Cansado dos treinos com obstáculos? Ajude a mapear as “ciladas” que derrubam os corredores nas ruas e calçadas!

Quantas vezes durante o seu treino na rua você precisa fazer uma dessas escolhas: disputar espaço com bicicletas, motos, carros e ônibus no asfalto ou passar por calçadas irregulares, esburacadas e cheias de altos e baixos? Em qualquer uma das duas opções, você corre riscos. Na rua, atropelamento. Nas calçadas inadequadas, lesões e fraturas.

Com o objetivo de mapear e denunciar as “ciladas” nas calçadas para corredores e pedestres, será realizada, em todo o país, no próximo dia 28 de março, a Campanha #CalçadaCilada. A iniciativa é da Rede Corrida Amiga, criada para dar orientações para a prática da corrida como meio de transporte nas cidades brasileiras. E você, corredor, pode (e deve) se tornar um voluntário e colaborar com informações sobre a situação das calçadas de seu bairro ou dos locais onde treina.

Cidadera appComo se tornar um voluntário da #CalçadaCilada?
Basta baixar no seu smartphone o aplicativo Cidadera, criado para denunciar as condições do espaço público. O app pode ser baixado gratuitamente para sistemas operacionais de IOS (disponível para download na App Store) e Android (download na Google Play Store). Quem não possui um smartphone pode ainda utilizar a plataforma pelo site cidadera.com.

Depois, vá treinar e fotografe todos os problemas e obstáculos que encontrar no caminho. Quando chegar em casa, acesse o aplicativo e abra uma reclamação, informando a localização e a descrição do problema. A sua queixa vai virar um “ícone” no mapa e o problema pode chegar até à prefeitura de sua cidade.

O objetivo da campanha #CalçadaCilada é conscientizar os cidadãos da importância da qualidade dos passeios para descolamentos, além de fazer o levantamento de dados sobre as condições das calçadas o que pode, eventualmente, subsidiar ações das administrações públicas. As prefeituras de qualquer cidade do país poderão acessar as demandas e até respondê-las pelo link.

Assista ao vídeo da campanha:

O projeto Corrida Amiga

Corrida Amiga Um carro a menosAlém de participar da campanha #CalçadaCilada, você pode se tornar um colaborador do Projeto Corrida Amiga e fazer parte do grupo de corredores de rua que se deslocam pela cidade utilizando seus pés e auxiliam e inspiram a prática da corrida como mobilidade urbana. Você pode interagir de duas maneiras:

  • Solicitando o “Quero uma Corrida Amiga”, se você quer aproveitar a sua paixão pela corrida e usá-la também durante a execução das tarefas do dia-a-dia, como por exemplo, ir ao trabalho. Basta fazer o cadastro no site que o Corrida Amiga vai indicar um corredor em sua cidade para fazer o trajeto junto com você. O corredor amigo vai te ajudar a experimentar a união da corrida com a mobilidade urbana, compartilhando dicas de como correr na rua e mostrando as melhores rotas de corrida para chegar ao seu destino.
  • Ou se inscrevendo em “Quero ser corredor amigo”, se você já está acostumado a se deslocar pela cidade utilizando seus pés e gostaria de auxiliar e inspirar alguém a praticar a corrida como mobilidade urbana. Dessa forma, você será um candidato a fazer parte dessa rede que busca ajudar a melhorar a infraestrutura e as condições das cidades.

Corrida Amiga LogomarcaO Corrida Amiga foi criado em 2014 e, em um ano, já atendeu e ajudou cerca de 70 pedidos de corredores que gostariam de aderir a prática da corrida como mobilidade urbana. Atualmente, a Rede conta com quase 60 corredores voluntários na capital de São Paulo e em outras cidades paulistas, como Campinas, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo e Santo André, além de estados como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará.

Conheça melhor o projeto nesse vídeo:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *