6ª Rodada – Vitória x Capixaba
01/02 (domingo) às 15h
Estádio Salvador Costa, Vitória - 7ª Rodada – Forte x Vitória
04/02 (quarta) às 21h
Estádio Emílio Nemer, Castelo - 8ª Rodada – Vitória x Rio Branco VN
07/02 (sábado) às 19h
Estádio Salvador Costa, Vitória - 9ª Rodada – Serra x Vitória
12/02 (quinta) às 20h
Estádio Robertão, Serra
Elenco do Vitória para o Capixabão 2026
- Goleiros: Paulo Henrique; Júnior; Lucão
- Zagueiros: Roberto Jr; Abuda; Maílson; Truyts; Enzo
- Laterais: Foguete; Caio Ferraz; Magatão; Geisandro;
- Meio-campistas: João Paulo; Canário; Jonata; Carlos Vitor; Thiago Ramos; Tonoli
- Atacantes: Patrick; Tony; Vinicius; Marcelinho; Kaiky; Cezini; Quieza; Stuart; Alexsandro;
- Técnico: Rafael Soriano