Atleta vai correr durante 24 horas para arrecadar brinquedos. Saiba como ajudar!

Saúde e solidariedade vão correr juntas! No próximo sábado será realizada a segunda edição do Desafio Natal Solidário – 24 horas Convento da Penha. O ultramaratonista Carlos Gusmão, que ano passado correu mais de 150 km, entre Linhares e Vila Velha, em menos de 24 horas, vai percorrer os pontos turísticos da cidade canela-verde – Morro do Moreno, Convento da Penha e Praia da Costa – entre a manhã de sábado e a de domingo.

O desafio está sendo organizado pelo Grupo de Corrida Gymclub/CEIC e não se trata, efetivamente, de uma corrida, mas de um evento em que o atleta arrecadará brinquedos e, em troca, os 200 primeiros doadores receberão uma camiseta alusiva ao desafio. Os atletas que tiverem interesse poderão acompanhar o ultramaratonista, de forma gratuita, só que não haverá estrutura de suporte para eles durante o trajeto, como por exemplo, hidratação e medalhas, equipe de urgência/emergência. As doações serão entregues ao Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES), dia 2, às 9 horas, logo após o fim da maratona.

O percurso previsto, durante as 24h, será o seguinte: saída do Clube Libanês, volta ao Morro do Moreno e ladeira do Convento da Penha. Porém, a subida do Convento da Penha, que terá início a partir das 17h, só poderá ser feita por Gusmão e, no máximo, por mais dois integrantes utilizando coletes refletores e lanterna.

“O objetivo desse desafio, que vai acabar se transformando numa bela ação social, é deixar o Natal das crianças que se encontram em reabilitação no Crefes mais feliz. E é importante explicar que quem fizer a doação e receber a camisa alusiva ao evento não está obrigado a participar da maratona. Essa é apenas uma forma que o Gusmão escolheu de agradecer pelo gesto de carinho dos corredores”, explicou Bruno.

A troca dos brinquedos pela camisa teve início na última sexta-feira (24), nos postos autorizados: Academia GymClub, Grupo de Corrida Vitória Runners e equipe de corrida UltraSports.

O esporte e a solidariedade

Seja para fins competitivos, estéticos, terapêuticos, de saúde ou até mesmo um hobby, a corrida também tem um lado social. Diversos projetos já utilizam as corridas como uma ferramenta importante no combate à exclusão social e suas consequências individuais e/ou coletivas.

Bruno destaca que “utilizar a corrida de rua em prol de um projeto social é uma forma de mobilizar um grande número de pessoas, direta ou indiretamente. E é por isso que o Gymclub/CEIC apoia eventos como o Desafio Natal Solidário”.

Oficialmente registrados como atletismo, os esportes que envolvem as corrida podem ser divididos em diversas categorias, dentre elas as corridas rústicas ou, como são mais conhecidas, corridas de rua.

“Essa modalidade pode ser considerada um dos esportes mais democráticos que existe. Basta apenas um tênis (e às vezes nem isso) e uma vestimenta simples que o atleta está pronto para a prática de um dos desportos mais antigos da história da humanidade. E mesmo que a corrida tenha surgido por motivos de sobrevivência, percebemos um crescimento expressivo no número de praticantes dessa modalidade”, finaliza.

Programação:

Doação do brinquedo nos postos autorizados: Academia GymClub, Grupo de Corrida Vitória Runners, Equipe de corrida UltraSports.

Início: 9h do dia 01/12/12 e término às 9h do dia 02/12/12

Local de saída e de transição: Estacionamento do clube libanês

Percurso previsto: Clube Libanês – volta ao Morro do Moreno – ladeira do Convento da Penha

Finalização do evento: 9h do dia 02/12/12 com a entrega dos brinquedos no CREFES.

3 Replies to “Atleta vai correr durante 24 horas para arrecadar brinquedos. Saiba como ajudar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *