
O Espírito Santo viveu um momento histórico no esporte escolar internacional. Dois jovens atletas capixabas, Ana Elizia Geraldino dos Santos e Matheus Ngome tiveram performances excepcionais nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2025, realizados no Paraguai.
“Os resultados da Ana Elizia e do Matheus representam o que há de mais inspirador no esporte capixaba: superação, disciplina, talento e muita dedicação. Ver nossos atletas alcançando tricampeonatos, recordes e múltiplas medalhas em um evento internacional é motivo de imenso orgulho para a Fecade e para todo o Espírito Santo. Eles mostram, na prática, o poder transformador do esporte escolar”, destacou o presidente da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), Lidimar Marquez.
A paratleta Ana Elizia, de 14 anos, alcançou um feito inédito: o tricampeonato no arremesso de peso, com a marca de 11m51. Ela é a primeira brasileira a vencer uma mesma prova por três anos consecutivos: 2023, 2024 e 2025.
Além do ouro no arremesso de peso, Ana brilhou no revezamento 5x80m integrado, com mais um ouro, junto com Yasmin Cruz de Oliveira Alves, Vitória Marcondes, Lorena Turkot e Helena Stinghen Neri.

Matheus Ngome é fenômeno na natação
Na piscina, o capixaba Matheus Ngome, de 13 anos, continua “voando”. Considerado um fenômeno na modalidade, ele conquistou quatro ouros e bateu recorde brasileiro na natação em sua primeira participação nos Jogos Sul-Americanos em Assunção.
Matheus dominou as provas de velocidade e brilhou nos revezamentos. No total, ganhou o ouro nos 50m livre, 50m borboleta, 4x50m livre e 4x50m medley.
Já nos 100m borboleta, Matheus foi medalhista de prata, porém, bateu o recorde brasileiro da categoria infantil 1, com 57s44. O capixaba detém hoje incríveis 12 recordes brasileiros de categoria.
