Ferrovia, oficinas e máquinas fazem parte do percurso da Corrida Vale. Confira as fotos!

Uma das maiores empresas do Espírito Santo vai abrir suas portas, no dia 1º de novembro, para receber 2.1 mil corredores, durante a Corrida Vale. Serão 5km e 10km dentro do Complexo de Tubarão em um percurso que mistura o cenário industrial com a natureza. Durante a prova, os atletas profissionais e amadores passarão por oficinas, prédios administrativos e até por uma ferrovia.

E enquanto os corredores suam as camisas, as grandes máquinas continuam em operação e os trens sendo carregados no terminal ferroviário. Afinal, um dos maiores produtores de minério e pelotas do mundo não pode parar sua produção.

Na última semana, tive a oportunidade de conhecer todo o percurso em uma visita guiada na Vale. O professor Hudson Miranda fez a análise do trajeto e o fotógrafo Fábio Machado registrou em imagens tudo o que vamos encontrar pelo caminho da prova. (Crédito da foto aérea: Mosaico Imagem)

Confira o passo-a-passo do percurso da Corrida Vale:

NextA concentração será a partir das 7 horas, na entrada da empresa, localizada no final da Praia de Camburi, mesmo local da largada das quatro edições anteriores da prova. A área é bem arborizada, com bastante sombra. Fotos: Bruno Lopes | Esporte Vix (Montagem) e Fábio Machado (Percurso)

00

NextSomente os corredores inscritos deverão passar pelas cancelas que dão acesso à área de indústria e se posicionar para a largada que será às 8h. Logo após percorrerem os primeiros metros do percurso, os participantes vão avistar a Oficina de Pelotização.

01

NextDepois desse ponto, os atletas vão virar à esquerda. Os quebra-molas ao longo do percurso estarão bem sinalizados para chamar a atenção dos corredores.

02

NextNa altura do km 1 de prova, os corredores vão encontrar um “tobogã”, uma pequena subida que dá acesso à Oficina de Locomotivas.

03

NextDepois do primeiro “obstáculo”, os corredores vão encontrar o trecho mais bonito do percurso: a linha férrea, onde estarão sendo carregadas cerca de 280 mil toneladas de minério.

04_b

NextPara ajudar a curtir a vista e relaxar, é aí que ficará localizado o primeiro ponto de hidratação da prova.

05

NextDepois de recarregar as energias, é hora de encarar mais um trecho de subida, dessa vez, um pouco maior.

09

NextPróximo do km 2, um tobogã com descida vai acelerar os corredores para o retorno na metade do percurso de 5km. A essa altura, a natureza toma conta do cenário industrial e até uma lagoa pode ser vista às margens do asfalto.

12

NextNo retorno, os corredores vão passar ainda pela Vila das Contratadas, local onde estão localizados os escritórios das empresas terceirizadas, e pelo Edifício Belesa, centro administrativo da Vale e onde funciona a central de controle da ferrovia.

16

NextNos últimos metros do percurso de 5km, depois de passarem por uma rotatória, os atletas vão encontrar uma reta, onde poderão dar o sprint final até a chegada. Os inscritos para os 10km, farão o mesmo percurso mais uma vez.

17

1439431894_localAnálise do percurso
O professor Hudson Miranda avalia o nível de dificuldade do percurso da Corrida Vale. “É um percurso muito gostoso de fazer. Temos dois tobogãs e uma subida que vai levar os atletas profissionais a fazer os 10km entre 33min e 37min. Mas é um trajeto que precisa de cautela, pois no primeiro km já tem um tobogã. O ponto de hidratação estará localizado em um local estratégico, logo depois da primeira subida. As pessoas, além de se hidratar, vão ter um ambiente muito bacana para tirar fotos!”.

Miranda ressalta ainda a necessidade de treinamento antes da prova. “Como é um percurso variado, é preciso fazer um trabalho de força contínua. O ideal é treinar em trechos com morros, planos e, se possível, até na areia, para ganhar mais condicionamento. A Corrida Vale não é uma prova longa, mas pode se tornar um pouco difícil pela temperatura, já que estaremos em novembro, com um clima de verão, e os tobogãs dificultam um pouco o desempenho dos atletas”.

1435109071_money_cash_payInscrições abertas!
Por questões de segurança, não será permitida a entrada de corredores que não estejam oficialmente inscritos na área industrial. Portanto, se você gostou do percurso da prova, garanta logo a sua vaga e não fique de fora da Corrida Vale! Caso o corredor inscrito queira levar a família, a área de premiação estará liberada, logo o público pode acompanhar largada e chegada dos corredores dessa área.

Basta acessar o site, escolher o percurso, preencher o termo de responsabilidade da prova, ler o regulamento, e pagar a taxa de R$ 60 (inscrição + taxa de comodidade). O prazo de inscrição termina no dia 15 de outubro ou assim que o limite de 2.1 mil vagas seja preenchido.

1442899759_clothing-22Entrega do Kit do Corredor em dois dias
O Kit do Corredor será entregue em dois dias: na sexta-feira, dia 30 de outubro, e no sábado, dia 31de outubro, véspera da prova, das 9h às 16h, no Parque Botânico da Vale, localizado na Avenida dos Expedicionários, em Jardim Camburi. O “passaporte” que dará entrada na Corrida Vale vem com uma camiseta, uma sacola, a numeração do atleta com alfinetes para ser afixada na parte da frente da camiseta e o chip eletrônico de cronometragem.

Corrida Vale Logomarca5ª Corrida Vale
Data: 1º de novembro
Local: Complexo de Tubarão, na Serra
Percursos: 5km e 10km
Informações e inscrições