Esportes

Basquete de Franca lança site para receber doações

Basquete de Franca lança site para receber doações Basquete de Franca lança site para receber doações Basquete de Franca lança site para receber doações Basquete de Franca lança site para receber doações

Franca – Em grave crise financeira e sem o apoio de um patrocinador master, o time de basquete de Franca, um dos mais tradicionais do Brasil, anunciou no início da semana que recorreria a seus fãs para não fechar as portas. E nesta sexta-feira, revelou a plataforma com a qual tentará se manter em atividade: um site de crowdfunding, pelo qual receberá doações de seus torcedores.

“Estamos vivendo um momento decisivo na história do Franca Basquete. Chegamos à hora do popular ‘agora ou nunca’. E, para que o maior e mais tradicional clube de basquete do País não encerre suas atividades, precisamos do apoio apaixonado da torcida francana e de todo cidadão”, explicou o vice-presidente do clube, Mauro Bassi.

O Franca já expôs as suas dificuldades financeiras, agravadas com a perda do seu patrocinador principal, a Vivo, empresa de telefonia móvel, telefonia fixa, internet banda larga e TV por assinatura, e que gerou uma dívida de cerca de R$ 1 milhão. Por isso, pesquisou alternativas para conseguir renda e chegou à decisão de tentar o crowdfunding, uma espécie de “vaquinha” coletiva através da internet que tem se popularizado.

Os torcedores poderão fazer doações a partir de R$ 10 e haverá até a possibilidade de doar uma quantia fixa por mês. O Franca disse que manterá um display em seu site oficial para informar os fãs da quantia que já foi arrecadada. Além disso, garantiu que esta vaquinha não será a única fonte de renda do clube, que pensa em outras estratégias para conseguir dinheiro e já pediu para sua torcida lotar o Ginásio Pedrocão nas partidas da equipe.

“Paralelo a isso continuaremos com ações e busca de patrocínio para formar e manter um time forte. Além disso, precisamos que a população adquira o plano de sócio-torcedor e compareça aos jogos no Pedrocão. Não queremos ser meramente coadjuvantes nos torneios. Temos compromisso de resgatar o maior e mais tradicional clube de basquete do País e dar sentido, novamente, ao slogan ‘a capital do basquete'”, disse o presidente do Franca, Paulo Nocera.

O Franca possui dezenas de títulos na sua história, incluindo 11 do Campeonato Paulista, 11 nacionais, seis sul-americanos e quatro pan-americanos. Na temporada passada, o time terminou em oitavo lugar no NBB, o Campeonato Brasileiro Masculino de Basquete.

Apesar das dificuldades financeiras, o Franca começou bem a sua participação na atual edição do NBB e venceu dois dos três jogos que disputou, diante de Brasília e Basquete Cearense, ambos em casa. A equipe paulista perdeu apenas para o Flamengo, no Rio. Na quarta rodada, nesta sexta, duela com o Macaé, novamente fora de casa.