Conheça os brasileiros que querem acabar com o domínio estrangeiro no pódio da Dez Milhas Garoto

A elite do atletismo nacional estará muito bem representada na Dez Milhas Garoto neste domingo (16). E os atletas brasileiros tem uma grande missão: acabar com o domínio estrangeiro no lugar mais alto do pódio da Dez Milhas Garoto. No masculino, o jejum de vitória já dura quatro anos. Já no feminino, o domínio estrangeiro perdura há sete anos.

Giovani dos Santos, tricampeão da Volta da Pampulha, e Daniel Chaves da Silva, 3º colocado na prova capixaba em 2014, se destacam entre os atletas nacionais confirmados. O jejum de vitórias brasileiras ocorre desde 2010, quando Marilson dos Santos, com o tempo de 47min45seg, garantia o país como grande vencedor no masculino. De lá para cá, três quenianos e um etíope ficaram com o título. A expectativa deste ano é acabar com essa sequência de vitórias estrangeiras, reunindo algumas feras do país no momento.

O mineiro Giovani dos Santos tem sido uma das referências das provas de rua nos últimos anos. Tricampeão da Volta Internacional da Pampulha, campeão da Meia Maratona de São Paulo em 2013 e melhor desempenho do país – quinto – na Corrida Internacional de São Silvestre do ano passado, ele é, sem dúvida, uma esperança de vitoria nacional no domingo. Recentemente ele representou o país nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, na prova dos 10.000 metros.

Natural de Petrópolis, no Rio de Janeiro, o corredor Daniel Chaves da Silva, é outro nome forte do Brasil na 26ª Dez Milhas Garoto. Terceiro colocado no ano passado – melhor corredor nacional -, ele chega para mais uma edição bastante otimista, já que conhece bem o percurso. Ele também representou em Toronto, mas não terminou a disputa.

Completam a relação de atletas brasileiros na Elite Glenilson Gilbert de Carvalho, Justino Pedro da Silva, Valério de Souza Fabiano, Jonilson Pinto Prates, Francisco Ribamar de Souza e Ronaldo Moraes Silva.

Feminino: 7 anos de domínio estrangeiro

Assim como no masculino, o atletismo nacional também terá seus destaques na disputa feminina da 26ª Dez Milhas Garoto. Joziane Cardozo e Sueli Pereira da Silva estão na ponta da relação de atrações na Elite feminino do evento e que querem recuperar o título para o Brasil, já que a última vitória foi em 2007, com a paraibana Ednalva Laureano.

Depois disso, a prova, uma das mais tradicionais e importantes do calendário nacional, teve somente campeãs estrangeiras. Agora, em 2015, a expectativa é acabar com esse domínio e as principais representantes nacionais para tentar isso são Joziane Cardoso e Sueli Pereira da Silva.

A paranaense Joziane tem conseguido resultados positivos nas recentes temporadas. Bicampeã da Meia Maratona Internacional de São Paulo, 2014/2015, campeã da Volta Internacional da Pampulha 2014 e melhor brasileira da Corrida Internacional de São Silvestre,  2014, com o oitavo lugar, são alguns deles e que colocaram a atleta como uma das forças brasileiras. Nas Dez Milhas Garoto do ano passado ficou em quinto lugar e neste ano, representou o país nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Sueli Pereira da Silva não fica atrás. Em 2013, ficou entre as melhores nas principais corridas de rua do ano, com destaque para o sexto lugar na Corrida Internacional de São Silvestre, com o sexto posto. No ano passado foi quarta colocada na Maratona Internacional de São Paulo e na Volta Internacional da Pampulha, Já neste ano, ficou em terceiro na Meia Maratona Internacional de São Paulo, confirmando sua condição de séria candidata ao topo do pódio.

Também estão na Elite feminino Marizete Moreira dos Santos, bicampeã da Maratona Internacional de São Paulo, Edielza dos Santos, Roselaine Benites, Graciete Santana e Maria Parecida Ferraz.

Eles correrão 16km de olho no carro 0km
Todos os brasileiros estarão de olho nos R$ 100 mil em prêmios que serão distribuídos entre os ganhadores da prova, incluindo dois carros zero quilômetro para o primeiro brasileiro e a primeira brasileira que completarem o percurso da Dez Milhas. Uma inovação na premiação deste ano é que ela será cumulativa. Ou seja, o atleta poderá ser premiado em mais de uma categoria.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *