
Ao completar dois meses de início do Projeto Blog Corrida de Rua na #10MilhasGaroto
, escolhi a Corrida Vênus 15k, em São Paulo, realizada no último domingo (04), para fazer um treino de luxo. Estrutura impecável desde a entrega de kits, no sábado (03), com o oferecimento de uma série de serviços para as corredoras, até a largada na manhã nublada de domingo na capital paulista.

Em menos de 10 minutos, passei por três stands e consegui retirar os itens do meu Kit Luxo, que veio com uma camiseta linda mescla e o número de peito com o chip integrado. Havia ainda a opção de Kit Super Luxo, mais completo, com uma saia estampada na cor laranja, viseira preta com detalhes em vermelho e uma bolsa.
13 mil mulheres! Na manhã de domingo (04), éramos 13 mil mulheres concentradas na frente do Jockey Club de São Paulo para a largada dos 5km, 10km e 15km. E eu só tinha na cabeça um objetivo: dar o meu melhor na prova e tentar reduzir ao máximo o meu tempo.

Só pensei no motivo que me levou a estar ali. Além de treinar para a Dez Milhas Garoto, eu queria usar essa prova genuinamente feminina para fazer uma homenagem à minha mãe, que tem sido uma grande guerreira fazendo tratamento e lutando contra o câncer de mama.
Percorri os 15km me sentindo muito bem e terminei a prova com o tempo de 1h41min47seg. Na avaliação do meu treinador, Carlos Gusmão, o meu desempenho foi bom e compatível com a minha evolução nos treinos.
Eu acho que eu poderia ter me saído melhor, mas me atrapalhei um pouquinho na largada e demorei a entrar no ritmo de prova nos primeiros dois quilômetros devido à grande aglomeração de pessoas. Não estou acostumada a participar de eventos com esse grande número de participantes. O máximo que tinha feito antes da Vênus 15km foi a Dez Milhas Garoto, com cerca de 9 mil corredores no ano passado.

Fervi na Rodovia do Sol – Na quarta-feira (07), aproveitei o feriadão de 7 de Setembro para investir na aclimatação e realizar um treino o mais próximo do horário de largada da Dez Milhas Garoto. Meu principal adversário nas cinco edições da prova que participei sempre foi o sol forte. E onde eu fui procurar calor? Na Rodovia do Sol! Fiz 14km. Fui da rotatória de Setiba até um pouquinho depois da entrada do Parque Estadual Paulo César Vinhas. 7km indo e 7km voltando. Ferveu tudo! Mas foi um ótimo treino.
Areia de Setiba e Trilha no Parque – Nesta sexta-feira (09), deixei o asfalto e encarei 11km de areia da praia de Setibão, passando pela lagoa da Coca-Cola, e me refrescando na trilha do Parque Estadual Paulo César Vinhas. Força no início e alívio no final. Delícia de treino para encerrar a semana.
Sábado é off e no domingo (11) é dia de Desafio Nuts, na Serra, um simulado de 13km para dar início à contagem regressiva de uma semana para a maior corrida de rua do Espírito Santo. Está chegando a hora, galera! Vamos que vamos… 🙂

Essa será a 5ª vez que encaro os 16 km entre a Praia de Camburi, em Vitória, e o bairro da Glória, em Vila Velha. A minha primeira Dez Milhas Garoto foi em 2012, quando eu só tinha participado de seis corridas com percursos de 5k e 10k. Apesar da inexperiência, foi nessa edição que fiz o meu 0 melhor tempo de prova até hoje: 1:48:35.
Em 2013, mesmo sem estar treinando, decidi me inscrever na prova. Concluí o percurso em 02:29:25, alternando corrida e vários trechos de caminhada. Já em 2014, também sem condicionamento físico para os 16 km, consegui diminuir o meu tempo para 02:14:42. Mas em ambas as edições com tempo superior a 2 horas eu cruzei a linha de chegada com muitas dores e uma grande frustração por ter caminhado durante boa parte do percurso.
No ano passado, concluí os 16km correndo em 2h1min38seg. Não foi sub 2h, não foi exatamente o que planejei no pouco tempo de treinamento e, claro, não foi o meu menor tempo na prova. Mas foi a primeira vez que corri com um coração em cada pé. Leia aqui o meu relato e entenda do que estou falando!
Compartilhe seus treinos!
Convido todos a acompanharem por aqui a cobertura especial e os meus treinos para a Dez Milhas Garoto 2016. Quem já está se preparando assim como eu para a prova, pode compartilhar as fotos dos treinos e marcar o Instagram @corridaderuaES. Não esqueça de usar a hashtag #10MilhasGaroto. Aqueles que ainda não se sentem aptos a encararem a maior corrida de rua do Espírito Santo podem dar, desde já, os primeiros passos em busca desse desafio para 2017.
Conto com a companhia e o estímulo de vocês.
Parcerias:

(Corrida de Rua, Trail Run, Ultramaratona e Triatlhon)
Responsável: Carlos Gusmão
Contato: 9 8179-6232
Mais informações

Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117
*Esse post faz parte do Projeto Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto. Para conferir as reportagens especiais e todos os detalhes dos meus treinamentos para a maior corrida de rua do Espírito Santo, acesse!

