Estádio Salvador Costa passa a ter capacidade para 5,3 mil pessoas. Foto: Divulgação/Vitória FC
Estádio Salvador Costa passa a ter capacidade para 5,3 mil pessoas. Foto: Divulgação/Vitória FC

O Vitória chega com expectativas altas para o ano de 2026. Atual campeão da Copa Espírito Santo, o Alvianil terá a disputa do Brasileirão Série D neste ano e sonha com um acesso inédito para o futebol capixaba.

Para isso, o clube irá inaugurar um sonho antigo do torcedor: a nova arquibancada do Salvador Costa. O estádio, localizado em Bento Ferreira, na capital, teve capacidade aumentada para receber até 5,3 mil pessoas, cerca de 2 mil a mais que a acomodação anterior.

Estamos animados pela inauguração do nosso novo lance de arquibancada. Acreditamos que montamos um elenco que vai nos proporcionar grandes conquistas em 2026. A expectativa é muito positiva e estamos muito confiantes.

Guto Mattos, presidente do Vitória

Em momento de alta, a Águia Azul sonha com voos ainda mais altos nesta temporada. Desde 2019, o time esteve presente em todas as semifinais do Capixabão, mas não vence o título há sete anos. Em 2026, um dos objetivos é voltar a ser campeão estadual.

O ano da equipe ainda começa mais cedo e valendo a taça da Supercopa dos Campeões Capixabas, entre o campeão do Capixabão, Rio Branco, e da Copa ES, o próprio Vitória. O clássico será no Salvador Costa nesta quarta-feira (07), uma semana antes do início do estadual.

Uniformes do Vitória para 2026. Foto: Guilherme Kenzo/Vitória FC

Já na Série D, o Vitória irá representar o Espírito Santo junto com Rio Branco e Real Noroeste, buscando alcançar a Série C do brasileiro. O clube não participava da competição desde 2023, quando foi eliminado pelo Ceilândia-DF, na segunda fase. Sua melhor campanha foi em 2019, chegando às oitavas de final.

Desde a criação da quarta divisão nacional, em 2009, nenhum time capixaba conseguiu esse feito.

Nosso desejo é estar competindo para ganhar todas as competições e o nosso acesso para a Série C, que também é um sonho nosso”

Guto Mattos

Neste ano, com as mudanças anunciadas pela CBF, os seis melhores colocados da Série D garantem o acesso. Até 2025, eram quatro vagas. Por outro lado, a concorrência é maior, passando de 64 para 96 clubes.

Vitória aposta em manutenção do elenco campeão em 2025

A base do elenco campeão da Copa ES em 2025, foi mantida para a temporada de 2026: 15 jogadores renovaram o contrato, além da comissão técnica dirigida por Rafael Soriano.

Vitória é o maior campeão da Copa ES, com cinco títulos. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Além do título da Copa ES, boa parte dos jogadores e da comissão técnica do Vitória estiveram emprestados ao Serra durante a Série B do Capixabão 2025, em que foram campeões.

O time ainda conta com reforços importantes: João Paulo, que jogou entre 2019 e 2024 no Alvianil, onde foi capitão e campeão da Copa ES, está de volta. O meia foi o artilheiro do futebol capixaba em 2025 pela Desportiva. Os atacantes Patrick e Vinicius e o volante Canário também são novidades.

Será uma temporada de calendário cheio, com quatro competições. Mantivemos uma base da equipe e reforçamos em posições pontuais. Fizemos uma boa pré-temporada e temos uma confiança de que estamos no caminho certo, com expectativa de fazer frente nas quatro competições”

Rafael Soriano, técnico do Vitória

Capixabão 2026 vai ter transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record. A novidade vai levar os principais jogos da competição para dentro da casa dos torcedores, numa parceria com a TVE, sempre aos sábados, às 16 horas.

Tabela do Vitória na 1ª fase do Capixabão 2026

  • 1ª Rodada – Vitória x Vilavelhense
    14/01 (quarta) às 19h
    Estádio Salvador Costa, Vitória
  • 2ª Rodada – Vitória x Porto Vitória
    17/01 (sábado) às 16h
    Estádio Salvador Costa, Vitória
  • 3ª Rodada – Rio Branco x Vitória
    21/01 (quarta) às 21h
    Estádio Salvador Costa, Vitória
  • 4ª Rodada – Vitória x Desportiva
    24/01 (sábado) às 19h
    Estádio Salvador Costa, Vitória
  • 5ª Rodada – Real Noroeste x Vitória
    29/01 (quinta) às 21h
    Estádio Rochão, Águia Branca
  • 6ª Rodada – Vitória x Capixaba
    01/02 (domingo) às 15h
    Estádio Salvador Costa, Vitória
  • 7ª Rodada – Forte x Vitória
    04/02 (quarta) às 21h
    Estádio Emílio Nemer, Castelo
  • 8ª Rodada – Vitória x Rio Branco VN
    07/02 (sábado) às 19h
    Estádio Salvador Costa, Vitória
  • 9ª Rodada – Serra x Vitória
    12/02 (quinta) às 20h
    Estádio Robertão, Serra

Elenco do Vitória para o Capixabão 2026

  • Goleiros: Paulo Henrique; Júnior; Lucão
  • Zagueiros: Roberto Jr; Abuda; Maílson; Truyts; Enzo
  • Laterais: Foguete; Caio Ferraz; Magatão; Geisandro;
  • Meio-campistas: João Paulo; Canário; Jonata; Carlos Vitor; Thiago Ramos; Tonoli
  • Atacantes: Patrick; Tony; Vinicius; Marcelinho; Kaiky; Cezini; Quieza; Stuart; Alexsandro;
  • Técnico: Rafael Soriano
Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.