Medalhista olímpico vai colocar a criançada pra correr durante Maratoninha em Vitória

O medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro, considerado um dos melhores atletas de revezamento do atletismo brasileiro, vai colocar a molecada pra correr na manhã de domingo (24) na Enseada do Suá, em Vitória.

O atleta é o padrinho da edição capixaba do Circuito Caixa de Maratoninha, maior evento de corrida infantil do país. Essa é a nona vez que a capital capixaba vai sediar a provinha e são esperados 1.6 mil atletas-mirins na disputa de várias categorias (6 a 8 anos; 9 e 10 anos; 11 e 12 anos; categoria especial até 12 anos). A largada será às 9 horas, na Praça da Ciência, na Avenida Américo Buaiz, na Enseada do Suá.

O objetivo do evento é incluir o esporte na vida das crianças desde a infância. As Olimpíadas do Rio de Janeiro já são no ano que vem e é em provas infantis que muitos sonhos nascem e crescem. Ou seja, da Maratoninha podem surgir grandes atletas.

londrina
A brincadeira vai colocar a molecada pra correr na Maratoninha

Além disso, a Maratoninha da Caixa promove a inclusão social, já que 90% dos participantes são crianças inseridas em projetos sociais financiados pelo Estado, pela iniciativa privada ou por pessoas que fazem um trabalho de assistência a crianças de famílias carentes ou em situação de risco. Além de democratizar o esporte e gerar mais saúde física e mental, a Maratoninha é um meio de ascensão e ingresso na sociedade.

A Maratoninha foi idealizada pelo ex-ciclista profissional e representante do Brasil nas Olimpíadas de Atlanta (1996), Jamil Elias Suaiden. Em outubro de 2002, em comemoração ao Dia das Crianças, em Brasília, mais de 800 crianças de vários projetos sociais da cidade participaram da provinha infantil. No ano seguinte, eram 1.5 mil crianças de 6 a 12 anos de idade.

Em 2004, com o projeto para a criação do Circuito Maratoninha, o campeonato já alcançava cinco cidades brasileiras. A partir daí, o número de cidades que abraçou a ideia não parou de crescer. Em 2008, a Maratoninha estava presente em 18 cidades brasileiras. Em 2012, 21. Hoje são 23 etapas em todo o Brasil.

edson luciano 2
Edson Luciano vai inspirar os pequenos

Padrinho e inspiração para os pequenos
Edson Luciano Ribeiro, antes de ser atleta, trabalhou como lavador de carros, frentista e mecânico. Mas aos 19 anos de idade, época em que servia o Exército, o seu talento para as corridas foi descoberto. Mudou-se então para Presidente Prudente, em São Paulo, e passou a integrar a equipe que já contava com o atleta André Domingos.

A partir de 1995, no Campeonato Mundial de Gotembrugo (Suécia), Edson Luciano fez parte da formação do quarteto titular do revezamento 4x100m. Como homem de equipe, ele ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta (EUA –1996) e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney (Austrália – 2000). A equipe esteve ainda nas finais de provas em Gotemburgo, Atenas (Grécia – 1997), Sevilha (Espanha –1999) e Edmonton (Canadá – 2001). No Mundial de Paris (França – 2003), Edson conquistou a medalha de prata.

Aos 39 anos de idade, Edson Luciano está fora das pistas como atleta, mas continua ligado a atividades esportivas de atletismo.

One Reply to “Medalhista olímpico vai colocar a criançada pra correr durante Maratoninha em Vitória”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *