Muito além do percurso! Corrida Vale interage com corredores e dá show de organização

Conhecer os bastidores de uma das maiores empresas do Espírito Santo, fazer um percurso inédito e desafiador e interagir com diversas ações ao longo dos 5km e 10km. Nós, participantes da Corrida Vale, tivemos todas essas experiências durante a prova realizada, na manhã deste domingo (01), dentro do Complexo de Tubarão, em Vitória.

Usina de Pelotização Corrida ValeA concentração dos 2.1 mil atletas começou, por volta das 7 horas, no estacionamento da empresa. Às 8h, debaixo de sol e bastante calor, largamos em direção à Usina de Pelotização, primeiro ponto da área de indústria. Já nos primeiros metros do percurso, uma buzina era ouvida e chamava a nossa atenção.

Na altura do km 1 da prova, estava o primeiro desafio: uma pequena ladeira que dá acesso à Oficina de Locomotivas. E, para incentivar os corredores a vencerem o obstáculo, um carro de som estava estacionado estrategicamente no local.

Linha Férrea Corrida ValeDepois de vencermos a pequena subida, fomos recebidos ao som de uma locomotiva na área das ferrovias. Nesse trecho, enquanto suávamos as camisas, os vagões se movimentavam na linha férrea enquanto eram carregados de minério.

Um pouquinho mais à frente, estava localizado o primeiro ponto de hidratação. Hora de se refrescar e curtir um pouquinho a vista e o trecho arborizado, cheio de sombras, para amenizar o calor.

Com as energias recarregadas, próximo do km 2, encaramos o segundo desafio da prova: um tobogã, com uma pequena descida e outra subida um pouco maior que a anterior. Força para subir e encarar os últimos metros antes do retorno para completar os 5km.

Tobogã Corrida Vale

 

254Na volta, vimos parte da lagoa que faz parte do Parque Botânico da Vale. Uma ambulância permaneceu estacionada nesse local com uma equipe pronta para prestar os atendimentos necessários. Um pouco mais à frente, vários banheiros químicos também foram instalados para uso dos corredores.

No último km de prova, passamos pela Vila das Contratadas, local onde estão localizados os escritórios das empresas terceirizadas, e pelo Edifício Belesa, centro administrativo da Vale e onde funciona a central de controle da ferrovia.

Já nos últimos metros do percurso, um outdoor estimulava os corredores a não diminuírem o ritmo, pois o fim da prova já estava próximo! Nessa reta final, só nos restava posar para as fotos dos sites especializados e cruzar a linha de chegada sorrindo!

Final da Corrida Vale

Minha avaliação sobre a prova
Sem dúvida, a mudança do percurso foi o principal atrativo da 5ª edição da prova. E a organização da prova aproveitou a “mudança de endereço” para oferecer aos atletas uma infra-estrutura com mais conforto e diversas ações de interatividade, com painéis e outdoors, com frases de estímulo.

A empresa realmente abriu as portas para nós, corredores. Parecia estar entrando na casa de um amigo, com a buzina da locomotiva anunciando a minha chegada, me deixando à vontade com o ritmo da música, e muito bem servida com água gelada debaixo de uma sombra fresca.

Enfim, adorei todo o percurso, que já tinha tido a oportunidade de conferir em primeira mão, e todas as ações realizadas ao longo dos 5km! Show de organização e experiência única como corredora amadora! Que venha a 6ª edição!

Avaliação do treinador
Fiz o convite ao meu treinador Michell Raposo, da MR Runner, que fez o percurso de 5km, para fazer a avaliação técnica da Corrida Vale. Confira o relato dele na íntegra:

Michell Raposo

A entrega do Kit do Corredor, na véspera da prova, foi muito tranquila, muito organizada e estava muito confortável em retirar kits para terceiros, sendo necessário apenas apresentar uma foto do documento do atleta. Muito bom.

A Prova – Estrutura. Assim que cheguei à Corrida Vale na manhã deste domingo, conforme solicitado pela organização com 1 hora de antecedência, percebi logo à primeira vista uma estrutura diferente do que estamos acostumados às provas por aqui, no Brasil. Uma área de dispersão muito ampla, com muita água pré-evento, sanitários distribuídos por sexo e espaço para as tendas de assessorias.

Gostei muito do que vi quanto à separação do “público não-corredor” e atletas. A área foi totalmente cercada desde antes da entrada para a largada e até a dispersão. Verifiquei ainda algo que não estamos acostumados por aqui: seguranças identificados e muito, muito educados e cordiais.

Bem, o cronograma foi seguido à risca pela organização, ou seja, desde os 20 minutos que antecediam a prova, havia uma chamada avisando quanto ao tempo para a largada. Muito bom, algo que não temos por aqui. A largada foi pontual…excelente.

Pois bem, como treinador e responsável por quase duas dezenas de atletas na prova, preferi correr apenas a prova de 5k. Larguei bem lá atrás e, diferente de outras provas, o espaço para largada e o 1º km eram bem espaçosos, ou seja, fiz como gosto: saí forte e finalizei o 1º km sem problemas e entraves.

O percurso todo asfaltado e com algumas sombras até o km 2 era bem tranquilo e praticamente plano. Já no km 2, havia hidratação de forma abundante e bem distribuída ao longo de uns quase 70 metros. Um detalhe: o staff da hidratação segurava a garrafa para os atletas. Ponto positivo para a organização, pois se curvar para pegar água naqueles “barris” são às vezes incômodos.

Do km 2,5 ao quase km 4 havia um tobogã, que deixa a prova bem técnica e mostra aos atletas a importância de um treino eficiente, que é colocado à prova num percurso desses.

Todavia, há um ponto que merece um detalhe especial: não sou fã e não aprovo um retorno de 180 graus, pois, comigo que vinha num ritmo bom, ao fazer o contorno derrubei um atleta que tropeçou em mim no ato da curva. Acho que esse é um ponto de melhoria e numa próxima corrida deveria ser repensado, pois além de psicologicamente atrapalhar os atletas, tecnicamente prejudica demais. Acho que poderia ser feito um contorno em forma de triângulo, pois na pista havia espaço suficiente para isso.

Depois do retorno, de passar novamente no tobogã, entrei no último km, tudo muito bem sinalizado e mais um ponto para a organização: a divisão e sinalização para quem faria os 10k e os 5k.

Bem, a chegada, muito bem sinalizada e com água antes da dispersão e lanche e atendimento excelentes. Quanto à medalha, deixo para cada um opinar, pois acredito ser um ponto particular de cada atleta. Em minha opinião, muito boa para uma prova de 5k e 10k.

No geral, vai aqui somente elogios para a Corrida Vale como um todo. Senti-me como em novembro de 2013, numa prova que corri na Disney. Estrutura excelente, hidratação muito boa, atendimento excelente, percurso muito bom, que merece algumas ressalvas já citadas acima e dispersão excelente. Até a próxima!

Prof. Michell Raposo – CREF: 6629 G/ES
Treinador Equipe MR RUNNER
[email protected]
Telefone de contato: 27 9 9899-1200

3 Replies to “Muito além do percurso! Corrida Vale interage com corredores e dá show de organização

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *