4ª semana de treinos para a Dez Milhas Garoto – Sinusite, e agora?!

Little girl with a fever — Image by © Teddy Owens/ImageZoo/Corbis

Sinusite e garganta inflamada. Na quarta semana de treinos – de 13 de julho a 19 de julho – do Projeto Dez Milhas Garoto eu fiquei de molho! Na segunda-feira (13) pela manhã, acordei com a garganta doendo e com princípio de gripe. Liguei para o meu treinador Michell Raposo, da MR Runner, e ele me orientou a cancelar o treino da planilha, focar na alimentação e me recuperar.

IMG_7997
Saldo da semana: 1 treino de 7km!

Como a sinusite já é uma “companheira” antiga e já tenho uma rotina de medicamentos que tomo durante as crises, dei início ao tratamento com remédios. Na terça-feira (14) amanheci bem indisposta e com a certeza de que ficaria em repouso por alguns dias. Resultado: treinos da planilha da semana toda cancelados.

Só consegui voltar a correr no sábado (18) de manhã, com um lencinho na mão para eliminar o restinho de coriza, e com a respiração ainda comprometida. Saldo da 4ª semana: a previsão da planilha elaborada pelo Michell era de 21km semanais, mas fiz apenas 1/3: 7km.

Claro, foi algo que não tive como controlar, mas como eu me senti muito culpada por ter “perdido” uma semana de treinos, entrevistei a médica pneumologista, Jessica Fábia Polese, para tirar algumas dúvidas sobre as infecções respiratórias que atingem corredores, principalmente no inverno. Confira:

Correr em dias mais frios, principalmente de manhã, pode deixar os corredores mais suscetíveis a contrair alguma doença respiratória, como gripes ou resfriados?
Os dias mais frios por si só já facilitam os resfriados, fazendo exercícios ou não. Quando o ar está mais gelado e você respira mais rápido, como quando está correndo, por exemplo, a probabilidade de ter rinite e asma é mais comum. Também é natural, durante a atividade física, se adquirir a chamada “asma de exercício”.

Como identificar se estou tendo sintomas da “asma do exercício”?
Ela não ocorre apenas para quem tem asma. Quem não tem, pode vir a desenvolver. É comum ocorrer uma tosse que é auto-limitada, durante os primeiros 20 a 30 minutos de corrida, acompanhada de falta de ar. E é algo bem simples de ser tratado: basta usar a bombinha antes de correr. Ou seja, é importante frisar que é um mito afirmar que quem tem asma não pode fazer exercício físico. É possível sim tratar com remédio antes do treino.

A minha dúvida no 1º dia que comecei a sentir os sintomas da sinusite era: treinar ou não? Segui a orientação do meu treinador e não fui. Mas o que poderia acontecer se eu insistisse e fosse correr?
Você poderia desenvolver mais sintomas. Além disso, o seu rendimento não ia ser bom. A atividade física melhora a imunidade, mas quando há excesso, ela piora.

Uma semana depois da crise, eu ainda sinto os efeitos dela, como uma coriza fraquinha e dificuldade na respiração. Devo tomar algum tipo de cuidado? Corro o risco de desenvolver uma nova crise?

O ar frio pode estar causando esses sintomas. Como você teve infecção de via aérea recente ainda está fragilizada. Por isso, o ideal é voltar a treinar devagar.

No meu caso específico, que sempre desenvolvo sintomas com a mudança do tempo, há alguma medida preventiva que posso adotar para evitar ficar gripada próximo à prova? Alimentos ou até mesmo medicamentos?
Dormir bem e respeitar o descanso dos treinos. É o que vai equilibrar. Se você continuar tendo sintomas, precisa ser reavaliada. Também evite aglomerados de pessoas e use um broncodilatador antes do treino.

Há alguma eficácia comprovada do adesivo “dilatador nasal”?
Funciona apenas para quem tem “desabamento de aleta nasal”, que é quando essa parte molinha do nariz é “colada” durante a respiração rápida. Para quem não tem, dá apenas a impressão de que entra mais ar.

Jessica Fábia Polese é formada em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especializada em pneumologia.

Dez-milhas-Garoto---682x250px

Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto. Acompanhe!
A cada semana eu conto aqui no blog como estou treinando para a prova. No 1º post, falo um pouquinho sobre a minha expectativa para a prova e como escolhi uma assessoria de corrida para me ajudar a encarar esse desafio. No 2º post, conto como estou adotando mais disciplina para treinar e sobre as mudanças na alimentação para correr mais leve!


Logomarca 26ª Dez Milhas GarotoAinda não fez sua inscrição para a Dez Milhas Garoto! Corre lá, pois já está terminando!Acesse aqui para se inscrever. A taxa é de R$ 80. A disputa dos 16 km será no dia 16 de agosto e deve contar com a presença de 9 mil atletas amadores e profissionais. O prazo para os interessados que ainda querem se inscrever vai até 1º de agosto ou assim que limite técnico de inscritos seja atingido.

Entre as mudanças e novidades da edição 2015 da Dez Milhas Garoto está a alteração no percurso em um trecho da prova em Vila Velha e algumas inovações que vão aproximar ainda mais o grande público que acompanha a passagem dos atletas ao longo dos 16 km. Confira todas as novidades!

One Reply to “4ª semana de treinos para a Dez Milhas Garoto – Sinusite, e agora?!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *