Dez Milhas Garoto em números

A Corrida Dez Milhas Garoto  movimenta muito além dos milhares de números de peito estampados nas camisas dos corredores do Espírito Santo e de fora do Estado e do país. Com um investimento de mais de R$ 1,5 milhão para a realização da prova, os números comprovam que a competição, que acontece no próximo domingo, dia 02 de setembro, nas ruas de Vitória e Vila Velha, é realmente uma das maiores corridas de rua do Brasil.

Um levantamento realizado pelo blog Corrida de Rua, juntamente com a organização do evento, mostra a grandeza da estrutura e os números que envolvem a maratona.

Sete mil atletas de várias faixas etárias vão percorrer os 16 quilômetros de prova. De fora do Espírito Santo, são aproximadamente 20% dos atletas, vindos principalmente do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O número de participantes representa um crescimento de cerca de 60% em relação ao registrado há cinco anos, em 2007, quando 3.7 mil corredores adultos e 800 crianças e adolescentes participaram do evento.

Cerca de 7 a 10 mil pessoas estarão aguardando e assistindo a chegada dos atletas na sede da Fábrica da Chocolates Garoto, localizada no bairro da Glória, em Vila Velha. Em todo o percurso, aproximadamente 15 mil pessoas devem acompanhar a maratona dos corredores.

Serão mais de 500 colaboradores voluntários da empresa trabalhando durante a prova. Cerca de 550 homens serão os responsáveis pela segurança durante o percurso da corrida, além da cavalaria da Polícia Militar. Mais de 100 mil garrafinhas de água e 7 mil lanches serão distribuídos aos participantes da competição. Vinte profissionais de saúde, entre fisioterapeutas, dentistas, médicos e enfermeiros, estarão de prontidão para dar suporte aos atletas. Sete ambulâncias, sendo cinco UTIs, uma cedida pelo Exército e outra pela Prefeitura Municipal de Vila Velha, e dois hospitais de prontidão (CIAS e Hospital Vila Velha) também poderão ser acionados em casos de emergência.

Durante o jantar de massas, que é fornecido aos atletas na sede da empresa na noite anterior à prova, serão servidos mais de 500 quilos de macarrão, 400 quilos de frango e 100 quilos de queijo ralado. Não vai faltar, é claro, chocolate! Mais de 10 mil bombons Serenata de Amor serão distribuídos como sobremesa.

Dois carros zero quilômetro serão o prêmio do primeiro brasileiro e da primeira brasileira que cruzarem a linha de chegada. As demais premiações, incluindo valores em dinheiro e troféus, somam mais de R$ 200 mil. Ao todo, a maior corrida do Espírito Santo já premiou 44 atletas das categorias elite masculino e feminina durante suas 22 edições.

A prova

Os competidores percorrerão uma distância de 16,090 km, com largada na Praia de Camburi, em Vitória, próximo ao Clube dos Oficiais da PM, e chegada na Chocolates Garoto, na Glória, em Vila Velha. Uma das novidades da prova desse ano está no horário de largada dos competidores, que será mais cedo que nas provas passadas: a saída será às 7 horas para a categoria Cadeirante (Masculino e Feminino); às 8 horas para a Elite Feminina; e às 8h15 para a Elite Masculina e demais categorias: Geral(faixa etária), Especial, Atleta Capixaba e Colaborador Garoto (Masculino e Feminino).

Corrida Garotada

A 11ª Corrida Garotada terá quatro categorias: 10/11 anos, 12/13 anos, 14/15 anos e 16/17 anos (masculino e feminino). Os corredores de 10 a 13 anos vão largar da avenida Jerônimo Monteiro, no bairro Jaburuna, em Vila Velha, e percorrerão 800m até a linha de chegada, na frente da fábrica da Garoto. Os demais participantes iniciam a corrida na Prainha, também no município, a 3km do ponto final da prova. A largada será às 7 horas para todas as categorias.

História

A Dez Milhas Garoto nasceu em 1989 para comemorar os 60 anos da empresa. Em 2002, a Corrida Garotada passou a integrar a prova. Hoje, as corridas estão entre as mais importantes ações realizadas pela empresa, pois integra a sua política de patrocínios e projetos institucionais, através dos quais busca fortalecer a sua relação com a comunidade e retribuir a posição de liderança no mercado capixaba e brasileiro de chocolates. Entre os principais diferenciais da prova está a participação de mais de 500 colaboradores da empresa voluntários na sua realização.

7 Replies to “Dez Milhas Garoto em números

  1. A corrida 10 milhas Garoto é antes de mais nada a grande oprotunidade que todos tem para promover sua saúde. Outro destaque da corrida é a organização. Dá gosto pagar a taxa e participar e com certeza ganhamos muito mais. Dez milhas Garoto é show.

  2. Lamentável, participar da 23ª Dez Milhas Garoto e faltar ÁGUA, não tinha água em diversos pontos e nem na chegada. ÁGUA é fundamental para os corredores enfrentarem os 16KM com calor.
    Valéria Pinto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *