
Duas adolescentes capixabas, Amanda Marques e Clara Tomaz, foram convocadas para o Training Camp Sub-19, acampamento de treinos da Seleção Brasileira de Remo, no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 31 de janeiro deste ano.
As duas são do Clube Álvares Cabral, de Vitória, e terão a oportunidade de representar o Brasil, aprender com treinadores da seleção brasileira e trocar experiências com atletas de outros estados.
O training camp consiste em um período de 10 dias de treinamentos e busca experimentar e formar conjuntos para representar o Brasil nas competições internacionais. Em março, o Brasil disputa o Sul-Americano Sub-19, que será realizado em Porto Alegre (RS).
Ao todo, são 13 atletas do feminino e 13 do masculino convocados. Quatro técnicos da Confederação Brasileira de Remo irão conduzir os treinamentos, juntamente com outros cinco convidados.
Quem são as capixabas convocadas?
Amanda Marques, de 16 anos, pratica remo há cerca de três anos. Ela começou no esporte através do Álvares Cabral em 2023, sem ter qualquer conhecimento da modalidade na época.
Depois que comecei a fazer parte da equipe e treinar com mais intensidade, percebi que era o que eu queria e me apaixonei.”
Amanda Marques
Desde então, a adolescente seguiu firme no remo e não demorou muito para a primeira convocação para um training camp, em 2024. Agora em 2026, ela terá a segunda oportunidade de estar com a seleção brasileira.
Estou muito feliz e honrada por estar sendo reconhecida, isso só me faz refletir que todo o meu esforço está sendo recompensado. Espero ter um bom desempenho e pretendo dar o meu máximo, tendo bons resultados na máquina e na água e ser bem vista pelos técnicos.”
Amanda Marques

Já Clara Tomaz, de 17 anos, vai para o seu primeiro training camp com a seleção brasileira. Ela pratica o remo há três anos por influência do pai, que também foi atleta da modalidade. A atleta fala que se encontrou no esporte e influencia os amigos a praticar alguma modalidade.
Em 2025, a jovem foi homenageada como melhor atleta do Espírito Santo, entre masculino e feminino. Ela conta que a rotina é intensa, acordando às 4h30 da manhã para treinar todos os dias. O objetivo é claro: disputar uma competição internacional.
Mesmo com muitos dizendo que não sabem como eu tenho foco, digo que sempre vale a pena, é uma coisa que realmente sou apaixonada por fazer. Não sinto como se fosse uma obrigação. Me motiva todos os dias, me dá um propósito.”
Clara Tomaz

Clara avalia que o remo feminino está em ascensão nos últimos anos no país e no Estado e está honrada de fazer parte da atual geração do esporte. A atleta também comentou sobre poder fazer parte dos treinamentos na seleção brasileira sub-19.
Me deixou realizada. Ao mesmo tempo, senti o dever de continuar dando o meu melhor para a oportunidade de representar o Brasil. É algo que representa meu amor e minha dedicação ao remo e um passo importante ao meu e ao futuro capixaba nessa modalidade histórica e tão relevante na história do País.”
Clara Tomaz