Projeto Dez Milhas Garoto: treinar com a lua e correr a prova com sol. Dá certo?!

Cada corredor sabe o horário que o seu treino rende melhor. Antes de começar a correr, eu odiava acordar cedo. Mas acabei adotando esse hábito quando percebi que é de madrugada que eu me sinto bem correndo. Além disso, como a maioria das provas são pela manhã, o “fator clima” não me pega de surpresa, pois já estou preparando meu corpo para a temperatura do horário da largada.

Só que na última semana, por conta de alguns compromissos, todos os meus treinos da planilha do Projeto Dez Milhas Garoto foram noturnos. Na noite da última sexta-feira (31), já cansada da semana de trabalho, saí da redação lamentando por não ter feito o treino de manhã. Eu só queria chegar em casa, deitar e esperar o final de semana chegar. Mas… ainda tinha treino (longo, por sinal) pra fazer e eu não podia adiar.

Calcei os tênis pensando em um monte de desculpas e problemas que poderia “usar” para justificar a minha total ausência de vontade de correr. Até cogitei “adiar” para o sábado de manhã, até que abri a janela e vi a mega lua azul. Não teve jeito! Eu fui e corri os 11km da Beira-Mar até o Shopping Vitória (ida e volta) só olhando pra a lua gigante.

Aí que depois de uma semana correndo só a noite, no domingo (02), meu treino de 5km era na Corrida da Orla, em Vila Velha, às 7h da matina. Ou seja, duas semanas antes da Dez Milhas Garoto, o treino era ideal para eu sentir um pouquinho o clima (de calor!) da prova. Quando larguei em Itaparica, por volta das 7h15, o sol já estava quente e o vento fraco. Resultado: o tal “fator clima” me pegou de surpresa e eu senti bastante o calor durante a prova! A sensação que tive era que durante a semana eu treinei à noite no inverno e no corri no domingo de manhã em pleno verão.

“Sentindo o clima” da prova ou aclimatação
Agora estou aqui reorganizando a minha rotina dessa semana para fazer todos os treinos da planilha pela manhã, no mesmo horário da largada, por volta das 7h40. Conversando com meu treinador Michell Raposo, ele me contou que existe um nome bonitinho e científico para essa “adaptação” do organismo. Chama-se “aclimatação”.

Então, faltando apenas 13 dias para a Dez Milhas Garoto, a dica para quem só pode ou só tem o hábito de treinar à noite é tentar – nem que seja no final de semana – correr no mesmo horário da largada. Afinal, a lua pode estar mega linda e a noite pode até ser de inverno, mas tudo indica que é o sol que vai iluminar a gente lá em cima da Terceira Ponte no dia 16!

Por isso, pedi ao Michell para explicar um pouco sobre a importância da “aclimatação” e de que forma a diferença de temperatura nos dois horários (manhã e noite) de treinos pode influenciar o rendimento do corredor no dia da prova.

“É de extrema importância que o corredor faça pelo menos 3 a 4 treinos no sol antes da prova. Estamos a 13 dias da Dez Milhas Garoto e duas semanas é o tempo necessário para adaptar o organismo e fazer a aclimatação. Se o corredor só treinar à noite, ele não vai saber, no dia da prova, como o seu corpo vai responder à reposição de água e sais minerais, à super compensação de carboidrato e à mudança de temperatura”, explica Michell.

Segundo o educador físico, o ideal é ir treinar no mesmo horário da largada ou horas depois, e já ir se adaptando à rotina do dia da prova, que começa desde o café da manhã até a hidratação durante os treinos mais longos.

“Em termos de hidratação, a aclimatação faz toda a diferença. O corpo transpira mais de manhã para fazer a termorregulação do corpo. Se o corredor só treina à noite, em um clima típico de inverno, como ele não está acostumado com a temperatura mais alta durante as manhãs, no dia da prova ele pode sofrer uma variação térmica mais brusca, que pode exigir um consumo em excesso de água. Ou seja, seu organismo não vai estar pronto para o esforço que vai fazer e a chance de desidratação é grande”.

Então, é isso, pessoal! Vamos lá acordar cedo e sentir o clima da prova! Falta pouco!

Estático 682x200px Corrida de Rua nas Dez Milhas

*Esse post faz parte do Projeto Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto. Para conferir todos os detalhes dos meus treinamentos para a maior corrida de rua do Espírito Santo, acesse!

Serviço:
MR Runner – Professor Michell Raposo
Personal Runner | Acompanhamento diferenciado | Planilhas personalizadas
Email: [email protected]
Telefone: 9 9899-1200

One Reply to “Projeto Dez Milhas Garoto: treinar com a lua e correr a prova com sol. Dá certo?!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *