Final do Capixabão
Rio Branco é o atual bicampeão do Capixabão e sonha com o tri. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O atual bicampeão Capixaba, Rio Branco, busca conquistar neste Capixabão um feito que o clube não alcança há 56 anos. Desde 1970, o Capa-Preta não vence a competição por três anos consecutivos, o que pode acontecer em 2026.

De maneira geral, o último tricampeão capixaba não faz tanto tempo assim: foi o Real Noroeste em 2021, 2022 e 2023. Caso quebre o tabu em 2026, o Rio Branco chegará ao 40º título estadual, se isolando ainda mais como o maior campeão do Espírito Santo.

Na década de 1970, o clube ainda se sagraria tetra em 1971, após os títulos em 1968, 69 e 70. A geração de ouro tinha ídolos marcantes como Jorge Reis, goleiro que quebrou o recorde mundial de mais tempo sem sofrer gol na época, totalizando 1.605 minutos (19 jogos).

Para também escreverem seus nomes na história do clube, o atual elenco chega forte para o Capixabão deste ano. A manutenção do goleiro Fernando Henrique (ex-Fluminense), dos zagueiros Darlan e Matheus Castelo e as chegadas dos atacantes Edu (ex-Cruzeiro) e Alisson Farias (ex-Internacional) são alguns dos destaques da equipe.

A equipe será comandada pelo técnico Cícero Júnior, de larga experiência no futebol mineiro. Esta será sua primeira passagem pelo Espírito Santo.

O clube vem em uma ascensão muito grande nos últimos anos. O Rio Branco já foi temido, jogando Série A, e está buscando isso de novo, haja vista o nível que fez na Série D ano passado.

Cícero Júnior, em sua apresentação como técnico do Rio Branco

Em 2026, o Capa-Preta será a equipe capixaba com o maior número de competições para disputar na temporada: Capixabão, Série D, Copa do Brasil, Copa Centro-Oeste e Copa Espírito Santo.

O começo dessa caminhada não será no Kleber Andrade, que passa por readequação do gramado e só será liberado na quarta rodada do estadual. Até lá, o time irá mandar seus jogos no Salvador Costa, em Vitória.

Rio Branco não terá Kléber Andrade nas três primeiras rodadas do Capixabão. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Este ano marca o terceiro do Rio Branco como SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Desde que passou a ter mais investimentos, o time conquistou os títulos capixabas de 2024 e 2025 e teve o seu melhor desempenho na Série D no passado, chegando até às oitavas de final.

Os principais objetivos para esta temporada são a conquista do tricampeonato capixaba e o sonhado acesso à Série C do Brasileirão de 2027, feito inédito entre os clubes capixabas desde a criação da quarta divisão, em 2009.

Neste ano, com as mudanças anunciadas pela CBF, os seis melhores colocados da Série D garantem o acesso. Até 2025, eram quatro vagas. Por outro lado, a concorrência é maior, passando de 64 para 96 clubes.

Capixabão 2026 vai ter transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record. A novidade vai levar os principais jogos da competição para dentro da casa dos torcedores, numa parceria com a TVE, sempre aos sábados, às 16 horas.

Tabela do Rio Branco na 1ª fase do Capixabão 2026

  • 1ª Rodada – Rio Branco x Serra
    13/01 (terça) às 19h
    Estádio Salvador Costa, Vitória
  • 2ª Rodada – Vilavelhense x Rio Branco
    17/01 (sábado) às 19h
    Estádio Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim
  • 3ª Rodada – Rio Branco x Vitória
    21/01 (quarta) às 21h
    Estádio Salvador Costa, Vitória
  • 4ª Rodada – Rio Branco x Porto Vitória
    24/01 (sábado) às 16h
    Estádio Kléber Andrade, Cariacica
  • 5ª Rodada – Desportiva x Rio Branco
    27/01 (terça) às 20h
    Estádio Engenheiro Araripe, Cariacica
  • 6ª Rodada – Rio Branco x Real Noroeste
    01/02 (domingo) às 18h
    Estádio Kléber Andrade, Cariacica
  • 7ª Rodada – Capixaba x Rio Branco
    04/02 (quarta) às 18h
    Local a definir
  • 8ª Rodada – Rio Branco x Forte
    07/02 (sábado) às 16h
    Estádio Kléber Andrade, Cariacica
  • 9ª Rodada – Rio Branco VN x Rio Branco
    12/02 (quinta) às 20h
    Estádio Olímpio Perim, Venda Nova do Imigrante

Elenco do Rio Branco para o Capixabão 2026

  • Goleiros: Fernando Henrique; Alan Camillato
  • Zagueiros: Darlan; Matheus Castelo; Pedro Marba; Barboza
  • Laterais: Murilo Henrique; João Paulo; Ronaldo Santos; Yuri Ribeiro
  • Meio-campistas: Breno Melo; Romarinho; João Paulo; Zé Mateus; Carlinhos; Edmilson
  • Atacantes: Edu; Alisson Farias; David Lopes; Neto; Brandão; Daniel Bôaz; Inácio; Braga
  • Técnico: Cícero Júnior
Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.