Economizar energia no horário de verão? Que nada! Sete parques para você treinar e gastar muita

Quem treina cedinho já está começando a sentir a chegada da estação mais quente do ano. Já quem opta por correr à noite não vê a hora da mudança para o horário de verão. Todo corredor já sabe que nessa época o cuidado com a hidratação, com o sono e com a alimentação precisa ser redobrado. É aquela velha história de que o corpo vai necessitar de um período de adaptação para se adequar à nova rotina.

Então, você já sabe o que fazer, não é mesmo? Afinal, já se passaram tantas primaveras! Ao invés de trazer aquelas dicas que, embora importantes, já estão bem batidinhas e que todo mundo sabe de cor, eu fiz um roteiro com dez parques e lugares pra você ir treinar e esquecer que o horário mudou. É para gastar bastante energia, afinal são as indústrias que precisam economizar para ajudar o meio ambiente! Anote aí as dicas e durma cedo para aproveitar bem os dias mais longos e cheios de sol:

Parque da Fonte Grande

ParqueFonteGrande_CA (7)

O Parque da Fonte Grande é para encarar no dia de treino pesado. O relevo é acidentado e inclui vales e pontões. O ponto culminante atinge quase 309 m. Mas com localização e paisagens privilegiadas, a região tem mirantes naturais, que proporcionam espetaculares e múltiplas visões de Vitória e de seu entorno. Então, se cansar, dá uma paradinha, descanse olhando a paisagem e depois continua a correr revigorado! E oferece também hidratação, já que em suas encostas, estão localizadas várias fontes e bicas, com destaque para São Benedito, Cazuza e Morcego.

Na capital, o parque é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica. Ao longo de seus 21,8 mil metros quadrados, podem ser observados répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves.

Dá pra chegar ao parque por dois acessos a pé: passando pela rua Antônio Dell Antonia, em Fradinhos, ou pela rua Alziro Viana, no Centro. Quem for de carro, pode seguir pela rodovia Serafim Derenzi ou pela Estrada Tião Sá, no bairro Grande Vitória. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 17 horas.

Parque Pedra da Cebola

amp_00012922

O Parque Pedra da Cebola com uma área superior a 100 mil metros quadrados tem jardim oriental e um mirante, com vista para a parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado na Serra. Tem área plana em meio a vegetação para a prática de corrida e outras atividades esportivas. O nome do parque deriva de uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se “descama” de maneira similar às palhas de uma cebola. Horário de funcionamento: segunda, das 5 às 9 horas e das 17 às 22 horas, e de terça a domingo, das 5 às 22 horas.

Horto de Maruípe

hortook

O Parque Municipal Horto de Maruípe é um belo cenário para o seu treino, recoberto pelo verde e colorido pelas flores. As águas de uma nascente descem das encostas, formando lagos e um córrego cheio de curvas. O parque, que se estende por cerca de 50 mil metros quadrados, é uma das áreas verdes mais antigas da capital. Além de ser lindo, ainda abriga uma Academia Popular para você arrematar o treino de corrida com musculação. O parque fica na avenida Maruípe, próximo ao Quartel da Polícia Militar, em Maruípe. Horário de funcionamento: segunda, das 5 às 9 horas e das 17 às 22 horas, e de terça a domingo, das 5 às 22 horas.

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça – Alegre

cahoeira-da-fumaca1

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está localizado no Município de Alegre, distante aproximadamente 33 Km da sede municipal e 228 Km de Vitória. Dentro do território do Parque há a opção de seguir pela estrada ao Norte da unidade, que liga a ES-185 a comunidade de Araraí, Alegre. É uma via pública de chão e possui pouco movimento. O trecho que cruza a unidade possui aproximadamente 1 Km. Esta é a opção mais indicada, pois próximo à sede não há espaço adequado e as trilhas são muito fechadas.

Parque Estadual da Pedra Azul – Domingos Martins

PEDRA AZUL

O Parque Estadual da Pedra Azul está localizado nos municípios de Domingos Martins e Vargem Alta. No interior do Parque não há espaço para a prática de corrida. Contudo, o esportista pode aproveitar a Rota do Lagarto, que tem início na BR-101, e seguir até a entrada para Vargem Alta. São 6 km. O caminho passa em frente à subida para a sede do Parque (a subida também pode ser utilizada e possui aproximadamente 700 metros, mas é de chão). Além disso, a Pedra Azul, um dos atrativos do Parque, é a principal paisagem durante quase toda a extensão da Rota do Lagarto.

Parque Estadual de Itaúnas – Conceição da Barra

parqueitaunas_lauro_narciso

O Parque Estadual de Itaúnas, é considerado um dos marcos de luta pela preservação ambiental no Espírito Santo, está localizado no litoral norte, com uma área de aproximadamente 3.674,18 hectares, que vão desde a foz do Rio Itaúnas, em Conceição da Barra até a foz do Riacho Doce, no limite com o estado da Bahia.

O parque possui em seu interior aproximadamente 20 quilômetros de praias e é comum ver esportistas correndo por lá. Além disso, a Trilha do Buraco do Bicho é plana e reta. Ida e volta possuem 5 km, com a saída da Vila de Itaúnas.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha – Guarapari

cesar vinhas

O Parque possui em seu interior 11 km de praias, que vão desde a praia Recanto da Sereia até a praia Setibão. Há também a Trilha Principal, que vai da sede cortando a unidade até a praia. Ou seja, paisagens de restinga, flores como orquídeas e contemplação de pássaros. São 2,5 Km fazendo ida e volta.

O Parque Estadual Paulo César Vinha, está localizado no bairro Setiba, e possui 1.500 hectares de florestas, praias, ilhas, lagoas, dunas e alagados, o Parque, fica bem ao norte do município de Guarapari, na divisa com Vila Velha.

One Reply to “Economizar energia no horário de verão? Que nada! Sete parques para você treinar e gastar muita”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *