Alterne o ritmo da corrida, emagreça e fortaleça o seu coração!

O termo sueco fartlek, que significa “brincar de correr”, surgiu na década de 30, e tem feito sucesso entre os corredores capixabas. O treino consiste em alternar velocidades, aumentando o ritmo quando estiver se sentindo bem e diminuindo quando estiver cansado, mas sem parar de correr.

Um dos principais benefícios do fartlek é que não há uma recuperação passiva, ou seja, você está sempre correndo e alternando as velocidades, isso dá uma sensação de esforço e aumenta a resistência do atleta. As intensidades podem variar de um trote leve até uma corrida forte.

E os pontos positivos não param por aí: de acordo com o cardiologista Schariff Moysés, que corre e faz treinos de 10 quilômetros, este tipo de corrida é o melhor para não assustar o coração. “Quando alternamos corridas leves e fortes, deixamos o coração se adaptar à intensidade do esporte”, explica.

A maior parte dos corredores, sejam profissionais ou iniciantes, busca crescer e evoluir em seus treinos, ganhando preparo físico e desempenho. Porém, usar o mesmo método todos os dias pode se tornar monótono e o fartlek faz com que o atleta saia da rotina e encontre na corrida uma diversão.

O fartlek é uma ótima opção também para quem quer emagrecer: durante uma corrida de 20 a 30 minutos, é possível melhorar a resistência, acelerar o metabolismo e ainda queimar muitas calorias. Com a proximidade do verão, “brincar de correr” é uma das melhores opções para ficar com o corpo em forma de maneira saudável.

Por ser uma forma de exercício aeróbico, a corrida faz com que a frequência cardíaca aumente durante a atividade. Quando isso acontece, todo o sistema cardiovascular se exercita. “O coração é um músculo, portanto, quando a frequência cardíaca aumenta durante o exercício, o coração se exercita também. Um exercício regular deixa o sistema cardiovascular mais forte”, conta o cardiologista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *