Dez Milhas

Atuais campeões comandam a legião estrangeira na 34ª Dez Milhas Garoto; veja como retirar o kit

Os quenianos Nicolas Kosgei e Viola Kosgei voltam ao Espírito Santo para defender os títulos na prova no próximo domingo (28); retirada dos kits começa nesta quinta (25)

Leitura: 3 Minutos
Viola Kosgei. Dez Milhas Garoto 2024.
Viola Kosgei venceu a Dez Milhas Garoto em 2024 (Foto: Fotop/Garoto)

A disputa pelo topo do pódio da 34ª Dez Milhas Garoto promete ser bastante acirrada. A organização divulgou a relação de estrangeiros que participarão da prova no domingo (28), com largada na praia de Camburi, em Vitória, e chegada em frente a fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha.

Estão confirmados corredores do Quênia, Etiópia e Uganda e, encabeçando a lista de destaques do exterior, nada menos que os atuais campeões da corrida capixaba, os quenianos Nicolas Kosgei e Viola Kosgei.

Nicolas venceu, no passado, a Meia Maratona do Rio de Janeiro, a Maratona Internacional de São Paulo e a Dez Milhas Garoto. Neste ano, ele ainda ganhou a Meia Maratona Internacional de São Paulo e a 3ª Meia Maratona de Guarulhos, feitos que o colocam como favorito.

Nicolas Kosgei vence a Dez Milhas Garoto 2024
Nicolas Kosgei na chegada da Dez Milhas Garoto em 2024 (Foto: Fotop/Garoto)

Outro nome forte é o ugandense Mark Kiptoo, que em 2025 venceu o Desafio das Pontes (RJ), o XX Troféu Independência (SP) e a New Balance 15k São Paulo.

Completam a relação de atletas africanos no masculino os etíopes Yeneblo Biyazen  Alehegn, que este ano correu a Gifu Half Marathon, no Japão, em 1h02min44, e Altaseb Awoke Tafes, além do queniano Dismas Nyabira Okioma.

Simpatia de Viola Kosgei está de volta ao ES

Viola Jelagat Kosgei, que encantou a todos no ano passado com sua simpatia, traz na bagagem as vitórias na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e da Dez Milhas Garoto no ano passado, além do vice-campeonato na 3ª Meia Maratona de Guarulhos.

Uma das suas principais adversárias deve ser a ugandense Emily Chebet, que está em grande fase e ganhou em 2025 o Desafio da Ponte (RJ), o XX Troféu Independência (SP) e foi bicampeã da Meia Maratona de Guarulhos, além de terceira colocada na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O feminino ainda terá a etíope Lelise Tegegne Wakweya e a queniana Sharon Chepkoech.

Nos próximos dias, a organização divulgará os atletas brasileiros confirmados na elite e que tentarão recolocar o Brasil no topo do pódio das Dez Milhas Garoto.

A última conquista brasileira na prova foi com Altobelli da Silva, em 2023, e Edinalva Laureano da Silva, em 2007.

Retirada de kits a partir de quinta-feira

A retirada de kits da 34ª Dez Milhas Garoto será feita começa na quinta-feira (25) e segue na sexta (26) e no sábado (27), na Fábrica de Chocolates Garoto, na Glória, em Vila Velha.

Na quinta e na sexta, os corredores podem retirar os kits das 9 às 19 horas.. No sábado, o horário de retirada é de 8 às 18 horas. Não haverá entrega no dia da prova.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024