Sua estreia vai ser na Corrida das Luzes? Veja dicas de especialistas e cruze a linha de chegada esbanjando saúde!

Muitas pessoas se apaixonam por corrida de rua após se inscreverem em provas sem sequer terem corrido 1 km na esteira da academia. E se você vai estrear no asfalto na Corrida das Luzes, que vai cruzar a Terceira Ponte na noite de 8 de fevereiro, ainda dá tempo de tomar uma série de cuidados para terminar bem a prova.

O ortopedista Jorge Luiz Kriger participou do quadro Saúde em Dia, do jornal Fala Manhã da TV Vitória/Record, nesta sexta-feira, e falou sobre a importância de uma avaliação médica adequada antes da prática de corrida, além de ressaltar quais os exames são fundamentais para os corredores.

“Exames cardiorrespiratórios são essenciais para portadores com pressão alta, diabetes. Jovens com problemas cardíacos na família também precisam ter cuidados. Já do ponto de vista ortopédico, é necessária uma avaliação nos desvios que o corredor pode apresentar. É preciso avaliar se um joelho é torto, se já diferenças no tamanho das pernas ou encurtamentos musculares importantes”.

De acordo com o médico, é comum que o atleta iniciante pare de correr porque sente dores nas articulações, principalmente, no tornozelo, joelho e pés.

O médico ressaltou ainda que é necessário investir em um tênis adequado para a absorção de impacto durante a corrida. “Vá à loja comprar um tênis preferencialmente à tarde, quando o seu pé está mais inchado. Um tênis adequado evita bolhas e lesões na unhas. O calçado ideal é aquele em que distância do dedo e o tênis seja de meio centímetro.

[VIDEO]21230,center[/VIDEO]

Treinos

Já o professor de Educação Física Nei Robson foi o convidado para explicar as técnicas de corrida. O ideal é procurar um grupo de corrida com profissionais capacitados para elaborar planilhas de treinamento de acordo com o perfil de cada atleta iniciante. Confira a entrevista:

[VIDEO]21232,center[/VIDEO]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *