Ei corredor, quer ser um triatleta? Abertas inscrições para o Triathlon do Exército!

Cerca de 80 atletas, de 15 Estados, já estão inscritos para a disputa do Triathlon do Exército, competição de triathlon mais antiga da América do Sul, que terá a sua 28ª edição no próximo dia 22 de setembro, na Praia de Itaparica, em Vila Velha, válida pela terceira etapa da Copa Brasil de Sprint Triathlon.

As inscrições estão abertas no site da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), com valores promocionais. A prova terá 750 metros de natação, 19.8 km de ciclismo e 5 km de corrida. Serão oferecidos R$ 10 mil de premiação em dinheiro aos cinco primeiros colocados (masculino e feminino) da elite/sub-23.

O Espírito Santo é o Estado com maior número de inscritos até agora: 50. São Paulo tem 16 inscritos e Rio de Janeiro 14. Dentre os inscritos constam grandes feras da modalidade, entre eles o atual campeão de triathlon de longa distância, o paulista Marcus Fernandes. E também nomes das novas gerações como os atletas da seleção brasileira da categoria sub-23: Edivânio Monteiro, Eduardo Lass e Iuri Vinuto. E da categoria júnior: Filipe Cirelli e Kaue Cardoso.

A natação acontecerá no mar de Itaparica, no sentido horário. Serão dadas duas voltas de 375 metros cada. No ciclismo serão seis voltas. O percurso é em sua totalidade plano e será montado às margens da orla de Itaparica. Na corrida serão duas voltas de 2.5km. O percurso é plano e também será montado às margens da orla de Itaparica. Os patrocinadores são POUPEX, Governo do Estado, PMVV. Apoio do Santander e SICOOB.

História

O Triathlon do Exército foi idealizado pelo coronel Luiz Edmundo Pinto de Souza e Mello na ocasião comandante do 38º Batalhão de Infantaria, localizado na Prainha de Vila Velha. Nos primeiros anos a prova ocorria dentro do 38º BI e no asfalto em Vila Velha. A natação era na Baía de Vitória.

A prova reuniu ao longo de sua história os melhores atletas do país. Dentre eles: Sandra Soldan, Mariana Ohata, Fernanda Keller e Márcia Ferreira, entre as mulheres e Leandro Macedo, Alexandre Manzan e Juraci Moreira, entre os homens.

Atletas de várias partes do mundo já competiram na prova que já somou pontos para o Ranking Olímpico.

Pâmella Oliveira é a maior campeã da história dentre os capixabas, com quatro títulos consecutivos (2012, 2011, 2010 e 2009). No ano passado, a capixaba, campeã mundial militar de triathlon, conquistou o título de tetracampeã ao vencer a 27ª edição. A prova foi válida pelo Campeonato Íbero Americano de Sprint Triathlon.

Pâmella, que competiu em sua cidade natal, completou o percurso, que teve 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, em 1.02:18, ficando em segundo lugar Flávia Fernandes (SP) com 1.04:50 e em terceiro Luisa Duarte (SP) com 1.05:21.

No masculino, a prova foi dominada pelos atletas portugueses. Em primeiro chegou João José Salles Pereira com o tempo de 51:28 e em segundo ficou Miguel Arraiolos com 52:01. Fábio Carvalho (SP) foi o brasileiro mais bem colocado ocupando a terceira colocação com 52:17. Largaram na elite feminina 14 atletas e na elite masculina, 37 atletas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *