Deu samba! Apaixonado pela Dez Milhas Garoto compõe letra sobre a maior corrida de rua do ES

A maior corrida de rua do Espírito Santo acaba de virar samba! Hoje a seção “Apaixonados pela Dez Milhas Garoto” conta a história do poeta, compositor e corredor Gilson Soares que criou o bem-humorado “Samba da Panturrilha”, em homenagem à prova. Na letra da música, Gilson, que já participou de 20 edições da Dez Milhas Garoto, pede a “ajuda” da panturrilha para conseguir correr os 16km de percurso mais lindo do Estado.

O “Samba da Panturrilha” é o que se pode chamar de um samba de circunstância. Há quatro anos, o corredor estava nos preparativos finais para a Dez Milhas, quando começou a sentir a panturrilha esquerda. E foi durante os treinos que o samba foi se desenvolvendo. “Escrevi essa letra quando tive o problema nas semanas antes da prova. Aí não teve jeito, como sou apaixonado pela Dez Milhas Garoto, fui para a prova mesmo com dores e corri cantando”, conta Gilson.

Mas foi esse ano que a letra saiu do papel após uma parceria do letrista com o grupo de samba capixaba Sandália de Pescador. Com Sérgio Lobão (voz e violão) e Betinho Capoeira (voz e cavaquinho) o “Samba da Panturrilha” também fala das belezas das cidades de Vitória e Vila Velha e homenageia a santa padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha.

“Culpada” pela criação da letra do samba, a panturrilha de Gilson começou a “reclamar” dos treinos no último final de semana, mas nada que vai impedir o corredor e compositor de encarar a Dez Milhas Garoto no próximo domingo (16) com a letra na ponta da língua e o samba no pé!

“Esse ano eu estou na expectativa de fazer uma corrida voltando no tempo que eu fazia há dez anos. Reduzi bastante o meu peso para isso. Mas há duas semanas comecei a sentir a panturrilha. Devo correr no domingo com um pouquinho com dor, mas cantando. Por isso, não sei se vou conseguir o tempo que previa, entre 75 e 80 minutos, de prova.

10999414_10202358226556254_4536235913385362943_nGilson Soares nasceu em Ecoporanga, tem 60 anos e, como todo apaixonado pela Dez Milhas Garoto, prefere corridas de percursos longos. Sonha em correr uma maratona. Utiliza a bicicleta como veículo de locomoção urbana e já pedalou todo o território capixaba em cima da magrela: do extremo sul (Praia das Neves) até o extremo norte (Praia do Riacho Doce) e do nível do mar (Vila Velha) até o Portal do Pico da Bandeira, no Caparaó.

O poeta já publicou os livros: Rosa-dos-ventos (poesia, FCAA/Ufes, Coleção Letras Capixabas, 1985), Canção da meia-idade (poesia, Edit, 1997) e Minério (poesia, edição do autor, 2014). Atualmente está produzindo o relato (que também pode virar livro) da viagem que fez em 2014 por todo o Norte do Estado.

musicA gravação é inédita e publicada em 1ª mão aqui no Blog Corrida de Rua. Ouça e cante!

Samba da panturrilha
Compositor: Gilson Soares

Panturrilha, minha filha,
quero correr as Dez Milhas
você tem que me ajudar
tô treinando há quase um ano
pra vencer os quenianos
não atrapalhe os meus planos
na Glória quero chegar

Colabore panturrilha,
pois Vitória é uma ilha
Vila Velha é maravilha,
mas no meio tem o mar
e é sobre o mar
que eu vou passar correndo
com a Penha me protegendo
na Garoto eu vou chegar

e é sobre o mar
que eu vou passar voando
com a Penha me abençoando
sou garoto, eu chego lá.

Estático 682x200px ApaixonadosConheça também os outros “Apaixonados pela Dez Milhas Garoto”. Maria Otília, de 70 anos, que participou de TODAS as 25 edições da maior corrida de rua do Espírito Santo. E os gêmeos corredores Amarílio e Deolindo Braga, que começaram a correr juntos por causa da Dez Milhas Garoto!

One Reply to “Deu samba! Apaixonado pela Dez Milhas Garoto compõe letra sobre a maior corrida de rua do ES”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *