Esportes

Atrás da Mercedes, Ferrari confirma mudanças em carro para reagir no Azerbaijão

Atrás da Mercedes, Ferrari confirma mudanças em carro para reagir no Azerbaijão Atrás da Mercedes, Ferrari confirma mudanças em carro para reagir no Azerbaijão Atrás da Mercedes, Ferrari confirma mudanças em carro para reagir no Azerbaijão Atrás da Mercedes, Ferrari confirma mudanças em carro para reagir no Azerbaijão

A Ferrari espera diminuir a distância que a separa da Mercedes na temporada 2019 da Fórmula 1 a partir do GP do Azerbaijão, neste domingo, com largada às 9h10 (de Brasília), em Baku. Após três etapas disputadas, o máximo que a escuderia italiana conseguiu foi o terceiro lugar no pódio, que teve os pilotos da equipe alemã nas duas principais posições nas três provas. O chefe da tradicional equipe italiana, Mattia Binotto, anunciou nesta terça-feira que alterações serão feitas no modelo SF90, carro que ainda não provou ser confiável como o alemão Sebastian Vettel e o monegasco Charles Leclerc gostariam.

“Estamos trazendo algumas atualizações para Baku, como o primeiro passo no desenvolvimento do SF90”, disse o dirigente. “Na sequência de três corridas, que definitivamente não foram do jeito que queríamos, esse GP é um momento muito importante para nós”, ressaltou.

É evidente que a Mercedes trouxe várias pequenas atualizações para seu carro nas três primeiras corridas, enquanto o SF90 da Ferrari, que teve um desempenho superior nos treinos em Barcelona na pré-temporada, pareceu capaz de proporcionar aos seus pilotos mais ou menos o mesmo nível de desempenho visto na pista espanhola.

Em meio a este início de temporada decepcionante para as pretensões da Ferrari, Binotto prometeu mudanças para a equipe começar a reagir no Azerbaijão. “Nós nos preparamos muito bem, analisando todos os dados que adquirimos até agora, analisando as áreas em que podemos melhorar e trabalhando na adaptação da configuração do carro e do gerenciamento da unidade de potência para as características da pista.”

O motor é um dos pontos principais a sofrer alterações no carro vermelho. “De fato, Baku possui uma reta muito longa, que coloca demandas especiais no motor, tanto na parte de combustão interna quanto nos elementos híbridos”, afirmou o chefe da Ferrari, que espera um novo desafio com o desgaste dos pneus. “A superfície da pista é muito lisa, o que significa que o desgaste do pneu é geralmente baixo, mas, como os pneus geram menos energia, pode ser difícil colocá-los na faixa certa de temperatura de trabalho.”

O pentacampeão Lewis Hamilton lidera o campeonato com 68 pontos, contra 62 de Valtteri Bottas, seu companheiro de Mercedes. Dupla titular da Ferrari, Vettel (37) e Leclerc (36) só aparecerem na classificação atrás do holandês Max Verstappen, da Red Bull, que soma 39 pontos. No Mundial de Construtores, a Mercedes tem 130, contra apenas 73 da equipe italiana, atual vice-líder desta disputa do campeonato.

Os primeiros treinos livres do GP do Azerbaijão serão na sexta-feira das 6h as 7h30 (horário de Brasília). A segunda sessão está prevista para as 10h, mesmo horário em que começa a definição do grid no sábado. A corrida, no domingo, tem largada marcada para as 9h10.