Paixão por Corrida: Renato Bourguignon – Abandonou o estresse e o cigarro e encontrou a felicidade

1170722_10152203766161501_1A seção “Paixão por Corrida” traz hoje a história do leitor Renato Bourguignon, de 46 anos. Ele começou a correr para aliviar a tensão do dia a dia. Parou de fumar, ganhou amigos, passou a levar a vida tranquilamente e garante que está “muiiitttoooo feliz!!!”. Onde você está buscando sua felicidade? Confira a história do Renato e depois vá procurar a sua lá no calçadão. Pode ser que ela esteja lá!

Muito bacana essa iniciativa de saber da “Paixão por Corrida”, pois é uma paixão mesmo. Resolvi escrever porque a minha vida mudou muito, não só na parte relacionada à saúde física, mas emocionalmente sou outra pessoa. Tenho 46 anos e vivia ligado em 220 wats, fumava, era estressado, aborrecido, preocupado, envolvido 24 horas com meu negócio, ou seja, tinha muita coisa ruim no meu corpo e queria muito achar algo que me fizesse mudar de hábitos, mas teria que ser radical. Não gosto de academia, sou sagitariano, de certo tempo atrás aos dias de hoje, tomei meio que pânico de multidão, muita gente ocupando o mesmo espaço, lugares fechados, gosto de me sentir livre, respirar.

Então, comecei a ensaiar ir para o calçadão correr, nada com compromisso de corrida, era aquela história de não engordar, ficar malhado, vai o dia que está afim… mas mesmo assim não sentia prazer, me sentia obrigado porque tinha que fazer um exercício.

Nesse meio tempo comecei a perceber grupos de homens e mulheres correndo com camisetas iguais coloridas (eram os grupos corredores da madrugada). Eles já tinham corrido há muito tempo (eu estava chegando no calçadão) e fiquei me perguntando: “eles não correm para somente malhar, o que será isso?”. E aí um dia parei três pessoas e perguntei como fazia para me inscrever, eles riram e me responderam: “Que isso! Basta você aparecer às 4h30 da manhã e começar a correr!”.

Pausa na cabeça: meu Deus!!! Na hora levei um choque de horário, como assim 4h30 da manhã? Tudo bem, agradeci e continuei minha corridinha sem graça, mas na semana seguinte, tomei coragem e fui até o encontro do grupo. Cara de edredon, frio, mas fui! Assim que cheguei os três vieram em minha direção e foram super bacanas, me desejaram boas vindas e comecei a correr com eles. Claro, fiquei cansado, não estava preparado e a questão do horário era um pouco demais para mim. Foi ótimo, mas só foi aquele dia rsrsrs…

Foi aí que veio na hora certa a Corrida das Cores. Minha sobrinha me convidou e eu me joguei naquele momento de alegria, diversão e explosão de cores, que sem ter porque me abriram os olhos para uma outra visão do que poderia fazer para me beneficiar fisicamente. Fizemos os 5 km sem cansar, rindo a toa, e pronto! Não precisou de mais nada.

Veio a 1ª. corrida oficial: a Fila Night Run. Comprei o kit dos 10 km, comecei a pesquisar como treinar, a alimentação, o tênis apropriado… Tudo direitinho e esperei com ansiedade o dia que, para variar, choveu torrencialmente. Fiquei preocupado e triste, pois achava que a organização iria cancelar, mas veio a parte boa, a chuva deu uma trégua para que todos pelo menos conseguissem chegar na concentração. Mas não teve jeito, ela voltou com força, mas já estávamos na chuva agora era só se molhar e correr com vontade, garra e prazer. Foi muito boa a sensação de chegada no portal onde muitos aguardavam por nós. Naquele momento de “VITÓRIA” eu consegui.

A partir dessa corrida, pedi para fazer parte do grupo de Corredores Capixabas no Facebook, onde ficamos sabendo de tudo relacionado à corrida de rua. Treino em dias alternados – segunda-quarta-sexta – calçadão 16 a 20 km e terça, quinta e sábado faço 10km pela areia e domingo relaxamento. Cada vez vou aumentando minha quilometragem, 21/22 km, depende muito do emocional também.

Correr requer muita concentração e tem dias que a gente está um pouco fora e aí não rola. O desgaste físico chega primeiro, mesmo porque não corro para ganhar medalhas, colocação e fazer tempos records, muito pelo contrário, corro na paz, ouvindo música, curtindo e sempre chego por incrível que pareça com tempos excelentes, perto de muitos que correm há algum tempo, mas isso é o de menos, as minhas maiores vitórias eu já conquistei. Consegui cuidar do corpo e da mente e falo com muita convicção: não quero nunca mais deixar de correr, foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida!

Adoro participar das corridas. É simplesmente emocionante, prazeroso, divertido, tirando muitas amizades que vão sendo construídas com o tempo. Enfim, tudo ficou mais fácil de ser visto ao meu redor. Hoje sou um cara de bem com a vida, penso muito antes de falar e agir, procuro levar uma vida tranqüila em todos os aspectos e, principalmente, muiiiiito FELIZ!!! Correr é tudo de bom! Eu sou apaixonado por corrida de rua!

Renato Bourguignon
46 anos

Participe também!

paixaoporcorridaEnvie a sua história de “Paixão por Corrida” e inspire outras pessoas a se apaixonarem pelo esporte que mais cresce no país! Vale contar como foi a melhor prova de sua vida, os momentos de superação e o que o estimulou a começar essa atividade física.

Afinal, todo bom corredor que se preze não gosta apenas de ficar contando quanto tempo conseguiu baixar de uma corrida para outra. São várias histórias de superação, de dor e de alegrias! Queremos saber o que te leva a correr. Quais vitórias pessoais você já alcançou com a corrida? De que maneira você tenta levar os amigos para correr?

A seção é atualizada sempre às terças-feiras. Para participar, basta deixar a inspiração rolar, escrever um texto, escolher a melhor foto com a medalha e enviar para [email protected]! Sua experiência pode ser publicada e, ainda, convencer outras pessoas a calçar o tênis e sair correndo por aí. Participe! Você pode conhecer também a história de outros leitores, clique aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *