Esportes

Atuais campeões, EUA enfrentarão China na 1ª fase do Mundial Feminino de Basquete

Atuais campeões, EUA enfrentarão China na 1ª fase do Mundial Feminino de Basquete Atuais campeões, EUA enfrentarão China na 1ª fase do Mundial Feminino de Basquete Atuais campeões, EUA enfrentarão China na 1ª fase do Mundial Feminino de Basquete Atuais campeões, EUA enfrentarão China na 1ª fase do Mundial Feminino de Basquete

Tenerife – A Federação Internacional de Basquete (Fiba, na sigla em inglês) sorteou nesta terça-feira os grupos do Mundial Feminino de Basquete, que será disputado em Tenerife, na Espanha. Atual campeã do torneio, olímpica e líder do ranking, a seleção norte-americana é a cabeça de chave do Grupo D, e enfrentará Letônia, Senegal e China na primeira fase.

Os Estados Unidos, por serem os atuais campeões olímpicos, e a Espanha, por ser o país-sede do torneio, não disputaram as eliminatórias e garantiram vaga diretamente. Diante da sua torcida, a seleção espanhola, vice-campeã na última edição do Mundial, atual campeã europeia e segunda colocada do ranking da Fiba, encabeça o Grupo C, que ainda tem Japão, Bélgica e Porto Rico, que ganhou a vaga ao eliminar o Brasil na Copa América do ano passado e disputará o torneio pela primeira vez em sua história.

Na terceira posição do ranking, a França é cabeça de chave do Grupo A, ao lado de Coreia do Sul, Grécia e Canadá. No Grupo B, a Austrália, quarta do ranking e medalha de bronze no último Mundial, terá como adversários a Turquia, que perdeu a disputa do terceiro lugar para a própria Austrália em 2014, além de Argentina e Nigéria.

O torneio que reúne as 16 melhores seleções do mundo tem início do dia 22 de setembro e os primeiro colocados de cada grupo se classificam automaticamente para as quartas de final. Os segundos e terceiro colocados de cada grupo terão de se enfrentar em uma espécie de repescagem para poder avançar às quartas.

BRASIL FORA – Como perdeu a disputa do terceiro lugar para Porto Rico na Copa América do ano passado, realizada em Buenos Aires, na Argentina, a seleção brasileira ficou fora da disputa do mundial neste ano. Será apenas a segunda vez que o Brasil, campeão em 1994, não participará do torneio – a primeira foi na edição de 1959, realizada na antiga União Soviética.