Pai guia filho com paralisia e emociona corredores e espectadores na Dez Milhas Garoto

A foto que fala. E não precisa ser corredor para ouvir o que ela diz. Quem viu Daniel Gracie Pereira guiar o filho Isaac, de 8 anos, em um triciclo pelas ruas de Vitória e Vila Velha durante a Dez Milhas Garoto, no último domingo (16), se emocionou com o exemplo de amor incondicional.

A imagem, captada pelo fotógrafo Everton Nunes, reflete uma história de superação. Do pai e do filho. Mineiro da cidade de Manhuaçu, o ex-atleta profissional se recuperou de sete cirurgias ao lado do enteado, que tem paralisia cerebral, hidrocefalia e epilepsia.

“Parei de correr profissionalmente quando fui submetido a uma cirurgia na coluna. Comecei a namorar a mãe do Isack e fazia caminhadas com ele durante a minha fase de recuperação. Eu percebia que ele ficava muito alegre enquanto eu empurrava a cadeira de rodas. Foi então que começamos a trotar e depois a correr”, conta Daniel.

Guiado pela esperança de melhora no quadro clínico de Isaac, Daniel intensificou os treinos com o filho nos finais de semana até encarar a primeira prova. “A equipe responsável pela fisioterapia e ecoterapia do Isaac percebeu uma grande melhora no tratamento dele após começarmos a correr. Foi então que começamos a treinar bastante nos finais de semanas e passei a levá-lo nas corridas”.

A primeira corrida de Isaac foi emocionante. “Ele ficou louco com a quantidade de gente! Ele balançava os bracinhos para o pessoal que passava e que assistia. O olhar dele para mim no final das corridas é como querendo dizer “é bom demais, pai”, emociona-se Daniel.

Daniel Gracie e filho Isaac Foto Everton Nunes(4)
Fotos: Everton Nunes | Folha Vitória

Emoção da Dez Milhas Garoto
A participação dos mineiros na maior corrida de rua do Espírito Santo emocionou os corredores e espectadores capixabas. Essa foi a segunda participação de Daniel na prova e a 1º de Isaac. “No ano passado concluí os 16km em 1h22 e esse ano, com Isaac, em 1h14. O percurso é excelente! A gente sofre muito para subir a Terceira Ponte, mas é lindo quando a gente chega no final dela. Sem dúvida, é a melhor prova que já participei até hoje por causa do calor humano ao longo do percurso”.

Bastante aplaudido por onde passava guiando o triciclo com Isaac, o corredor, como todo bom mineiro, brincou sobre a popularidade. “Eu fui até motivo de gozação, afinal, mineiro é bobo por natureza, né… Na Dez Milhas Garoto ouvi todo mundo gritando meu nome na torcida, aí cheguei em casa falando pra minha esposa: ‘engraçado que até em Vitoria o povo me conhece’. E ela disse: ‘não bobo, é porque seu nome estava escrito no número de peito’”, brincou.

A chegada emocionante de Daniel e Isaac foi registrada pelas lentes do fotógrafo do Folha Vitória, Everton Nunes. “Da arquibancada, o povo gritava o meu nome, batia palma e chorava. E eu chorei junto. E o Isaac se emociona bem mais do que eu e fica doido querendo expressar sua alegria”.

O sonho do pai
Daniel tem alguns sonhos para realizar. “O meu maior desejo é conseguir um tratamento melhor para o Isaac. A única coisa que eu quero é vê-lo feliz. Como moro em uma cidade pequena, não existe um tratamento adequado. Mas eu tenho certeza que Deus vai me dar a oportunidade de correr um dia sozinho ao lado dele”, diz emocionado.

O outro desejo do corredor é participar da maior corrida de rua do Brasil ao lado do filho. “Se Deus abençoar, vou correr a São Silvestre com o Isaac. Já participei dessa prova quando era profissional e quero voltar com meu filho para sentir novamente essa emoção”.

One Reply to “Pai guia filho com paralisia e emociona corredores e espectadores na Dez Milhas Garoto”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *