Seus níveis de colesterol estão altos? Corra e faça bem ao seu coração!

É unânime: a prática regular de esportes reduz em 25% os riscos de problemas no coração e melhora o quadro de quem já sofreu de alguma doença cardíaca. Isso tudo porque a atividade física é vital ao controle de colesterol, peso, hipertensão, diabetes e estresse, fatores considerados de riscos às doenças do coração e ao surgimento de câncer.

O cardiologista Schariff Moysés, que também é corredor, lembra que a corrida traz inúmeros benefícios ao coração, como melhoria do fluxo sanguíneo, estimulação da vasodilatação – importante para a pressão arterial –, controle do peso, diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim), liberação do hormônio cortisol – aliviando o estresse e a ansiedade – e outros.

Ele ressalta ainda que o corredor precisa controlar os batimentos cardíacos por meio de monitores. O ritmo não deve exceder aos 75% de sua frequência cardíaca máxima. “No caso daqueles com mais de 65 anos, o controle deve ser feito pela respiração. Se cansar, reduza o ritmo”, lembra.

Dr. Schariff Moysés, entretanto, ressalta que não é para se tornar um atleta profissional de um dia para o outro. Antes mesmo de iniciar qualquer atividade física, independente da idade ou do sexo, é importante realizar um check-up para saber as reais condições físicas para a realização do esporte.

Lembre-se que há sempre ressalvas na hora de praticar um esporte, e é necessário levar em conta sua idade e seu condicionamento físico.

“A prevenção das doenças cardiovasculares está hoje diretamente ligada à prática regular de exercícios físicos e a hábitos de vida saudáveis. É importante realizar exames clínicos antes de fazer qualquer esporte, independente da idade, para que a pessoa saiba dosar seu esforço”, ressaltou Moysés, chefe de cirurgia cardíaca do Vitória Apart Hospital.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *